quinta-feira, 22 de março de 2012

A Verdadeira Páscoa - Teatro na Catequese

Esta história aconteceu às vésperas do dia da Páscoa, tudo porque dois símbolos da Páscoa resolveram se achar grandes e poderosos demais. Vamos ver:


COELHO: Ora, amigo ovo de chocolate, a Páscoa sem mim não vale nada!!! Eu sou a Páscoa!!! Sem mim as crianças não tem Páscoa. Tudo fica sem graça...

OVO: Mas vc é mesmo muito vaidoso!!! Vaidoso e burro!!! Responda-me: o que as pessoas compram pra dar na Páscoa? Claro que é ovo de chocolate. Às vezes compram um ou outro coelhinho de pelúcia ou chocolate. Mas eu sou o campeão nas vendas. Ovos coloridos, recheados... Eu sou muito mais Páscoa que vc!!!

COELHO: Aí que vc se engana seu ovinho mixuruca!!! Qdo vc aparece nas propagandas de Tv eu sempre apareço junto, como se fosse eu que o levasse, o que é muito estranho, pois tem criança achando que coelho bota ovo. Isso é muito desconcertante! Outro dia foi uma luta explicar para o luisinho que Coelho e ovo andam juntos só por simbolizarem a mesma coisa.

OVO: É nisso vc tem razào: nós dois estamos na frente nessa época da Páscoa. Não tem ovo sem coelho e nem coelho sem ovo. Então proponho um acordo, porque tem muita gente ganhando dinheiro`as nossas custas e para nós dois não sobra nada, nadica de nada!! Vamos nos unir e cobrar das televisões, das fábricas de chocolate, todas as vezes que nos usarem! Nós vamos ficar bilionários.

COELHO: É mesmo, senhor ovo, estou até precisando de algum trocado, Ih, mas olha só quem está cheando...sào os outros símbolos da Páscoa.

(O GIRASSOL VAI A FRENTE E FALA)

GIRASSOL: Que absurdo, dois símbolos tão conhecidos esquecendo que o mais importante da Páscoa é Jesus. E tem mais: desmoralizando a todos nós!

PEIXE: Precisamos dar um jeito nesses dois e fazê-los entender o que é a Páscoa!

VELA: onde já se viu tanta vaidade!! Tão egoístas, preocupados só em tirar proveito da situaçào. Isso me deixa muito trite!!!

CORDEIRO: Olhe como é feio, amiguinhos a gente se esquecer da nossa missào. O ovo e o coelho deixaram que o comércio, as fábricas de chocolate, o dinheiro, fizessem deles um vazio.

GIRASSOL: Esqueceram-se que só existem pra mostrar a vida de Jesus que venceu a cruz e a morte. Assim como o pintinho que sai do ovo, é vida que sai de um lugar fechadinho.

VELA: E o coelho, com aquele tanto de filhotinhos que em cada ninhada, mostra como o povo de Deus cresce com a vida nova de Jesus. Que pena que eles se esqueceram de tudo isso. Ah, eu que sou luz queria tanto ajudá-los, parece que eles estào cegos!

PEIXE: É mesmo, parece que não entendem mais nada. Precisamos fazer alguma coisa. 

CORDEIRO: Mas como?... Ah, e se promovermos no ovo e no coelho a conversão?

VELA: Isto é, a mudança de atitude, para que celebrem a Páscoa verdadeira!

TODOS: Yes!!!! (BATEM AS MÃOS E COMEMORAM NISSO ENTRA O OVO E O COELHO CONTANDO DINHEIRO E CANTANDO):

OVO: Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?

COELHO: Dinheiro no bolso e cheques sem fim!

(GIRASSOL ENTRA NO MEIO DOS DOIS)

GIRASSOL: Olá amiguinhos, como vocês estào?

COELHO: Estava ótimo, mas agora piorou! êh gentakha!!! (FALA PARA OVO) Lá vem o primo pobre!! 

OVO: Nós estamos bem, só que agora estamos muito ocupados, ocupados em ganhar dinheiro. Ninguém vai nos segurar!!!

GIRASSOL: Venham amigos, agora!!! (OS OUTROS SÍMBOLOS ENTRAM E CERCAM OS DOIS)

OVO E COELHO: Mas o que é isso?

PEIXE: Nós queremos conversar um pouquinho para que vocês entendam uma coisa: queremos que nos escutem!

VELA: Vcs esqueceram o verdadeiro sentido da Páscoa?

CORDEIRO: Vocês não lembram que antes de Jesus ressuscitar, nós todos vivíamos como que presos na escuridão? Longe da luz de Deus e não éramos amigos uns dos outros?

GIRASSOL: A Páscoa que eu experimentei, me fez ser alegre, amigo de todos. Não se lembram do sacrifício de Jesus para que fossemos bons e celebr'ssemos a vida? Coo puderam se esquecer?

COELHO(ENTRISTECIDO E ENVERGONHADO) - É eu estou me lembrando... um dia eu também experimentei a vida nova da Páscoa de Jesus!

CORDEIRO: Ë, você experiemtou, mas é preciso renovar esse compromisso com Jesus! A Páscoa que celebramos todos os anos vem nos alertar sobre isso. 

OVO: É! É muito bonito tudo isso que voces falaram, mas não é vocês que passam pelo masscre do Comércio, da televisão, que abusam de nós, nos fazendo quase esquecer da vida nova. É muito difícil resistir às tentaçoes do dinheiro, da vaidade, do chocolate...

GIRASSOL: Mas quem disse que viver a Páscoa é facil? Vcs esqueceram que Jesus, para ressuscitar, primeiro passou pela cruz e pelo sofrimento?. E assim ele provou que é o filho de Deus, o Salvador. Ele é a verdadeira Páscoa, e Ele deve ser o maior sinal de mudança em nossa vida!

PEIXE: É isso mesmo, vcs precisam se desapegar de todas as seduçoes que não levam para o caminho de Deus.

COELHO: É, mas pra isso precisaremos de muita ajuda. Quem poderá nos ajudar?

OVO: Ei! (OLHANDO P/ AS CRIANÇAS) Vocês podem nos ajudar!!! Vcs que ganharam ovos de Páscoa agora já sabem que essa comilança de chocolate não é a verdadeira Páscoa e vcs precisam nos ajudar a contar tudo isso para as pessoas.

CORDEIRO: É isso mesmo! Só Jesus é a verdadeira Páscoa!!!'Nós que estamos aqui, somos apenas os símbolos, os sinais, para que as pessoas entendam o que é a Páscoa.

COELHO: Ai, me sinto renovado, ainda bem que meus amigos me mostraram a vida nova, por isso eu quero desejar a vc uma Feliz Páscoa!!!

TODOS: FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!

fonte: "A missa com alegria" de Solange Nascimento e Gisella Parreira Batista) em cancaonova.com

3 comentários:

  1. Devemos desprender, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra, e ser Jesus o nosso tesouro.

    ResponderExcluir
  2. Oun , meu Deus, que coisa mais fofa, Jonathan!!!!!
    Será muito interessante trabalhar isso com as crianças!
    Adorei a mensagem!
    Levo comigo...
    Paz e bem!
    http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz