segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Atividade Campanha da Fraternidade: As flores

Esta é uma atividade que criei e com ela podemos desenvolver um encontro super reflexivo através da perguntas que nela são feitas. 
Também pode fazer antes de dar esta atividade para as crianças, um momento dinâmico, ou seja, já que a atividade se retrata de duas flores, uma doente e outra saudável, recomendo aos catequistas de fazer uma experiência no qual dou o nome de visual/concreto. Como assim? O catequista pode levar uma flor murcha e outra vistosa, bonita e perfumada e assim fazer sua reflexão junto com a turma. Lembrando que deva deixar sempre espaço para as crianças dar suas opiniões e seus pontos de vista, e caso o encontro não dê tempo de passar a atividade acima (impressa), o catequista pode distribuir e pedir que as crianças  realizam em casa juntamente com a família, assim o tema da Campanha da Fraternidade será levado para dentro de casa também, onde se torna um ponto até positivo. Fica assim as minhas dicas para encontros sobre a Campanha da Fraternidade 2012, depois postarei mais dicas de atividades.

Amigos catequistas conheçam um novo blog. 
Um blog Genial: CLIQUE AQUI

23 comentários:

  1. Que lindo, obrigada amigo.
    Com certeza irei aproveitar.
    Ainda não tive acesso ao livro :(
    BJS E BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jonathan.
    Hoje finalmente tirei um tempinho para visitar seu novo cantinho.
    E desejo muita sorte e luz.
    Amei,parabéns por mais um lugar onde poderá divulgar seus conhecimentos.
    Aproveito para lhe parabenizar com um selinho especial.
    Passa lá no blog: http://sonhosepensamentosdabia.blogspot.com/ e pegue o seu.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Estas haciendo una labor estupenda Jonathan, sigue asi amigo mio. El Señor esta sembrando con tu ayuda mucho, felicidades por ser tan generoso.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bom poder mai uma vez vir aqui neste blog abençoado! Amei a atividade.
    E hoje tenho um convite para uma postagem especial que fiz:
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/01/olha-surpresa.html
    Passe lá para conferir, te espero!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Jonathan! A cada dia admiro mais sua criatividade e sua dedicação às crianças. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Jonathan! A cada dia admiro mais sua criatividade e sua dedicação às crianças. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. muito bom estas atividades p a catequese eu sempre preparo os encontros com algumas atividades daqui as crianças compreende melhor você é muito criativo parabens que deus lhe abençoe rosa maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa Maria, espero em poder ajudar sempre com minhas atividades. Volte sempre!!! Abraço!!!!

      Excluir
  8. Oi Jonathan,td bem?Que lindo seu trabalho,adorei!Eu só fiquei triste por que não conseguir abrir a atividade da flor.Eu trabalho com educação infantil e adoraria receber seu material,fica com Deus!Patrícia Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa seu email por favor. Mas para salvar a imagem e depois imprimir é só clicar sobre ela com o botão direito.

      abraço bem forte pra você!!!

      Excluir
  9. Nossa adorei o seu blog, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Oi,gostei muito do seu blog.Sou professora estou procurando atividades sobre a CF, se puder me enviar algumas agradeço muito.
    Meu email:arcilenec@yahoo.com.br
    Arcilene de Santa Maria do Pará

    ResponderExcluir
  11. Oi,Jonathan tudo bem com vc?Esse ano comecei a dar catequese aqui na minha comunidade,confesso que estou um pouco perdida pois meus alunos não sabem ler direito ainda e fica um pouco complicado passar textos para eles,e hoje descobri seu trabalho,que é muito criativo e interressante,vou usar bastante coisas que tem no seu blog,gostei demais está tudo bem explicadinho e os desenhos são bem legais,adorei de verdade.Que Deus continue te iluminando e abençõando.abraços.Claudia. SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, trabalhar com os pequeninos, ainda mais quando não sabem ler, exige muito mais do catequista. Exige criatividade nos planejamos, e a catequese em si, ela não deve ficar em cima só de textos/perguntas/respostas. A catequese primeiramente deve existir um diálogo, uma aproximação do catequista com seus catequizandos, e isso não é a realidade atual. Hoje em dia percebo que muitos catequistas enchem os catequizandos de textos e questionários para responder, e o catequizando acha que catequese é escola. O catequista pode dar catequese dentro de uma sala muito bem equipada ou até mesmo debaixo de uma árvore, o que vale é a mensagem a ser transmitida.
      Aqui no blog, eu posto atividade bem simples (alias se é CATEQUESE COM CRIANÇAS, tem que ser algo direcionado a elas rsrsrs), eu particularmente, preocupo muito em contar histórias, dialogar, envolver as crianças dentro do encontro, depois disso, eu dou o xerox, ou atividade no papel, mas sem questionários parecidos com provas de escola, e sim algo para colorir. Esta atividade da florzinha, não sei se você percebeu, mas as perguntas dela forma até mesmo uma história? Basta o catequista colocar a criatividade para funcionar.
      Claudia, como você está com uma turma de crianças que não sabem ler, dê a elas desenhos para colorir, e em cima desse desenho forme um momento de conversa sobre o tema.
      Conte histórias-párabolas, passe filmes, brincadeiras, musiquinhas.
      Use de sua criatividade, mas lembre que escrever demais na catequese é algo quase que proibido rsrsrs.
      Obrigado pela visita, volte sempre!!!!

      Excluir
  12. Oi! Gostaria de dizer que algumas atividades vou levar para sala de aula.
    Trabalho com 3° ano do Ensino Fundamental.
    Com certeza seu blog é demais. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Rapaz.. Incrivel seu blog!
    Sou baiano, tenho 16 anos mas já catequiso à 3 anos! Caminho para o quarto... Não mais com crianças, mas, pretendo indica-lo aos meu colegas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... (rsrs) Incrível é saber que já é um catequiza tão cedo assim, e que esses anos se tripliquem até quando Deus permitir. Muito bom, ver jovens sendo exemplo na evangelização. Continue assim!

      Excluir
  14. Olha amei a sugestão da atividade das flores, sou da Paróquia Santa Edwiges, em Várzea Grande, trabalho com crianças de 8 anos, a turma desse ano é bem numerosa e as crianças um pouco imaturas, não estava conseguindo pensar em como falar da campanha da fraternidade. Adorei, como a maioria não são totalmente alfabetizadas, ainda tenho esse problema, vou usar a idéias das flores, uma murcha e outra saudável para abordar o tema, e farei a luva, muito diferente e eles irão adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ajudar Elaine. Seja sempre bem vinda!!!

      Excluir
  15. Adorei seu blog...parabéns.... Primeira vez que entro aqui....com certeza vou ser uma visita constante. Trabalho com turma de 2º ano e quero aproveitar os trabalhos e ideias, para fazer com eles. Lindo seu trabalho...q Deus te abençõe sempre!!! Daiana Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Daiana, fico super contente com sua visita principalmente por saber que será constante agora rsrsrs. Seja muito bem vinda e fique bem a vontade por aqui.

      Paz e luzzzz

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz