quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Catequese Missionária

No Dia Mundial das Missões o Papa João Paulo II, disse: “Uma Igreja, fechada em si mesma, sem abertura missionária, é uma Igreja incompleta ou está doente”. O mês de Outubro é dedicado as Missões. Você catequista é especialmente chamado a viver uma catequese missionária.

Todos os cristãos são chamados a seguir aquilo que São Paulo diz: “Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (ICor 9, 16). 

Entretanto, a evangelização implica em quatro exigências:
Diálogo supõe pessoas com real valor, distintas e maduras na fé; Serviço é caracterizado pela gratuidade (Mt 5,45), revelação (Mt 7,12), fé no Criador (Mt 7,11) e esperança na criatura (Mt 7,18); Anúncio de Jesus Cristo e de seu Evangelho (Mt 28,18-20) e o Testemunho de vivência comunitária, em fraternidade de vida, de esperança e de construção do Reino que irradia no coração dos catequizandos.

Quem crê não pode deixar de testemunhar, de revelar e de anunciar Jesus Cristo. Assim a catequese deixa de ser passiva e receptora de conhecimentos para se tornar uma catequese impulsionada pela dimensão missionária. A Missão da Igreja é constituir todos os povos numa só família, num só Povo de Deus.

Além da Igreja local (a comunidade em que você vive), a Igreja Missionária é Universal, onde não há países, nem partidos, nem cor, nem raça, nem continentes. É o Reino no mundo inteiro, onde há um só Deus e um só Povo.

O Documento de Santo Domingo nos dá o seguinte ensinamento sobre a Igreja:

"A Igreja peregrina é missionária por natureza, uma vez que procede da missão do Filho Jesus e da missão do Espírito Santo, pela vontade de Deus Pai. A evangelização é a sua razão de ser; ela existe para evangelizar. Para a América Latina, providencialmente animada com um novo ardor missionário, chegou a hora de levar a sua fé aos povos que ainda não conhecem Cristo, na certeza convicta de que é dando a fé que ela se fortalece" (DSD 12).

A Igreja é a presença da ação de Cristo no mundo. Sua missão é a mesma de Jesus: mostrar aos homens o amor de Deus e a fraternidade entre os homens. A catequese é uma força evangelizadora em nossas comunidades. Envolve a família, os pais, jovens, crianças e comunidade. Onde a catequese é assumida com esmero, com investimento na formação de catequistas, na atualização do método e dos conteúdos, ela exerce uma missão fundamental na formação das comunidades e na evangelização.

Oração dos Missionários:
“Senhor, venha nos ensinar a não amar só a nós mesmos, e não nos contentar em amar só a nossa família, nem amar só aqueles de quem gostamos. Venha nos ensinar a pensar nos outros. Não deixe, Senhor, que sejamos felizes sozinhos. Eu gostaria tanto, Senhor, de ajudar os outros a viver e repartir, com amor, a riqueza dos dons que tenho e todas as riquezas do mundo para que todas as pessoas sejam felizes, porque tomam parte da sua criação e do seu amor. Amém”.

Aprofundamento: Leia e reflita: Mt 16, 18-19 e responda: ‘Todos somos missionários? Por quê?

(Catequisar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz