quinta-feira, 15 de março de 2012

Desenho para Colorir - Páscoa

Verdadeiro Sentido da Páscoa

Páscoa (do hebraico Pessach) significa passagem. É uma grande festa cristã para nós, é a maior e a mais importante festa. Reunimo-nos como povo de Deus para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida.

O Tempo Pascal compreende cinquenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.

Foi com a intenção de celebrar a Páscoa de Cristo que, desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos foram organizando esta bela festa. Mas a partir de muitas propagandas midiáticas e de muitos outros costumes da nossa sociedade, vemos, sem dúvidas, que essa bela intenção foi se perdendo. Para muitos a Páscoa virou sinônimo de um "feriadão" ao lado de muitos outros feriadões, com o único objetivo de quebrar a monotonia da vida; com intenções e modos que não expressam os reais valores e sentidos da grande festa que é a Páscoa.

Em muitas casas, a Páscoa é vivida de forma paganizada e estragada pelas bebidas e orgias desse mundo, sem um mínimo de senso religioso ou moral; ou como um mero folclore, um mero tempo para viajar, comer chocolates e descansar de suas fadigas. Assim, um tempo que nasceu para construir laços familiares e renovar a nossa sociedade com valores perenes, acaba não atingindo o seu objetivo.

As confraternizações, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido. Hoje, temos uma geração que não entende nada do verdadeiro sentido da Páscoa, mas devemos celebrá-la bem – nós que não nos fechamos às suas origens e sabemos que ela é mais do que um "feriadão"; é uma "grande semana" na qual vivenciamos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida.

Todos nós cristãos devemos, hoje, nos comprometer em nos mantermos fiéis às nossas origens e celebrarmos o sentido original, belo e profundo da nossa maravilhosa festa, que é a celebração da Ressurreição do Senhor. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado; sobretudo aos pobres, doentes, distanciados e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.

Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. Que se encha nosso olhar de luz, como os das mulheres que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado (Mt 28). Que possamos também nós, numa só fé, exclamar como elas “o Senhor Ressuscitou, aleluia”. Canção Nova

4 comentários:

  1. Olá, encontrei vc por acaso procurando uma imagem da CF deste ano. E adorei seu blog. Super criativo.
    Parabéns!!! Vou voltar sempre...tbm sou catequista.
    Abraços
    Vívian Fonseca
    Ceilândia - DF
    http://elachegou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ola bom dia,gostaria de parabeniza-lo pelo blog que muito tem me auxiliado nos encontros de catequese parabens que DEUS te ilumine sempre

    ResponderExcluir
  3. oi bom dia ou prefiro dizer boa tarde hoje eu estou muito mais muito mesmo feliz é páscoa o dia em que comemoramos a ressurreição de Cristo a quem tanto amamos eu queria comentar com vocês que eu não sou católica desde fui batizada eu fui para ser evangélica e aí eu gostava de brincar na quadra um dia conheci uma amiga nova ela era católica fui na casa dela para beber água depois voltei lá muito bem conhecida depois quando voltei lá a minha mãe estava namorando o tio da minha amiga só que eu era prima do tio dela mais era por parte de pai então não tinha problema nenhum e depois voltei lá melhor ainda eu fui morar lá eu conheci as coisas de um católico e fui visitando a igreja católica gostei muito é muito bom hoje eu estou me preparando para a minha primeira comunhão estou na última folha ai que bom!E vou ser batizada beijo para todo mundo e que Deus esteja sempre conosco boa sorte!
    eu não tenho perfil então vou publicar como anônimo mais eu me chamo emily pereira lima beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog!!! Muito criativo,cheio de material de catequese ,de novidades,execelente!! samarony carvalho -Itarantim-Bahia

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz