sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gostaria de saber um pouco mais...

Colegas catequistas, estou lançando esta enquete para saber como é o tempo dos encontros de catequese de sua paróquia. Na minha é 1 hora, e fico irritado com isso, pois não dá tempo pra nada, e aqui ninguém concorda em aumentar o tempo, quando chego no assunto, vira motivo de debates e mais debates. Este ano vou tentar ver se todos concordam em aumentar 15 minutos, ou seja, passará de 08h às 09h para 08h às 09:15h. Eu particularmente não vejo nada demais nesses 15 minutinhos, mas tem catequistas que acha um bicho de sete cabeças, o fim da picada, e eu acho um horror quando me deparo com catequistas que pensam assim. Votem na enquete, gostarei muito de saber que tempo são os seus encontros de catequese.



9 comentários:

  1. Olá bom dia. O nossos encontros aqui é assim:
    crianças de 6 a 7 anos o encontro é de 1 hora e meia. Crianças de 08 a 11 anos o encontro é de 2 horas. Aqui a catequese é por nível.
    1º nivel a 6º nivel = 6 anos a 11 anos
    Ótimo final semana, Deus abençoe, abraços
    Lurdes//catequista

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JONATHAN, AQUI NOSSOS ENCONTROS SÃO DE 1 HORA E MEIA.ABRAÇOS E UM ÓTIMO E ABENÇOADO FIM DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan. Aqui nossos encontros também são de 1h, mas as vezes, é necessário mais uns 10 minutinhos. Concordo com você que uma hora é pouco.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonathan, entendo perfeitamente a sua irritação com o tempo de duração do encontro. Aqui na minha paróquia os encontros são de 1 hora e meia e, às vezes, ainda acontece de não ser tempo suficiente para todas as coisas que preparamos. Em nossa comunidade a queixa é outra: "A messe é grande e poucos são os operários". São poucos catequistas para acolher uma grande quantidade de crianças. Os catequistas recebem o maior número de crianças que a sala pode comportar, com um mínimo de conforto, em média de 25 a 30 crianças. Só mesmo com muito amor conseguimos dar conta de atingir igualmente a todos os corações que chegam até nós sedentos de Deus. Concordo plenamente com você e vou ficar rezando para que em sua comunidade essa realidade seja modificada, melhorando o tempo e, consequentemente, a qualidade dos encontros. Um abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jonathan,estou passando para agradecer pelo selinho e dizer que aqui em minha paróquia a catequese também é 1 hora apenas, tem dia que não dá pra fazer tudo que preparo. Acho que poderia aumentar o tempo tambem... Fique com Deus....Enia

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Na nossa paróquia, o tempo de duração dos encontros pode ser de 1hora ou
    de 1h50.
    Tudo depende do tipo de encontro, ou seja:
    Catequese de infância - 1h00
    Catequese de adolescência - 1h15m a 1h30m
    Catequese de adultos - 1h30m
    Encontro de pais - 1h30 ou +

    Porém,se contarmos o tempo de preparação:
    sala;
    material;
    e acolhimento cada catequese ou encontro formativo
    o tempo é ainda maior.

    Que Cristo nossa Luz, nos ajude a dar sem reservas,
    todo o tempo que Deus nos concedeu de graça!

    Abraço de Portugal
    http://sementesdeesperanca-catequesevparaiso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amigooo...eu chego geralmente 8:30, para organizar minhas coisas (mesa, cadeiras em circulo, imagem, cartaz...)e fico esperando meus catequizandos no portão; às 9 e vamos todos para igreja reunir com o padre; 9:15 cada catequista vai com sua turma (sala, salão, varanda da casa do padre, igreja ou fica no pátio); às 10 dispensamos as crianças e vamos reunir com o padre (não é planejamento)até às 11 horas,......Shenia.

    ResponderExcluir
  8. Amado aqui na paróquia os encontros são assim:
    Prezinho -5 a 6 anos 1:00h
    Preparatório -7 anos 1:00h
    1ª e 2ª Etapa - 8 a 14 anos 1:30h
    Perseverança - 1:00h
    e nos também achamos que o tempo é curto,mas temos conseguido trabalhar,beijos.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz