quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é a pré catequese infantil?



Trabalho de iniciação cristã realizado, através de atividades lúdicas e diversificadas, com crianças de 4 a 7 anos. "(...) poderá haver formação religiosa na Paróquia para crianças na faixa etária de 4 - 7 anos, através da Catequese Infantil, subdividida em grupos separados (4-5 anos; 6-7 anos). Este período de formação não pode ser considerado obrigatório para os catequizandos." (Diretório Pastoral de Catequese 2.8.). 

Atenção: - Que a Pré-Catequese Infantil não seja uma repetição daquilo que a criança já vê na Pré-Escola. - Não devemos tratar de forma aprofundada e sistemática temas que serão trabalhados na Catequese de preparação à 1ª Eucaristia. 

Objetivo: Levar a criança a descobrir que é amada por Deus e que este criou tudo por Amor. A descoberta de Deus Pai Criador. "O homem não pode viver sem amor. Ele é chamado a amar a Deus e ao próximo, mas para amar verdadeiramente, deve ter a certeza que Deus lhe quer bem." (Carta do Papa às Crianças no Ano da Família). 

Despertar nos pequeninos o amor a Jesus; à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade. Criar alternativas de aproximação com as famílias, visando evangelizá-las, inclusive, através dos pequeninos. 

Como? O trabalho na Catequese Infantil deve ser realizado, sobretudo, de forma ocasional, levando em consideração as características desta faixa etária. O catequista deve estar atento aos acontecimentos presentes e às "novidades" trazidas pelas crianças. "Desde o ensino oral dos Apóstolos e das cartas que circulam entre as Igrejas até os meios mais modernos, a catequese nunca deixou de procurar as vias e os meios adaptados para desempenhar sua missão..." (CT 46). Os encontros devem sempre conter cantos com gestos , histórias, dinâmicas ou brincadeiras, material visual, atividades práticas, etc. Se possível, que as crianças fiquem sentadas em roda. ( As atividades planejadas devem girar em torno de um único tema que será trabalhado a cada encontro. A Palavra de Deus, a vida de Jesus, sempre que possível, tudo deve ser apresentado de forma ilustrada. 

Formação - Como em toda a Catequese, os catequistas que desejam trabalhar com esta faixa etária, precisam buscar a formação adequada. "Qualquer atividade pastoral que não conte para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas, coloca em risco a sua qualidade" (DGC 234). Torna-se necessário que o catequista, além da formação doutrinal, procure conhecer: as características do desenvolvimento da criança (psicopedagogia); noções de didática e planejamento; como evangelizar através da música e de histórias; como usar atividades diversificadas de forma catequética; etc. 

Dimensões: 
SER - A mais profunda: humana e cristã 
SABER - O que transmite e a quem 
SABER FAZER - Como transmite
(DGC 238)

Planejamento - Ponto de partida :o objetivo a ser atingido. Considerando a realidade local; a previsão do número de encontros, as principais datas litúrgicas e civis (Dia das Mães, ...dos Pais,... das Crianças, Aniversariantes do mês, Atuação nas Missas..). 

O planejamento da Catequese Infantil deve ser parte integrante do planejamento global de toda a Catequese. Portanto, não deve ser feito isoladamente, mas, junto à coordenação geral. 

ENCONTROS :
OBJETIVO 
ROTEIRO /TEMPO 
AMBIENTE ALEGRE 
MATERIAL 
TEMA CENTRAL 
AVALIAÇÃO

7 comentários:

  1. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR, INFORMAÇÕES É SEMPRE BOM NÉ
    BJS E BOM DIA

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha paróquia as crianças só vêm para a catequese com 6 anos, e o que me deixa mais triste é que muitas delas não têm qualquer acompanhamento Cristão por parte dos pais. Não rezam, não incentivam os filhos a fazer as atividades catequéticas...Às vezes sinto-me desanimada, mas graças a Deus não desisto :)

    ResponderExcluir
  3. olá amigo, gostei muito dessas informações, pois esse ano tenho um desafio super novo, fiquei com a pré catequese, pois sempre peguei 1ª e 2ª etapa de eucaristia, estou com frio na barriga rsrs, mas essa sua postagem me tranquilizou um pouco. Peço que reze por mim para que eu consiga prosseguir nessa missão. bjos

    ResponderExcluir
  4. primeiro ano de catequista e essas instruções irão me ajudar bastante se DEUS quiser... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia Bastos!!! que seja seu primeiro ano de muitos anos que você terá nessa vocação linda!!! Que Jesus te abençoe!!!

      volte sempre!!!

      Excluir
  5. primeiro ano de catequista e essas instruções irão me ajudar bastante se DEUS quiser... :)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela informações, pelas orientações, que irá me ajudar muito aqui em minha comunidade, que Deus te abençoe sempre Jhonatan...

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz