sábado, 12 de janeiro de 2013

Batismo de Jesus


Com o batismo do Senhor, passamos do tempo do Natal ao tempo litúrgico comum. Tempo que vai nos revelar a missão de Jesus e o chamado feito a cada um de nós no dia do nosso batismo: sermos anunciadores da boa-nova do reino.

Enquanto João Batista prega a conversão dos pecados, Jesus vem e entra no rio Jordão, como todo o povo, para ser batizado. Mesmo sem precisar da remissão dos pecados, Jesus busca o batismo e se solidariza com o povo, une-se com quem deve ser salvo. Ao mesmo tempo, é revelado como o Filho amado do Pai celeste e recebe o Espírito que o investe da missão de profeta, sacerdote e rei.
Ao celebrar a festa de hoje, somos levados a refletir também sobre o nosso batismo. A exemplo de Jesus, ao sermos ungidos com o óleo batismal, desce sobre cada um o Espírito e somos proclamados filhos e filhas amados do Pai. Isso constitui grande alegria e nos leva a reconhecer no batismo, mais do que um peso sobre as costas, um dom, predileção de Deus, vocação à fé comprometida com o projeto de Jesus.
Recebendo o Espírito no batismo, fomos habilitados para a missão. Unidos a Jesus e a exemplo dele, tornamo-nos sacerdotes (servidores do culto), profetas (servidores da Palavra) e reis (servidores do povo de Deus).
Batizados em nome da Santíssima Trindade, entramos a fazer parte da comunidade, a grande Família de Deus. É aí que alimentamos nossa fé e fortalecemos nosso compromisso com Jesus e com os irmãos.
Nosso principal compromisso é seguir o caminho de Jesus, procurando viver uma vida nova, passando da solidariedade no pecado à solidariedade no amor e assumindo o projeto de uma vida livre da injustiça e da corrupção. Jesus passou a vida fazendo o bem; somos convidados a imitá-lo.
(Fonte: O Domingo)


Convido todos para refletir junto comigo:
Jesus já na sua idade adulta foi até ao rio Jordão para ser batizado. Jesus precisava ser batizado? Claro que não precisava, Ele quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar.
Hoje ouvimos muitos pais dizerem: - Meu filho será batizado quando crescer para que ele escolha a igreja a ser batizado.
Percebemos então, a carência dos pais serem evangelizados e tornar-se maduros quanto a fé. A pergunta que fica aos pais que dizem assim é:
  • Por que os pais não deixam os filhos crescer para escolher o próprio nome?
  • Por que os pais não deixam os filhos crescer para escolher seu próprio idioma?
  • Por que os pais não deixam os filhos crescer para escolher se quer ou não ir à escola?
  • Por que os pais não deixam os filhos crescer para escolher se quer ou não tomar tal remédio?
Percebemos que o primeiro passo a ser dado na educação e vida dos filhos são dos pais, e se os pais não dar o primeiro passo para os filhos, não existirá caminho para os filhos percorrerem.
Na escola por exemplo, os pais que vão e matriculam seus filhos, e a cada etapa concluída pelo filho, ele mesmo consegue se rematricular, ou seja, o primeiro passo é dado pelos pais e os filhos vão seguindo etapa por etapa sozinhos até chegar ao ponto de se formarem e escolher por vontade própria os estudos de sua futura profissão.
Jesus não seria capaz de expulsar uma criança da igreja e dizer a ela para voltar quando se tornar adulta e batiza-la. Muito pelo contrário, Jesus mesmo disse: Deixai vir a mim as criancinhas (Lc 18 . 16-17), devemos bater no peito e ter a grande alegria de dizer que somos filhos da igreja Católica Apostólica, tudo na nossa igreja se volta aos apóstolos de Cristo.
Se encontrarmos um mendigo na rua e perguntarmos a ele quem o batizou? Talvez diga que foi o Padre Reginaldo Manzotti (um exemplo). Perguntamos o Padre Reginaldo Mnazotti quem o batizou ele responde que foi o padre “tal”, e assim vai, e sabe onde vai chegar? Sem dúvida nenhum a essa história vai parar no(s) apóstolos de Cristo, por que foi Cristo que disse: Ide e evangelizai (Mc 16.15).
Outra pergunta só para concluir a reflexão é: O nosso querido papa sucede o lugar daquele que foi o primeiro papa, e quem foi o primeiro papa? Pedro, o apóstolo de Jesus Cristo.
É preciso conhecimento e inteligência bíblica para sentir as respostas de muitas perguntas que fica em nossa mente, quanto a dúvida de se o filho vai ou não ser batizado quanto pequeno, Jesus responde com clareza quando disse: Deixai vir a mim as criancinhas... (Lc 18.16).


Faltam dois dias para a votação da melhor frase da Campanha da Fraternidade 2013 CLIQUE AQUI e votem.
Olha só o recadinho abaixo:

3 comentários:

  1. olá, tudo bem. è muito bom participar de novas formações, o aprender é maravilhoso, e principalmente quando podemos transmitir de alguma forma tudo o que aprendemos. fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. ESPERO TUDO DE BOM, POIS VOCE TRANSMITE UM APRENDIZADO ATÉ PARA NÓS CATEQUISTA,QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE.
    ADRIMARA

    ResponderExcluir
  3. sou catequista e enfrento muitas dificuldades para o trabalho com as crianças ,as vezes por falta de material e sites como este tem me ajudado muito.Que Deus vos abençoe a cada dia.um abraço Nelcilenes Com.Santa Luzia de Posto da Mata -Ba

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz