quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Catequese: História e Desafio

Achei muito boa esta história e vejo que ela é uma boa dica para formação de catequistas neste inicio de ano, nela podemos tirar uma boa mensagem e em consequência nos concretizarmos com ela.


Leia:

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.
O mestre disse-lhes:
Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte.
A meio do caminho, um deles passava por um grande sofrimento: os  pés estavam doloridos e ele reclamava muito.

O outro subia naturalmente a montanha.
Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.
Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:
- Como é que conseguiste realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?

O companheiro respondeu:
- Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.
É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
Conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura. Podemos adquirir Conhecimento sem sequer vivermos uma experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos tornar-nos Cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.
Já a Sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Para se ser Sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação. Deve-se atentar para não se tornar alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizagem.
Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo.
E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos Sábios :
vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!
E que saibamos cozinhar nossos feijões…

3 comentários:

  1. Muito boa essa história Jonathan, eu já tinha ouvido mas não me lembrava mais. Excelente para ser refletido numa reunião de catequistas, para que compreendam a diferença entre conhecimento e sabedoria. Muitos ficam presos em livros e não buscam outros recursos, ou seja, não usam de sabedoria para escolher o que é melhor e mais interessante. Por mais que o livro seja bom, tem sempre alguma coisa que não se encaixa, não condiz com nossa realidade. Temos que ser mais dinâmicos e ter muita sabedoria para sermos verdadeiros mensageiros de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente história! Perfeita para refletir com os catequistas neste início de caminhada. É comum ver que alguns catequistas reclamam de tudo, enquanto outros que desenvolvem as mesmas atividades, estão sempre felizes e disponíveis, independente de seus problemas. O texto nos faz perceber que o segredo está nos feijões. Muito obrigada por partilhar, vou utilizar em nosso primeiro encontro do ano aqui em nossa paróquia. Um abraço e a paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a historia um ótimo ensinamento parabéns marina paviani catequista da paróquia são pedre apportolo atibaia

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz