terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MÓDULO 1 - Catequese e Psicologia das Idades


Catequese e Psicologia das Idades
Introdução


    Muitas vezes, nós adultos, ao lidarmos com crianças, exigimos delas um comportamento de adultos, ou seja, total atenção, o que para elas, torna-se bastante difícil. Por outro lado, usamos palavras de difícil compreensão, muito longe delas perceber onde queremos chegar.
    A criança é um ser em desevolvimento, com características próprias à faixa etária. Com a boa tática e habilidade do adulto, a personalidade e o temperamento da criança poderão ser modificado através de abertura, explicação, vivência, orientação e assistência. Estar sempre atento às suas necessidades e interesses. Nós adultos em geral, deveríamos seguir o exemplo que Cristo nos deixou: "Ele ia ao encontro dos homens, conhecendo-os como realmente eram, mas, levando-os a uma reflexão para mudança de vida, através da opção para o lado bom das coisas, o lado do Amor.
A infância vai de 0 a 3 anos até 12 anos, período este que indica a adolescência. (Não podemos seguir uma tabela rígida, única para todas as pessoas).


IDADE DE ZERO A TRÊS ANOS - CARACTERÍSTICAS

a) Descoberta do mundo interior:  Nesta idade a criança está começando a viver. Tudo é novo. Aparecem os primeiro gestos, as primeiras necessidades de mover-se. Desenvolvem também reflexos e os instintos. Do balbucio inconsciente, vence a palavra "frase" ou a frase completa.

b) O meio humano: A criança nesta idade, está muito ligada à família. A família é o seu mundo, é onde a criança encontra segurança, afeição e alegria. E é na família que ela se desenvolverá através de imitações. ( A criança imita os gestos de quem ela ama. Imita o sorriso da mamãe, calça a bota do papai.)

ATITUDES DO CATEQUISTA QUE EVANGELIZA CRIANÇAS DESSA FAIXA ETÁRIA:     Muito carinho, muita comunicação, muita proteção (não exagerada), desenvolver desde cedo os bons hábitos. O catequista para falar de Deus com estas crianças, deve começar pela família, principalmente falando o mais que puder dos pais. É através da família que a criança receberá as primeiras noções de Deus.

ATIVIDADES PARA OS ENCONTROS: Desenho, oração dirigida;

BIBLIOGRAFIA:

  • Encontramos o Senhor - Formação de catequistas - 4ª edição - 1974;
  • Para ser catequista - Ed. Vozes 1978;
  • Didática do Catecismo - ISPAC - Ed. Vozes 1964;
  • As grandes linhas da psicologia da criança - Guy Joaquim;
  • Desenvolvimento da Criança - Paul Osterich;
  • Conteúdo e orientação para Catequese Renovada - Ed. O Recado
  • Revistas: Família Cristã; AMAE; Pais e filhos;


"Esta fase de 0 a 3 anos achei interessante, as vezes não damos a mínima para esses anjinhos e é nesta fase que se inicia a caminhada.
Um bebê de 0 anos, pode ser evangelizado na hora de coloca-lo para dormir. A mamãe ou o papai pode cantar a musiquinha "mãezinha do céu" ou outra que fala de Deus e Jesus, tenho certeza que o soninho do bebê será abençoado.
Quando começar a balbuciar (falar), os pais podem ensinar a rezar orações pequenas (como a do anjinho da guarda), a fazer o sinal da santíssima trindade.
Na minha comunidade temos uma turma que evangelizamos nesta faixa etária. A catequista desta turminha não é chamada de tia como o de costume, os bebês a chamam de vovó, são todos uma fofura. Quem acha que é besteira evangelizar criança desta idade, se enganam, pois eles tem facilidades de gravar e são totalmente interessados pelo que a Vovó (catequista) vai ensinar para eles."

Amanhã no mesmo horário (20:30h) e neste mesmo blog,continua a nossa formação.
  • Gostaria de saber o que estão achando, e se na catequese de vocês já possui turminhas com esta idade.

85 comentários:

  1. Achei ótimo! Esse curso vai me ajudar no meu curso para ser catequista!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vivi, bom que gostou. No final haverá uma surpresa, convido você a aguardar e acompanhar esta formação com calma.
    Até amanhã no mesmo horário as 20:30h.
    PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI NOSSA Na minha comunidade nunca pensamos trabalhar com crianças dessa idade uma boa ideia vou falar com meu paroco quem sasbe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, antes tem muito que pensar, ver se tem catequista que vai acolher esta faixa etária, e as turmas com essa idade pode inciar com 03 até 7 anos, e 8 anos já começam com a pré-eucaristia. Pense com carinho nesta possibilidade e quem sabe vai dar certo?
      Até mais às 20:30h.

      Excluir
  5. Boa noite Jonathan.o tema de hj foi muito bom. pq por se tratar de pouca idade, nunca tinha relacionado a importancia de falar mais com os pais, como acontece na turma de mais idade. Tinha uma visão diferente. Mas percebi q desde o inicio existe formas de catequizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, não tem aquele ditado que "educação vem de berço?" Assim é a evangelização que também começa desde do ventre.
      Até ao módulo 2.
      Abração.

      Excluir
  6. Aqui na minha cidade não tem catequese para essa faixa etária, mas tenho dois sobrinhos e é bem perceptível que a criança a mãe e a avó ensinam a rezar sempre tem um comportamento diferente durante as celebrações na igreja.
    Parabéns pela iniciativa desse curso.
    Até amanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilze, muitas comunidades não há catequese somente para turmas dessa idade, mas existe catequese sim para os pequenos, esta catequese deve acontecer em casa, assim como você faz com seus sobrinhos. Inclusive nas reuniões você pode orientar os pais que a catequese começa desde o ventre da mãe.
      Abração e até o módulo 2.

      Excluir
  7. Amei!Na nossa Paróquia começa a partir de 5 aninhos.Obrigada pelo Curso,como é importante para nós aprender cd vez mais sobre as idades e as crianças,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rosiene sua paróquia ter catequistas que atende os pequeninos de 5 aninhos. Deus seja louvado por isso, por que as vezes muitas comunidades ainda faltam catequistas.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  8. Bom inicio, gostei! é muito importante acompanhar o desenvolvimento psicologico humano e as atividades corretas para cada idade.....
    até amanhã no mesmo horario....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, saber até que ponto podemos tocar a criança é fundamental para nós catequistas.
      Até ao módulo 2. :)

      Excluir
  9. olá jonathan, o curso só está no início e já amei, já tive várias idéias para usar aqui em minha paróquia. parabéns pela iniciativa. já estou ansiosa para ver o restante do material. fique com Deus e até amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cleuza que está gostando.
      Traga mais catequistas para nossa formação virtual!
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  10. Adorei, pretendo catequisar cças nesta faixa etária, sou de Bebedouro-SP, vc é abençoado. Obrigada e parabéns pela iniciativa. Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, fico feliz por estar disposta a evangelizar criancinhas nessa idade, quem sabe dar para você organizar uma turma de 0 ao 7 aninhos este ano? Será muito bom!
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  11. Adorei,na nossa Paroquia não temos turmas com esta idade,mas criança realmente são maravilhosas para ensinar,amo minha turma estou com eles dede a iniciação agora estão indo para o 2 ano.Juliana Maringá,Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, aqui na nossa paróquia possui uma turma de 03 ao 7 aninhos, muitos catequistas daqui acham que é fácil, mas não é, a responsabilidade do catequista é dobrada, por que tudo que o catequista ensina fica gravado para sempre nesses bebês, então qualquer mensagem mal transmitida pode ser um estrago na vida desses pequenos.
      Até o módulo 2.

      Excluir
  12. Olá pessoal.

    Sou catequista de adolescentes oriundos do lar.
    Sou professora há 23 anos........ talvez por isso minha escola é para adolescentes. Não me identifico muito com crianças com idades abaixo dos 10 anos.
    Gosto de abrir a Bíblia e debater, então, as maiores.

    Até amanhã.

    Monica Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, realmente há pessoas que levam mais jeito para uma certa faixa etária, e esta dos mais novinhos exige um cuidado dobrado.
      No módulo que aborda esta idade que você gosta dos 10 anos, você vai adorar, mas por enquanto vamos para o módulo dois e até mais tarde.
      Abração.

      Excluir
  13. Primeiramente parabéns pelo blog......
    Na minha comunidade há turmas a partir de 6 anos,eu não trabalho com essa faixa de idade.....Mas minhas amigas dizem q é uma experiencia maravilhosa!!!!!!!!Estou com uma turma de adolescentes,estamos iniciando o crisma e esta sendo uma experiencia maravilhosa!!!!!!Glaucia(glaucia_figueredobgi@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, quando chegar o módulo que fala da idade dos adolescentes você vai adorar, ainda mais por que já trabalham com eles.
      Até o módulo 2.

      Excluir
  14. Jonathan acompanho seu trabalho atravês do Blog da Imaculada Cintra. Aqui na nossa Paroquia Santos Anjos da Guarda a nossa catequese inicia aos 05 anos completos, mas o que e lindo e durante a nossa missa . As crianças menores ficam a vontade e o Pe. Geraldo Guilherme nosso paroco não se incomoda com elas. Neste último domingo tivemos um grande exemplo que as crianças tem que ir a missa deste o ventre para que possam ir amadurecendo na fé. Temos uma criança que corria , grita, e fazia de tudo e neste último domingo ele ajudou a realizar a procissão do ofertorio ganhou elogio do Pe. Geraldo e testemunho que que vale a pena levar nossas crianças a missa. Silvânia Moura - Paroquia Santos Anjos da Guarda BH MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Imaculada é um anjo de pessoa.
      Silvânia, os Padres fazem a diferença, e como é bom ter um padre como o seu que saiba acolher todos os pequeninos.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  15. Duvida: Podemos copiar os modulos e repassar para as outras catequistas que não tem acesso a internet, ou não podem estar aqui neste horário ??
    Silvãnia Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvania Moura, pode copiar sim e imprimir, faça como preferir, mas seria tão legal se elas participassem para receber uma supresa no final desta formação, em relação ao horário não haverá problema, quem não pode ler agora às 20:30h, pode ver no horário que quiser, pois as publicações ficarão arquivadas aqui.
      Até amanhã, traga mais catequistas para nossa formação.
      PAZ E LUZZZZZZZZZ!

      Excluir
    2. Já coloquei a chamada no meu facce e já enviei e-mail para todas.
      Brigadoooooooooooooooooo

      Excluir
    3. “Ide e evangelizai todos os povos” Mateus 28.18. Obrigado por anunciar!

      Excluir
  16. GOSTARIA DE PARABENIZA-LO PELO BLOG SOU CATEQUISTA DA 2 ETAPA DE 8 A9 ANOS,TENHO FILOS E ADORAVA CANTAR PARA ELES DORMIREM MÃEZINHA DO CÉU,NA MINHA PAROQUIA A CATEQUESE SO COMEÇA COM 6 ANOS E TEM CRIANÇAS QUE NEM SABEM FAZER O SINAL DA CRUZ VC TEM RAÃO É EM CASA QUE SE COMEÇA A CATEQUIZAR.

    ResponderExcluir
  17. MEU NOME ANA SILVIA-BOCAINA -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia este ano vamos evangelizar crianças da mesma idade, podemos trocar ideias.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  18. Oi Jonathan, gostei muito! Na minha Capela não temos uma turma dessa fase,mais eu eu tenho 3 filhos de idades diferentes (2,6 e 12)todos frequentam a Catequese.Eu acho que desde pequenos podemos sim evangeliza-los, começando dentro da família o bom exemplo!Não é fácil mais acho super importante,já escutei de uma mãe que não vai a missa poque tem um bebê. Nós como catequistas temos que dar o exemplo! Obrigada e até mais. Sueli Prates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, também já ouvir mãe dizendo assim, mas é desde o ventre que a mãe deve levar o filho a missa.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  19. Oi! Boa noite

    Jonathan, gostei muito do curso, sou catequista dessa facetaria de idade é maravilhoso trabalha com elas e eu aprendi muito que essa primeira aula, não vejo ah ora de chegar amanhã logo pra aprender o próximo tema. Parabéns pela iniciativa é muito bom pra nos catequistas. Paty(patti_sm@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Paty, deve ser maravilhoso os pequeninos dessa idade né? Até mais tarde ao módulo 2.

      Excluir
  20. Jonathan, foi muito bom. Já copiei para fazer uma apostila no final do curso.
    Eliane Alexandre
    Vila Velha - ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, que bom saber que é de Vila Velha.
      Um catequizando meu mudou para sua cidade, e quero lhe pedir para ir em busca dele, por favor. Vou procurar informações do endereço dele.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  21. ADOREI O PRIMEIRO MÓDULO ,É SEMPRE BOM CADA VEZ MAIS APRENDER COMO EVANGELIZAR NOSSAS CRIANÇAS.
    SOU CATEQUISTA DO PRIMEIRO ANO,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE PIRATININGA.
    ATÉ AMANHÃ.
    TANIA RENATA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia bom saber que está iniciando sua caminhada, que Deus abeçoe sua caminhada na catequese por muitos e muitos anos.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  22. Parabéns Jonathan!!!
    Na minha comunidade não tem pré catequese, mas te confesso uma coisa... Iniciei na catequese com 4 anos. Lembro que era em uma garagem, e os catequizandos tinham que levar uma almofada para poder sentar mais ocnfortavelmente. Não tinha lousa, carteira nem nada. Só as almofadas no chão e o catequista que muito amorosamente nos evangelizava. Hoje sinto que, se sou catequista, é por esta sementinha que foi plantada em meu coração qdo ainda era bem pequenina.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, hoje eu vejo que você é catequista primeiro pelo amor que sente por Deus, e segundo por que seu catequista soube semear, cuidar, e fazer florescer a semente lançada no seu coração. Quando você disse que não tinha lousa, carteira e que era numa garagem, todos sentados no chão com uma almofada, não vi nada demais nisso, vi que mais uma vez Deus prova que as coisas Dele e para Ele deve ser feita de maneira simples porém com muito amor. Lousa e clima de escola na catequese também deve ser algo descartado, antes ser numa garagem do que em clima de escola, onde muitos catequistas confundem e se acham professores e não catequistas.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  23. Gostei muito do inicio do curso. Parabéns pela iniciativa. Aqui na minha paróquia a catequese começa com 5 anos com dificuldade se os pais começassem ensinar as crianças desde cedo elas seriam mais conscientes.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Val que sua catequese acolhe desde os 5 anos.
      Os pais deveriam mesmo incentivar mais, e nós catequistas devemos pegar no pé desses pais, para até mesmo evangeliza-los pois muitos pais estão precisando.
      Até o módulo 2.

      Excluir
  24. Em nossa comunidade não temos catequese para essa idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente Iris, catequese para esta idade inicia em casa não é mesmo?
      Até o módulo 2.

      Excluir
  25. Olá, Jonathan!

    Parabéns pela iniciativa, sempre acompanho seu blog, também sou apaixonada pela catequese. Quanto a catequese para essa idade na minha paróquia ainda não tem, mas vejo a necessidade de incurtir nos pequeninos o contato com Deus.
    Até amanhã, um abraço!
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria obrigado pela participação...
      Vamos juntos conferir o módulo 2 já já...

      Excluir
  26. Ola,
    muito interessante essa sua iniciativa, com certeza muitos catequistas serão beneficiados.
    Em minha comunidade, as crianças que ainda não tem idade para a catequese, participam de encontros durante a missa. O ideal, na minha opnião seria que todos participassem juntos, mas infelizmente falta apoio. Até mais, Janice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, é um belo passo já inicia-los acompanhando a missa.
      Todos desde pequenos devem aprender ir a missa, principalmente os que já tem idades para ir na catequese.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  27. Muito bom o curso, na minha paróquia não temos catequese para esta faixa de idade, mas sempre é bom ter conhecimento, não acompanhei o curso no horário, mas assim que cheguei vim ver o conteúdo do curso. Parabéns, amanhã estarei aqui novamente! meu e-mail: veralucia957@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Vera, as vezes não dá para acompanhar a formação no horário exato, mas a formação ficará arquivada aqui no blog e poderá conferir assim que puder.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  28. parabéns, Jonathan, pela iniciativa. Bom saber que podemos fazer a qq horário. Sou catequista nos Estado Unidos e como estamos com 3 hrs de diferença de fuso horário, fica difícil acompanhar no mesmo horário. Mas já estou passando para as outras catequistas. Aqui começamos com criançcas de 4 anos, mas vc já me deu boas idéias.
    Um grande abraço
    Maristela
    Mount Vernon- NY- USA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela que surpresa!
      Você é uma catequista bem distante do nosso Brasil!
      “Ide e evangelizai todos os povos” Mateus 28.18. Seja aonde for né querida.
      Vai ser muito bom trocar ideias com você.
      Se tiver fotos da sua catequese aí de Mount Vernon- NY- USA envie para nosso email catequesecomcrianca@bol.com.br
      Sinta-se a vontade para acompanhar a esta formação na hora que preferir, pois ficará arquivado aqui no blog.
      Até o módulo 2.

      Excluir
  29. Na minha comunidade, Santa Teresa, não tem turminhas com crianças dessa idade, porém, nós catequistas, temos filhos, sobrinhos, amiguinhos nessa faixa etária e procuramos ensinar-lhes sobre Jesus e as coisas do céu, através de musiquinhas com gestos e orações curtinhas (Anjo da Guarda e jaculatórias).
    Aproveito para parabenizá-los por esta iniciativa que esta sendo e será de grande valia pra todos os que utilizarão dessas informações para colocar em prática no dia-a-dia da catequese.
    Abraços a todos.
    Sandra Santos
    Brumado/BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Sandra, essas criancinhas devem ser evangelizadas a todo momento, inclusive nas reuniões de pais podemos ensina-los que para evangelizar os filhos não precisa esperar completar 8 anos não, a evangelização já começa desde pequenininho.
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  30. Na minha diocese a catequese se inicia apartir dos 7 anos, mas o material é válido para o nosso conhecimento, porque como muitos ja disseram, temos crianças nessas idades no nosso convivio.
    Paz e Bem!!
    Grazielle - Itabatã Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter conhecimento desde cedo Grazielle.
      E os próximos módulos vão retratar essas outras idades.

      Excluir
  31. Amo esse tema e você sempre inovando hein? rs
    Beijos,
    Clécia

    ResponderExcluir
  32. Na minha comunidade a catequese se inicia com crianças a partir de 5 anos, pois são poucos os catequistas.
    O curso vai ajudar muito aos catequistas desenvolverem um bom trabalho em sua comunidade.
    Parabéns! Você é um excelente catequista e suas idéias me ajudam muito.
    Deus te abençoe!
    Cláudia Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal fazer uma campanha para mais catequistas aí Claúdia?
      Até ao módulo 2.

      Excluir
  33. Oi amado meu! Não costumo ficar na net à noite, mas, estarei aqui no outro dia lendo tudinho.... Respeitar e trabalhar de acordo com a idade é fundamental... Aqui não temos nenhum trabalho para essa idade, de 0 à 3 anos... O número de catequizandos de 08 anos pra frente é altíssimo, então temos que atender a essa faixa etária, o que temos dificuldades de espaço físico e catequistas... Então, vamos por prioridades... Beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Imaculada! Bom sua presença por aqui.
      Seus comentários vão enriquecer nossa formação.

      Excluir
  34. Na minha comunidade começamos a partir de 5 anos, que é a minha turminha, mas ano passado tive um em especial com três anos que ia em todos os encontros com seus irmãos mais velhos então achamos melhor colocá-lo na minha turminha onde eram mais pequenos a partir de 5 anos mais também tem a minha filha que tinha 2 anos, comecei a trabalhar com eles. Tive muita dificuldade pois sempre trabalhei com crianças e 8 anos e mais, mais com a ajuda do Espírito Santo que sempre pedia a ele antes de preparar meus encontros fui conseguindo passar um pouquinho de Jesus nos corações dos meus baixinhos como chamo eles,sempre com musiquinhas e desenhos e orações pequenas, gostei tanto que este ano, vou pegar a mesma faixa etária dessa vez a partir de 2 anos até os 6 anos. Vou encerrar por aqui se não, vou falar demais da minha experiência rsrs. Mas estou adorando este tema. até o próximo só não prometo estar a noite pois a noite estou dedicando mais a minha filha mais no ouro dia com certeza estarei aqui vendo as matérias bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica que lindo, já vi até fotos dos seus pequeninos, deve ser um amor!
      Querida, pode digitar (falar) o quanto quiser, o espaço "comentários" também é um grande espaço para evangelizar, reforçar e enriquecer a postagem, sinta-se a vontade.
      As publicações das formações estarão arquivadas, então pode ver quando quiser ok?
      Até o próximo.

      Excluir
  35. Uma criança espreitava
    Sem o mundo compreender
    Inocente feliz caminhava
    Para onde ainda não saber!

    Com certeza para a escola
    Para aprender a ler e escrever
    Levava os livros na sacola
    Ainda antes do sol nascer!

    Boa quarta-feira para você,
    amigo Janothan Cruz,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  36. Oi, Jonathan!

    Parabéns pela iniciativa, sempre acompanho seu blog, também sou apaixonada pela catequese. Quanto a catequese para essa idade na minha comunidade já tem, mas vejo a necessidade de melhorar nosso aprendizado para os pequeninos, e fazer com que eles se apaixone por Deus.
    Até amanhã, um abraço!
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, tomara que este espaço de formação virtual possa fazer com vocês da sua comunidade aproveitem para aprimorar seus aprendizados.
      Até o próximo módulo.

      Excluir
  37. Amei!!! Acessei o blog ontem a tarde pela primeira vez... Vi o convite, mas não consegui participar no horário, pois estava na igreja... Já li tudinho e vou continuar a participar mesmo fora do horário. Parabéns pela iniciativa. Estarei partilhando com as catequistas aqui da Paróquia Jesus Maria José... Já tive experiência com essa faixa etária. É lindissímo...
    Obrigada pela oportunidade...
    Tatiane Ferreira de França - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, sinta-se a vontade, por que toda a formação ficará arquivada no blog ok?
      Até ao próximo módulo.

      Excluir
  38. Vale comentário atrasado???? Na minha comunidade aceita a partir de 3 anos, são poucos e lindos. Hoje espero não perder, mas já li o texto e achei sua fotinho linda...kkkk, bjs Shenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atrasado não Shenia, ainda em tempo, pois a formação é longa rsrsrs.
      Quando Padre Wilson chegar o número de criancinhas na catequese e nas missas multiplicarão, você vai ver rsrrs.

      Excluir
  39. Amei a ideia de uma formação via internet, na minha comunidade estamos com turma na faixa etária de 10 a 15 anos, ainda não temos crianças nessa faixa etária dos 0 aos 3 anos, pois a messe é grande mais os operários são poucos, mais esse é um incentivo a mais para começarmos a trabalhas com crianças nessas idades. Sou da Comunidade Bom Jesus dos Passos, em Guarujá - SP. Obrigada pela oportunidade. Eliana

    ResponderExcluir
  40. Jonathan, parabéns pela formação! Gosto muito desse tema, pois acho que é fundamental para todo catequista saber como lidar com as crianças em cada fase da sua vida. Na minha comunidade, infelizmente, não temos turmas de crianças menores, por falta de catequistas, trabalhamos apenas com as crianças a partir dos 8 anos de idade, mas acredito que é muito importante começar desde cedo a despertar na criança o amor por Jesus e pela sua igreja. Um grande abraço, que Deus abençoe cada dia desta formação. A paz esteja contigo.

    ResponderExcluir
  41. Hoje que encontrei essa maravilha. Sou catequista na minha comunidade, podes me incluir no curso? Lí o material, gostei muito, concordo que as crianças de menor idade são perfeitamente assessíveis à evangelização. Ano passado catequisei crianças para Primeira Eucaristia, esse ano não sei em que sala irei ficar. A coordenação é quem vai decidir, mas eu me disponibilizo em quaisquer das idades. Nossas crianças são apartir de 3 ou 4 aninhos. Parabéns pela iniciativa, acredito que os estudos vão acrescentar meus conhecimentos em levar o nome de Jesus com mais ênfase. Geruzete. Manaus-Am

    ResponderExcluir
  42. Jonathan,ótima iniciativa, como sempre suas idéias são geniais e participativas. Aqui na minha paróquia começamos com crianças a partir de 8 anos, pois não temos catequistas suficiente para abranger todas as idades, mas já tivemos em outros anos, salinhas com crianças de 4 a 6 anos.Que o Espiríto Santo ilumine mais este projeto.Abraços meu amigo.

    ResponderExcluir
  43. Adorei o tema, parabéns, estou atrasada, não deu pra acessar ontem, suas idéias são sempre maravilhosas.Aqui na paróquia não temos catequese ´com crianças nessa faixa, mas já recebemos algumas com 05 e 06 anos.Espero poder acompanha no horário marcado, se não até amanhã!

    Que o Sagrado Coração de Jesus te guarde e ilumine!

    ResponderExcluir
  44. é muito bom esse tema e pode ser usado em muitas comunidades, é bom para os catequistas e até mesmo para os pais, pois é de casa que se começa a evangelizaçao!

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pela iniciativa!!! Você é uma pessoa iluminada !!!levar aos pequeninos o conhecimento é excelente ! é uma pena que faltam catequistas encorajados e engajados com Cristo !! adorei seu empenho, seu blog !!!tudo lindo, lindo !!!continue firme nesta missão !!!Sol-Paraná

    ResponderExcluir
  46. Oi Jonathan, cheguei tarde, mas vou ler todas as postagens... achei muito interessante o tema escolhido para este estudo. Aqui na minha paróquia a catequese começa aos 9 anos, então até essa idade não há nenhum tipo de atenção... as crianças acompanham os pais normalmente na missa. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  47. Maravilhosa formação, repassarei esse conteúdo para os catequistas de minha paróquia! É sempre muito bom conhecer melhor os anseios e a personalidade de nossos catequizandos e sua faixa etária. Obrigado!
    Matheus P. - Catequista de Pré-Crisma
    Paróquia da Sagrada Família - Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  48. Achei maravilhosa essa formação sobre a psicologia da idades! Passarei aos catequistas de minha paróquia, pois assim podemos aprender mais sobre os anseios e personalidade de cada faixa etária de nossos catequizandos. Parabéns pelo blog!!
    Matheus P. Passos
    Catequista de Pré-Crima
    Paróquia da Sagrada Família - Uberaba/MG

    ResponderExcluir
  49. Aqui é só a partir dos 6-7 anos, mas acho interessante conhece os de menos que isso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz