terça-feira, 24 de abril de 2012

Partilhando só coisas boas - Encontro de Catequese

Pessoal, venho partilhar várias alegrias com vocês, preparados?
Então vamos lá!


Primeiro tenho uma noticia, ou melhor, a melhor noticias de todas já vou contar agora.


Uma ovelhinha perdida, eu encontrei !!! rsrsrsrsrs


Deixa eu explicar. Tempos atras um de meus catequizandos abandou a catequese. Eu não me acomodei, mandei uma cartinha junto com um mimo, mais isso não adiantou, ele não voltou.


A única coisa que senti em meu coração foi rezar e entregar aquela criança a Jesus, e "Ele" saberia o que fazer.


Rezo todo dia pelos meus catequizandos, e ultimamente estava pedindo de modo especial para esse  que tinha se afastado.


Em uma das celebrações da semana santa vi esse catequizando na igreja, me aproximei dele, perguntei como estava, por que sumiu, e renovei o convite, convidando-o para voltar a catequese, e ele simplesmente balançou a cabeça rsrsrs e não me deu certeza de nada.


Na celebração da Divina misericórdia, coloquei ele em oração, e pedi com tanto fervor, e fé, e naquele momento meu coração bateu mais forte na certeza de que aquele garotinho ia voltar a catequese. Uma certeza que não sei explicar até hoje.


Chega o grande dia, o dia do encontro de catequese. Quando estava próximo a escola onde dou catequese, ouço um grito: JONATHANNNNNN!!!


Sabe quem era? Era ele. Meu Catequizando VOLTOU!!!!!


Acolhi, como se fosse o primeiro dia dele na catequese, durante o encontro coloquei ele mais participativo, ajudando mais, isso para que ele se sentisse uma peça importante na catequese, para que notasse que ele estava fazendo falta na catequese e que com a presença dele uma grande diferença era feita na catequese.


No final do encontro, agradeci a ele pela a ajuda durante o encontro, e que se não fosse a ajuda dele eu não conseguiria dar meu encontro de catequese como tinha dado . Ele saiu todo sorridente, e o para minha surpresa ele disse: _ Tchau Jonathan, até sábado que vem!
Essa fala me alegrou, ou seja, significava que ele ia VOLTAR. QUE BOM!


Essa foi minha alegria maior.


Tenho mais novidades... no último encontro, ou melhor dizendo, no penúltimo, disse para as crianças que o próximo encontro seria sobre a PARTILHA, e propus eles de fazermos uma partilha diferente.


Pensando na Campanha da Fraternidade 2012 que é sobre saúde, e para mantermos nossa saúde precisamos de de uma alimentação saudável, e fruta é um dos alimentos mais saudáveis que existe. Chegando a conclusão, combinamos de no próximo encontro partilhar frutas, e fazer uma saborosa salada. 


Fui pesquisar nos blogs de grandes amigos catequistas o que eu poderia achar sobre PARTILHA para complementar meu encontro e vocês acreditam que achei no blog da Imaculada o encontro ideal? A danada da Imaculada já fez uma partilha de frutas, e foi do blog dela que tirei muitas ideias para complementar meu encontro, uma delas foi a história da "Sopa de Pedra", veja abaixo:


Quem me acompanha sabe que meu encontro aqui em Paraopeba/MG tem duração de 1 hora. Aí vocês se perguntam: _ Como conseguiu? Aí eu respondo rsrs: _ Aprendi a driblar o tempo, aprendi ser um pouco artista também. Rede Globo está me perdendo rsrsrsrs.

Tenho uma catequista auxiliar, e vou confessar, santa ajuda a dela viu, ahhhh se não fosse ela. Enquanto eu e minha colega preparava a salada um catequizando lia a história, a cada ponto final o outro dava sequência.
Após a leitura, (eu picando as frutas ainda rsrsrs) fazemos a reflexão da história. Todos participaram dando sua conclusão com a mensagem que tirou da história. O que eu gostei, foi quando perguntei: _ Crianças, como que aquele estranho conseguiu fazer a sopa? Uma sopa de pedra não tem jeito de tomar. 
Aí um disse assim: _ Ué, partilhando né? Cada um deu o pouquinho que tinha, assim como nós. Cada um deu uma fruta "diferente" e vejo que vai virar um saladão. rsrsrsrsrsrs

É nessas horas que tiramos a conclusão que a mensagem do encontro foi transmitida com sucesso.

O encontro aconteceu no último sábado dia 21 de abril, dia de Tiradentes, e por incrível que pareça a turma estava completíssima, sem faltar um, isso em dia de feriado. 

No final do encontro, sobrou frutas, mas não dava uma para cada catequizando. Daí decidimos doar para o asilo, mais uma partilha que fizemos sem planejar.

Pena que nesse dia  não tirei fotos, me empolguei tanto que esqueci rsrsrsrs.

Então foi isso, precisava muito partilhar essa alegria com vocês.


11 comentários:

  1. Oi amado amigo!
    Acredite se quiser, nessa quarta será o dia da nossa salada de frutas com minha turma... Ela acontece em toda paróquia... Fico sempre na expectativa se vão levar ou não as frutas pedidas... agora já peço elas picadinhas...srrsrs Os pais devem me xingar um pouquinho, mas depois explico os porquês... Olha, dei até uma arrumada na casa (na postagem da época) e direcionei para o vídeo que fizemos no dia... Preciso daquela música... aiaiaia

    Beijos melados de leite condensado pra vc!
    E parabéns pela conquista de seu catequizando... eu não disse que ele voltaria!! Quem resiste a um amor tão grande assim como o seu??? Agora, é só fazer com ele se encante por Jesus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada amiga!
      Acredito sim na sua saladona rsrsrsrs. Não faça como eu, não esqueça de tirar fotos rsrsrs.

      Também fiquei na expectativa se eles iam levar as frutas. Mas no final deu que até sobrou rsrsrsrs. Quem dera se os pais picassem, adiantava tanto o trabalho néh?

      Abraçuuuu

      Excluir
  2. Que lindo meu amigo.
    Que Deus abençoe vc e suas crianças.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Queria te parabenizar pelo maravilhoso trabalho que vc faz.
    To começando agora na blogsfera sobre catequese, porém a batalha já é longa!
    Fico muito feliz pela sua vcação!
    Sempre passarei por aqui!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kissila, obrigado pelo carinho!
      Você tem um blog? É isso? Depois me passar o endereço.

      Obrigado mais uma vez pelo carinho. Volte sempre.

      Excluir
  4. Passando pra surrupiar sua sopa de pedras, que tá mais bonitinha que a minha...srrsrs vou imprimir a sua, tá... beijus

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo Jonathan.
    Fiquei muito feliz ao ler seu testemunho! É tão bom quando uma "ovelhinha perdida" retorna para o rebanho. A alegria que você sentiu certamente é semelhante à alegria de Deus quando nós nos arrependemos de nossas atitudes e retornamos ao seu caminho.
    Essa sopa de pedra também é show de bola. As crianças amam!
    Um grande abraço, na paz de Cristo,
    Angela

    ResponderExcluir
  6. Estou muito feliz com o que aconteceu!Lembra que há um tempo atrás a gente falava sobre rezar pelos nossos catequizandos? Você rezou por ele e viu os frutos aparecerem...Continue assim e vc continuará colhendo muitos frutos bons.
    Paz e luz
    Rosiene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rosiene, lembro sim dessa conversa. E nossa grande ferramenta na catequese é Deus acima de tudo e nossa fé Nele né? Se fosse isso não conseguiria minha ovelhinha de volta.

      Paz e luzzzzzz

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz