domingo, 6 de janeiro de 2013

Início da catequese pelo Brasil

Quem acompanha o blog "Catequese com Crianças" percebeu, e devem ter participado, da enquete na lateral do blog, que perguntou: Em que mês a catequese da sua comunidade retornará este ano.
O resultado ficou assim:

  • Fevereiro - 68,8%
  • Março - 29,3%
  • Abril - 0.6%
  • Somente no segundo semestre - 1,3%
Que bom ver que a maioria vai retornar em fevereiro como a minha comunidade. Durante o ano passado aconteceu que os feriados atrapalharam nossos encontros por coincidir de ser no sábado ou numa sexta, ou quinta - feira que o pessoal adora esticar. Este ano por exemplo haverá muito feriado no sábado, veja no calendário:
 
Vamos passar pela mesma dor de cabeça, e quais são elas? A maioria dos catequistas gostam de esticar, os catequizandos faltam bastante, os encontros não rendem e aí vamos nós terminando o ano, catequizandos com pouca preparação para receber Jesus (e acabam passando de liso).
Sou meio teimoso, as vezes quando cai num feriado como por exemplo 7 de setembro (Independência do Brasil), que este ano vai cair no sábado, provavelmente haverá catequista que vai dispensar os catequizandos. Particularmente, eu acho desnecessário e se eu sentir que deve ter encontro de catequese, arrumarei um jeito de realizar o encontro. Posso fazer um encontro no asilo, na casa de um catequizando, no parque florestal da cidade, enfim, não entra em minha mente ter que aceitar meia dúzia de encontros durante o ano e levá-los ao altar para receber Jesus Eucarístico despreparados.
Ao ver o resultado da enquete, percebo que há comunidades que iniciarão em março. No meu ponto de vista está tarde demais, começa em março, em julho dar uma pausa, e em outubro ou novembro todos de branco na igreja. Uma verdadeira Catequese relâmpado ou do faz de conta. Muitos catequistas (eu sei), ficam de coração partido por ver os catequizandos recebendo Jesus Eucarístico despreparados, imaturos, isso por que o catequista fica sem ação, por que deve respeitar uma coisa chamada "hierarquia". Eu só acho que quem coordena a catequese deveria ouvir mais seus catequistas "individualmente", por que NÓS CATEQUISTAS sentimos na pele a realidade dos nossos catequizandos (mas só sente isso CATEQUISTAS de verdade).
Quanto as comunidades que marcaram que o inicio será somente em abril e/ou no segundo semestre, estou sem palavras, mas ainda bem que foram poucas comunidades que marcaram essas duas opções e tomara que sejam poucas assim, pelo Brasil.

Que este ano possamos estar mais unidos ainda, e que possamos também nos encontrar pessoal, seria um sonho a realizar.

2 comentários:

  1. Abençoadíssimo ano novo de uma catequese muito frutífera! Que o espírito Santo venha em todos os momentos te iluminar! Abração, Jonathan!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz