quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Criação - Tema para catequese

Ano passado estava com turma de pré - eucaristia (08 anos), e no inicio do ano contei a história da criação com um formato bem diferente.
Levei uma televisão maluca e os catequizandos assistiram a história da criação através dela rsrrsrs.


Vamos aos detalhes....


A Tv é feita de caixa de papelão.
Achei algumas fotos na internet para vocês ter uma ideia melhor. Pena que na época não tirei fotos, também nem imaginava ter um blog de catequese rsrsrs.



(Pode ser feito com cabos de vassoura. Eu parti um ao meio e encapei com papel laminado)

(Os botões da Tv eu fiz com tampinhas de garrafa PET)


É só colar uma folha na outra, depois cole no cabo e a medida que for puxando (enrolando) as cenas vão se movimentando, e o catequista vai contando a história.


As cenas eu usei essas abaixo:













É uma boa ideia para catequistas com turminhas a partir dos 06 aninhos de idade. Pensando bem, até os mais grandinhos de 10,11 anos é bem capaz de gostarem. Eu mesmo vou utilizar a Tv de papelão para contar uma parábola, só estou ainda pesquisando e preparando as cenas ilustradas.

26 comentários:

  1. ...isso ainda não fiz... ando meio preguiçosa, viu!! super legal para trabalhar com os pequenos...
    bração procê!!

    ResponderExcluir
  2. Joga essa preguiça fora e trate de fazer e postar foto em seu blog tá?

    bração procê também rsrs

    ResponderExcluir
  3. Aqui estou eu de novo, pegando mais uma das suas atividades, preocupada em como passar para os meus pequeninos sobre a criação, e vc me vem com essa idéia imagine acatei né rrsrs vou tentar fazer, depois lhe conto beijos.

    ResponderExcluir
  4. Jonathan, que coisa mais legal!!! E muito criativa!!!
    Minha mãe, quando ainda cursava pedagogia, uma vez desenvolveu um trabalho parecido! Realmente dá certo e, no caso do encontro catequético, o deixa muito proveitoso por chamar a atenção das crianças e fazer com que elas, de uma forma ou de outra, entrem nas telinhas... rsrsrsrs...

    Valeu por compartilhar!
    Abraços, paz e bem!
    http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia lindão!!!!Eita vi o link desta postagem maravilhosa no face,e vim correndo confirir.....Minha turminha são os de Crisma,porém meu pequetuxo esta na Eucaristia I,e tem se enteressado bastante pela catequese,tudo ele pergunta....no sábado fomos a missa,e passaram o vídeo da criação e ele ficou paralizado vendo...rsrs
    Parabéns!!!!Santa criatividade heim!!!Benza Deus....

    Deus te abençoe...bjs no ♥

    Paty

    ResponderExcluir
  6. oi amado,passando para desejar uma santa e abençoada Páscoa para você e dizer que tem selinho no blog pra você,beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jonathan! Eu amo essa idéia da TV. Também estou preparando uma para usar esse ano. A sua ficou lindona. Um grande abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal! Amei! Esse ano vou enfrentar um novo desafio, nunca trabalhei com pré e tava aqui desesperada a procura do que fazer pra catequisar essas crianças, mas como sempre eu entro aqui e vejo algo bom, novamente venho dizer q seu blog é uma caixinha de surpresas e sempre boa é claro. obrigada mesmo pela dica. vai me ajudar muito. Ah! to querendo fazer um blog tb pra começar a partilhar o que to pegando no seu e mostrar como ficou rsrsrs mas o tempo não tem me ajudado... mas vou tentar. Fique com Deus! Maria Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eliane vou ficar aguardando a criação do seu blog. Já pensou no nome? Quem sabe nós selecionamos ideias de nome para o seu blog e colocamos em votação aqui em meu blog? Aquele que receber mais votos será o nome do seu blog. Que tal?

      Sinta-se sempre a vontade aqui tá bom?

      abraço.

      Excluir
  9. Queria umas dicas de temas para trabalhar na catequese, como a quaresma e a CF ja passou, estou sem tema minha cabeça esta vazia!kkkkkkk..

    me ajude! Camila--- Vitória- Espírito Santo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila você é catequista de que turma? Me responda e deixe seu email também ok? Talvez posso te ajudar.

      Excluir
    2. Sou catequista da turma de 1º Eucaristia! Não tenho e-mail, pois não gosto!
      Tchau e OBG!

      Excluir
    3. Nossa Camila, somos catequistas da mesma etapa. Seria tão bom se você tivesse um email, assim eu te mandava (enviava por email) o cronograma anual de temas que agente trabalha aqui em nossa comunidade. Arruma um jeitinho de ter um email, pega emprestado de uma amiga, dá um jeitinho, hoje dia tecnologia não está sendo questão de gostar, está sendo questão de precisão rsrsrsrsrs.

      Dê um jeitinho tá bom? Te passar pelo blog será meio complicado. Caso seja impossível, me comunica que eu "tento" dar um jeito.

      Abraço.

      Excluir
  10. parabens pelo seu blog! sou catequista da 1 etapa e fiz a ideia do album de figurinhas, minhas crianças adoraram a ideia , e hoje elas não faltam a catequese e ficam quitas, so assim eu consegui fazer com que elas me deixem dar o encontro .fiz o projeto catequese em familia elas adoraram e as maes aprovaram o projeto . Só que eu tenho que fazer sorteio para ver quem vai levar a bolsa , porque todas querem levar.acho o maximo . Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea, fico bastante contente pela minhas ideias estar clareando a catequese de vocês. E amei saber que está dando certo. Parabéns!!!

      Paz e luzzzzz

      Volte sempre.

      Excluir
  11. Oi Jonathan, tudo bem? Estou com uma turminha de iniciantes ( 06 anos) são 14 crianças. Você tem ajudado muito, sempre que preciso de alguma ideia corro no seu blog, já fiz alguns encontros com suas ideias. Você é muito bom. Continua assim , pois precisamos de pessoas como você. Obrigado por me ajudar. No proximo sábado vou dar o encontro sobre a FAMÍLIA e vou usar a TV maluca com os desenhos das doiferentes familias, vai ficar bem legal e eles vão adorar, gostaria de enviar alumas fotos dos meus encontros pra você. Rosangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode enviar sim Rosangela, e os contatos para envio das fotos você encontra na página "SOBRE AUTOR". Obrigado pela visita!

      Excluir
  12. Estou amando tudo isso,tem muita coisa boa para passar para nossos pequenos,parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal. Pretendo fazer com os meus catequizandos.

    ResponderExcluir
  14. Raquel M. Q Pettinate11 de março de 2014 às 20:33

    Nossa! achei sensacional! Comecei a dar catequese agora, quer dizer, já o fiz há uns 25 anos. Estava insegura e apreensiva..comecei a fusar a internet até encontrar esse blog. Maravilhoso. Obrigada, encontrei o material que queria.Com dinamica e inteligencia, fazendo com que as crianças desperte a atenção para a catequese. Minha sala tem 18 alunos sendo só duas mulheres. São crianças super inteligentes e ficava imaginando o que desperta-los para tomar gosto pela catequese. Meus catequisando estão no 2 ano de eucaristia..Sou de primavera distrito de Rosana-SP.

    ResponderExcluir
  15. Raquel M. Q Pettinate11 de março de 2014 às 20:37

    Achei sensacional..! Sou catequista no 2 ano de eucaristia e fiquei feliz por encontra-los. Vou aproveitar muito o material, principalmente o da campanha da fraternidade. Adoro trabalhar com as crianças despertando nelas o interesse e vivencia. Gosto de palavras cruzadas e caça palavras. O material seu é otimo e as historinhas inteligentes. As minhas crianças são muito espertas e inteligentes. São 18 sendo só duas mulheres. Obrigada e sempre estarei aqui.

    ResponderExcluir
  16. Nossa! amei essa ideia...
    Esse é meu primeiro ano como catequista e estou com uma turminha de pré que realmente tem muita energia..rsrs
    Estou buscando desesperadamente ideias para fazer com que eles prendam a atenção pelo menos na hora que eu conto sobre o tema do dia.
    Já estava pensando em contar uma história para trabalhar a CF com eles, mas acho que com a TV eles vão achar mais divertido.
    Obrigada por compartilhar suas ideias, e parabéns!

    Gabrielle - RJ

    ResponderExcluir
  17. Sempre dou uma passadinha por aqui, gosto muito do seu trabalho, parabéns, Deus o abençoe, não desista de sua vocação você é 10. abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  18. Sou catequista de primeira eucaristia, este ano ficarei com os pequeninos gostaria
    muito de receber os temas e sugestões para os encontros.
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Hoje vou apresentar esta sula para os iniciantes da catequeze e sei k vao adorar pois e muito linda tudoes

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz