segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os 10 mandamentos

Dia desses estava explicando para meus "pequeninos" os 10 mandamentos da Lei de Deus, antes apresentei a eles o vídeo de Moisés, onde precisei do notebook da nossa coordenadora emprestado. Depois, aproveitando o notebook, preparei umas imagens com os 10 mandamentos, assim eu ia passando e a cada um que aparecia eu ia explicando e meditando com toda a turminha. 
Olha minha turminha assistindo...

Ficaram curiosos com as imagens? Calminha, apresento abaixo as 10 imagens:












A surpresa não para por aqui, quando explicava o 3º mandamento um dos "pequeninos" perguntou: 
- Jonathan, somos obrigados ir a igreja? 
Xiiiiii, é uma ótima pergunta a ser feita nesse momento, masssss pega o catequista de surpresa. rsrsrs
Nesse momento pensei: - Preciso de explicar de forma que toque o coração desse garotinho, pois qualquer coisa que eu falar aqui, será como uma TATUAGEM, depois de feita jamais será tirada.
Cheguei a dizer a ele, que a pergunta seria respondida no próximo encontro. Tomei essa atitude com o propósito de me preparar, buscar a melhor forma para explicar.
Mas algo me dizia, que se eu deixasse aquele garotinho sair pela porta da sala poderia ser tarde demais.
Então, EIS O SINAL DE DEUS!!! Tinha lembrado que em meu pen drive tinha uma mensagem que recebi por email e que tinha salvo. Ficaram curiosos quanto a mensagem? Acho que todos conhecem mas naquele momento ela se tornou um grande marco para aquela criança (creio eu). Abri a mensagem no notebook, e pedi que o próprio catequizando lesse em voz alta, no final perguntei a ele o que tinha entendido e finalizei perguntando se tinha respondido a pergunta dele, e ele só balançou a cabeça dizendo que sim rsrsrs. Aí no final eu só concluir dizendo: - Não somos e não podemos ir a igreja obrigados. Também não somos e não podemos ser obrigado a se alimentar. Masssss, sabemos que se não nos alimentar não sobreviveremos e sem ir a igreja seremos seres fracos, e capazes de cair em qualquer tentação. E para vivermos felizes e longe de todo o mal e de toda tentação precisamos de ir a igreja celebrar Jesus Eucarístico. 


*pastores: é importante deixar claro que se refere aos padres e bispos.









Deus nos nutriu colocando essa mensagem em meu caminho na hora certa. 
Deus seja Louvado!

Atividade para colorir sobre os 10 mandamentos da lei de Deus:

12 comentários:

  1. Olá meu amigo...como vai você? Espero esteja bem... Legal seu encontro, bem dinâmico... VC já ouviu aquela música do Dunga dos mandamentos, é legal para fixar...Beijos amado, e uma semana abençoada pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiguinho,
    Parabéns pelo encontro, é isso ai não podemos deixar as crianças sair do encontro com dúvidas!
    Deus no dá sempre a sabedoria para agir nestes momentos!!

    Bom vc tão lindão assim não tem namorada rsrsrs...brincadeirinha!!

    Sabe amiguinho, muitas vezes esperamos algo para agora, e esquecemos de perguntar para Deus se é o momento certo! Deus sabe a hora certa, certamente esta preparando para vc alguém muito mais muito especial...assim como vc.

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!

    Com Carinho,

    Sueli -

    ResponderExcluir
  3. Jonathan,que grande catequista vc é!Torna tudo mais interessante e teve uma ótima resposta para o garoto!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Paz e bem! Menino, tu és tão jovem ... quanto beleza ...
    Li e sorri sozinha, diante de tanta sabedoria divina, colocada
    a serviço de Deus. O Senhor é contigo.
    Tina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, que amor de pessoa você deve ser kkkkkkkk. Quando a gente ama o que faz, quando servimos a Deus de coração, fazemos bem, quase que perfeito, pois Deus age em nós.
      Volte sempre e sinta-se sempre a vontade aqui no "nosso" blog.

      Excluir
  5. Jonathan!!!! o que dizer... sem palavras, meu coração ardeu, diante de tanta inspiração!! parabéns! encontro maravilhoso que vou usar com minhas crianças, iniciei os mandamentos na semana passada, que Deus continue te abençoando e o Espirito Santo te iluminando na missão, um Abraço!
    Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, que emoção saber que esse testemunho que dei ardeu em seu coração! Vou rezar para seu encontro dar certo e que você consiga transmitir a verdadeira mensagem aos seus catequizandos.
      PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

      Excluir
  6. Olá Jonathan Cruz: Também sou catequista e queria te pedir para postar em forma de arquivo para downloads as duas apresentações de power point para que possamos tê-las como material de apoio. O que acha? Abraço Fraterno: Roberto Fernandes - Catequista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, obrigado pela visita!
      Amigão, não consigo fazer da maneira que me pediu, mas lhe recomendo a salva-las e depois passar para o power point ok?
      Um grande abraço, volte sempre.

      Excluir
  7. Boa noite, Jonhathan! Em minha paróquia não damos todos os dez mandamentos de uma só vez. Dividimos em três partes: os que falam somente de Deus:1°, 2° e 3° ;
    os que falam de família 4° e 9° e por fim os que falam do caráter individual: todos os outros. Ainda assim, usamos um encontro para cada mandamento, incentivando as crianças a falarem sobre eles. Se os mandamentos forem bem transmitidos e " tatuados" no coração, já será meio caminho andado pra serem bons cristãos.Parabéns pelo seu blog! Sempre bom encontrar ideias lúdicas para os encontros de catequese. Abraço em Cristo. Lucia - Teresópolis RJ

    ResponderExcluir
  8. QUAL VÍDEO VC PASSOU SOBRE MOISES??

    ResponderExcluir
  9. Olá Jonathan, muita dedicação, que Deus o abençoe! Só deixo a sugestão: ler os 10 mandamentos na sua forma original (Bíblia - Êxodo 20).

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz