terça-feira, 6 de março de 2012

Lembrancinha da Páscoa


Achei essa lembrancinha no google imagens, e resolvi compartilhar.
Aqui em nossa catequese desde muito tempo não damos nada desse tipo na Páscoa. 
Fazemos algo para dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, mas na páscoa não fazemos nenhuma lembrancinha, damos somente um cartãozinho. Isso por que, o chocolate, o coelho e outros, tira o verdadeiro significado da páscoa, pois queremos mostrar e ensinar as crianças, que páscoa é para ser festejado sim, mais primeiramente lembrar que é a ressurreição de Jesus.
Mas fica no ar a pergunta: Será que nós catequistas não podemos fazer e distribuir lembrancinhas para os nossos catequizandos? Gostaria da participação de vocês, caros catequistas.

11 comentários:

  1. Oie! Bom meu anjo, confesso que já pensei muito nisto. Mas vou partilhar o meu pensamento:
    Em nossa Paróquia sempre damos uma lembrancinha para as crianças. Neste ano este fato começou a chamar a minha atenção também. Será que sempre fizemos o correto? Creio que a essencia é que não pode ser perdida. Se as crianças ganham na escola, ganham dos pais, ganham dos vizinhos, tios, primos, etc... Porque não ganhar na Catequese. Porém, com um grande diferencial:
    explicando sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. E isto precisa ser feito num encontro muito bem elaborado. Por aqui, fizemos assim por duas vezes: Montamos um cenário para um teatrinho de fantoches. Eles explicavam sobre todos os símbolos da Páscoa e a importância que precisamos dar a Ressurreição de Jesus. Pois na Cruz Ele morreu por cada um de nós. O chocolate era colado embaixo de cada cadeira, antes deles chegarem. No final a catequista dizia que daquele encontro eles levariam uma lembrancinha para a casa. Mas que dentro dos corações o que realmente precisava prevalecer era a essencia do tema do encontro: A Ressurreição de Jesus!
    Eles tinham que procurar e quando um encontrava era aquela festa.

    ResponderExcluir
  2. Oi querido amigo, podemos sim dar lembrancinhas da páscoa, mas se pudermos mudar o personagem do coelho, melhor! como na sugestão que dou no blog...
    http://imaculadacintra.blogspot.com/search/label/Lembran%C3%A7a%20para%20P%C3%A1scoa

    ResponderExcluir
  3. Olá! Seu blog é muito especial, por isso te ofereço um mimo de selinho. Quando puder, passe no meu blog para pegar. E, quanto a lembrancinha, concordo plenamente com a Imaculada, acho que nesse período podemos sim dar uma lembrancinha, mas tendo o cuidado de manter no coração das crianças, o verdadeiro sentido da Páscoa. Um grande abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido,aqui na Paróquia sempre demos as crianças o chocolate,porque se eles ganham de todo mundo porque não da sua catequista,mas sempre colocando para eles o verdadeiro sentido da páscoa,isso é o mais importante,este ano estamos elaborando uma peça de teatro sobre o tema e com isso levando as crianças a entenderem o verdadeiro significado da páscoa,beijo fique com deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jo querido...como vai??ah que amor de lembrancinha,adorei!!!Na minha igreja eles dão lembrancinhas,mas antes eles falam do rela de Cristo,e não só de chocolate,e isto é lindo de ver e ouvir....nada melhor que lembrar da páscoa,como o verdadeiro cordeiro de Deus né...adorei...é uma pena que nem todos pensam como nós...mas que a verdadeira páscoa chegue em cada lar...e no seu eme especial,ok.E aproveitar pra que vc veja um video muito lindo sobre o amor de CRisto para consoco,os jovens da minha igreja fizeram,quem sabe vcs ai não façam tbm,ok,vou deixar o link do video..espero que vc goste e que toque em coração...como tocou no meu.

    http://www.youtube.com/watch?v=uFRYdGihOl4&feature=related

    bjinhos querido fik na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Bom em nossa Comunidade, nos damos a Lembrancinha e antes falamos sobre os simbolos da Pascoa: O coelho, o Ovo do chocolate, etc...
    As crianças adoram. Não deixe de pesquisar sobre os simbolos da pascoa ok?
    A Paz e o bem pra vc.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Na catequese, em nossa Paróquia, decidimos não dar a lembrancinha de Páscoa (Um cartãozinho com um bombom) no domingo da ressurreição, justamente para passar para as crianças o verdadeiro significado do dia da Páscoa. Damos no domingo seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, me esqueci. Meu nome é Miroslava, sou catequista da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal no RJ e sou conhecida como Tia Mira. Bjs. e a seu dispor.

      Excluir
    2. Olá Miroslava, mas posso te chamar de Tia Mira?! (rsrs), eu adorei a forma de como você transmitem o tempo da páscoa aí na catequese de vocês. Aqui nós também não damos, por enquanto, mas lendo a opinião de muitos catequistas, tô quase achando que devemos dar sim, só não devemos apagar o verdadeiro sentido da páscoa QUE É JESUS RESSUSCITADO. Seja sempre bem vinda por aqui!

      Excluir
  8. Jonathan, passa lá no meu blog e olhe só a minha versão de lembrancinha. Ficou linda mas a minha opinião não conta, né...

    Tenha uma Santa Semana Santa!

    Link: http://jujufidelis.blogspot.com.br/2012/04/lembrancinha-de-pascoa-catequese.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, estou retornando a ser catequista depois de muitos anos. É claro que toda sugestão é bem vinda; entrei no seu blog e quando vi sua sugestão me arrepiei!!! Amei sua sugestão! Parabéns pela criatividade!

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz