domingo, 15 de janeiro de 2012

Tempo dos encontros de catequese

Foi bom saber como funciona o tempo dos encontros na catequese em outras paróquias. Vi que também tem comunidades que tem que servirá nos 60 minutos, assim como eu. Veja só alguns comentários bem interessantes:


 1 - Olá bom dia. Os nossos encontros aqui é assim: crianças de 6 a 7 anos o encontro é de 1 hora e meia. Crianças de 08 a 11 anos o encontro é de 2 horas. Aqui a catequese é por nível. 1º nivel a 6º nivel = 6 anos a 11 anos. Ótimo final semana, Deus abençoe, abraços
Lurdes//catequista catebrincando.blogspot.com


- Achei super interessantes essa partilha da Lurdes, ver que a catequese funciona por nível, sem falar no tempo de 2 horas que é meu sonho uaaauuuu. Lurdes depois você poderia publicar em seu blog mais detalhes dessa separação por nível tá bom?

2- OLÁ JONATHAN, AQUI NOSSOS ENCONTROS SÃO DE 1 HORA E MEIA.ABRAÇOS E UM ÓTIMO E ABENÇOADO FIM DE SEMANA. Cris. jardimdafe.blogspot.com

- Cris, vejo que deve ser muito bom trabalhar nesse tempo, e é bom saber que em sua comunidade funciona assim.

3 - Oi Jonathan. Aqui nossos encontros também são de 1h, mas as vezes, é necessário mais uns 10 minutinhos. Concordo com você que uma hora é pouco. Ivani wwwcatequese-ivani.blogspot.com

-  Vejo que a Ivani também passa pelo mesmo problema que o meu. Será que ninguém ver que esse tempo é pouco?

4 - Oi Jonathan, entendo perfeitamente a sua irritação com o tempo de duração do encontro. Aqui na minha paróquia os encontros são de 1 hora e meia e, às vezes, ainda acontece de não ser tempo suficiente para todas as coisas que preparamos. Em nossa comunidade a queixa é outra: "A messe é grande e poucos são os operários". São poucos catequistas para acolher uma grande quantidade de crianças. Os catequistas recebem o maior número de crianças que a sala pode comportar, com um mínimo de conforto, em média de 25 a 30 crianças. Só mesmo com muito amor conseguimos dar conta de atingir igualmente a todos os corações que chegam até nós sedentos de Deus. Concordo plenamente com você e vou ficar rezando para que em sua comunidade essa realidade seja modificada, melhorando o tempo e, consequentemente, a qualidade dos encontros. Um abraço e a paz de Jesus. Kesia jardimdaboanova.blogspot.com

- Kesia tem um horário bom de encontros, mas tem o problema da falta de catequistas. Aqui também é parecido e um pouco pior rsrsrs, o tempo é curto, poucos catequistas e turmas lotadas, e mesmo assim batem o pé dos encontros ser somente de 1 hora.

Acho que o mínimo deve ser 1 hora e Meia, e vamos ver se consigo mudar isso em minha paróquia, conto com a oração de vocês  para me ajudarem a ter forças e coragem e tentar enfrentar aqueles que é contra o aumento de tempo. Colocarei nas mãos de Deus e ele saberá indicar o melhor pra nós.

Pessoal, obrigado por participarem da enquete.

4 comentários:

  1. OLÁ JONATHAN, ESTOU TERMINANDO NOSSO PLANEJAMENTO AQUI E JÁ PUBLICO NO MEU BLOG MAIS DETALHES SOBRE A CATEQUESE AQUI. VOU TIRAR FOTOS DOS LIVROS E DAREI TODO DETALHE PARA VC´S DA CATEQUESE E DO CATEBRINCANDO. UMA ÓTIMA E ABENÇOADA SEMANA, ABRAÇOS. LURDES//CATEQUISTA

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jonathan!

    Peguei a histporia no meio do caminho kkkkk
    Não sei se entendi bem. Vc está precisando de orações para tentar mudar o tempo de catequese em sua comunidade?
    Vc é o coordenador? Se for sim..., sugiro que continuem rezando sim, mas é preciso ter pulso firme mostrar a verdade e a necessidade de se ter um tempo maior com a criança. Ninguém consegue evangelizar crianças em 1 hora semanal.
    A pergunta que não quer calar: Quem não quer que aumente o tempo? São os catequistas ou os pais? Se for os catequistas: peça para que nos ensine a evangelizar neste tempo minúsculo. Agora, se for os pais: eles devem aceitar e agradecer por ter pessoas que queiram ficar com seus filhos e educa-los na fé.
    Estou coordenando a catequese em minha comunidade, conseguimos colocar gradativamente um tempo de 2 horas e às vezes não dá! O horário para começar é as 15hs, mas as crianças atrasam um pouco e o encontro acaba ficando com duração de 1h e 30min. No sábado que não tem missa alongamos um pouco. Mas quando tem missa é tudo muito corrido.
    Vamos rezar muito e pedir a colaboração dos pais para que se consiga fazer um bom trabalho.
    Jonathan, me deculpe se me expressei mal em algum momento.
    Tenha certeza de que rezo todos os dias pela catequese e catequistas. Deus nos dará sabedoria para evangelizar com muita alegria.
    Deus te abençõe
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan, não vim responder antes a enquete pelo motivo de sempre: tempo!

    Aqui na nossa paróquia a catequese também é separada por etapas:

    1a etapa encontros de uma hora com crianças de 6 a 9 anos;
    2a etapa encontros de uma hora e meia, crianças de 10 a 14 anos (iniciantes)
    3a etapa encontros de uma hora e meia, crianças de 10 a 14 anos (que já irão fazer a primeira eucaristia, já tendo participado da 2a etapa)
    4a e 5a etapas, encontro de adultos que ainda não fizeram a primeira eucaristia, já fazem junto com o crisma, encontros de 1 hora e meia.

    Cada etapa é de um ano, sendo que inicia em agosto e vai até junho do ano seguinte. Os encontros são no sábado pela manhã (09:00 em diante)

    Minha opnião: Não concordo com o tempo pros pequenos (meus catequizandos são de 7 anos) é pouco uma hora, criança pequena tem que ter momentos lúdicos pra ensinar as coisas do Pai, quando a gente "pega" eles, o tempo acabou!

    Também não concordo com o início em agosto, como o ano letivo das crianças inicia em janeiro/fevereiro, eles ficam confusos. Nós também. Outra coisa, como é por idades, eles iniciam em agosto com 7 anos, mas fazem aniversário em dezembro/janeiro, por exemplo, e quando voltam das férias, não querem voltar pra turma de 7, já tendo 8 anos!! É difícil convencê-los que vão mudar de turma em agosto.

    Escrevi demais hehehe, mas de outra forma não teria como explicar

    Um abraço e fique na paz do Senhor

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonathan. Aqui na minha comunidade também é uma hora apenas. Começamos às 07:15 hs na Igreja e às 07:30 hs já estamos todos no centro catequético que fica bem próximo (só precisa atravessar a rua). Às 08:30 hs é o momento do lanche que dura 10 minutinhos no máximo e então todas as turmas saem com seus catequistas para a Igreja. E o caso é complicado porque a Missa se inicia às 09 hs da manhã e a catequese é antes, com início ás 07:15 hs, horário escolar né? É muito cedo e, pra ser sincera, é terrível tanto pras crianças como para nós, catequistas, principalmente quando é um dia especial como dia das mães, que a gente tem que chegar às 06 da manhã em ponto para terminar os detalhes do café da manhã que fazemos todos os anos. A nova coordenação prefere a catequese após a Missa. Apesar de, particularmente, achar essa ideia muita falha, até porque muitas crianças não vão participar da Missa e nós, catequistas, iremos ter um domingo cansativo (visto que, hoje em dia, após a missa temos reunião, ou seja, com a modificação do horário talvez a gente faça o almoço na catequese mesmo, rsrsrsrs), ainda assim, a coordenação prefere modificar o horário da catequese no segundo semestre. Não gosto disso. Acho que é muito mais complicado, e até mais disperso. Em todos esses anos (há uns 10 anos que a catequese é às 07:15 hs) sempre foi muito lindo ter a Missa Dominical. Os 5 ou 6 primeiros bancos de cada lado da igreja era reservado para as crianças. E nessa época a catequese era 1 hora e meia com 10 minutos para o lanche e 15 minutos de acolhida geral no pátio do centro catequético (a acolhida era de acordo com o tema que as turmas iriam trabalhar, por isso as crianças já chegavam espertas e super curiosas no encontro). Bom, agora está uma complicação danada, e eu nem sei mais o que fazer nem o que falar. Mas, olha, 1 hora é realmente muito pouco. E este ano peguei uma turma diferente de todas que eu já tive experiência, por isso digo que é meu desafio nestes dois anos. São crianças com idade entre 10 e 13 anos que ainda não fizeram a primeira eucaristia e nunca frequentaram catequese. É difícil trabalhar com elas e eu sinto que preciso de mais tempo para uma conversa com toda a turma... Às vezes penso que o melhor seria mudar o horário da Missa, se as pessoas não pensassem que eu estaria fazendo revolução eu até falaria sobre esta minha ideia... rsrsrs!


    Fica com Deus e com a virgem Maria.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz