terça-feira, 26 de junho de 2012

Abuso Sexual Infantil - Livros

Sinopse: Tem Mão amiga que, na verdade, é bruxa malvada e encosta na gente sem ser convidada. Se essa Mão também chegar perto de você, aprenda com o Antônio como se defender.




A violência invisível
O perigo sempre existiu. Antigamente, nas florestas, havia o lobo mau. Hoje, nos centros urbanos, há o homem mau. Imaginário ou real, o perigo sempre existiu e falar dele pode ser uma maneira de evitá-lo. Até um tempo atrás, a violência sexual contra crianças era um assunto silencioso, guardado a sete chaves embaixo do tapete. Assunto delicado, lentamente vem ganhando espaço no processo educacional no sentido de evitar traumas. Em 'O Menino do Capuz Vermelho', novela infantojuvenil da escritora e ilustradora gaúcha Marilia Pirillo, a pedofilia é tratada sem véus ou fantasias. A literatura é utilizada para retratar um perigo real e inesperado. A obra narra a história de Gustavo, um garoto que recebe da mãe a incumbência de levar uma sacola de pães para a avó, que mora do outro lado da cidade. No meio do caminho, recebe a ajuda de um desconhecido para se livrar de uma confusão e acaba entrando numa enrascada ainda maior. Todo o acontecimento é narrado pela ótica do garoto, longe das implicações morais. As artimanhas da violência e como ela se manifesta recebem destaque. Como também merece atenção o complicado processo de uma criança discernir entre a bondade e a maldade diante de algo desconhecido e de novas situações. 'O Menino do Capuz Vermelho' retrata a violência sexual contra crianças praticada por estranhos, apenas uma das possibilidades desse tipo de crime. Retrata também as marcas que precisam ser superadas pela vítima, independente do grau de violência. O perigo sempre existiu. Na floresta. Na cidade. E falar sobre ele pode ser uma maneira de evitá-lo. Sem pudores. SERVIÇO: O Menino do Capuz Vermelho Texto e ilustrações - Marilia Pirillo Editora - Prumo Quanto 

Um comentário:

  1. Oi Jonathan, gostei dos livros, esse é realmente um assunto muito delicado não é meu amigo? Devemos ajudar com cuidado perante a uma situação como essa.
    Tenha uma linda semana, bjus e fica na paz!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz