segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quaresma e o seu sentido

Na quarta-feira de cinzas tem início a quaresma, tempo de organização para a festa da Páscoa.
Em um período de 40 dias, a igreja se une ao mistério de Jesus no deserto.

Mais do que simples preparação para a Páscoa, a Quaresma é tempo de grande convocação para que toda a Igreja se deixe purificar do velho fermento para ser uma massa nova, levedada pela verdade.

É um tempo favorável de nos convertermos ao projeto de Deus, ouvindo e acolhendo sua Palavra sempre viva e eficaz, que nos faz retomar a opção fundamental de nossa fé feita no Batismo.

A Quaresma nos chama à reconciliação, à mudança de vida, a assumir a busca da humanidade inteira por libertação, justiça, dignidade, reconciliação e paz.

A Quaresma coloca a Igreja bem solidária à paixão de Cristo e solidária também à paixão da humanidade, que sofre sem rumo, uns oprimindo, outros sendo oprimidos. “Assim como carregamos as culpas uns dos outros, carregamos também o sofrimento nosso e alheio, pois somos um só corpo e, como no corpo humano, o que afeta um membro, afeta todo o corpo”.

A Quaresma tem o sentido maior de fazer-nos redimir as nossas faltas e também as faltas de toda a humanidade. É o sentido da solidariedade e, através dela, a preparação dos caminhos de um mundo melhor, mais fraterno, em direção à Ressurreição.

8 comentários:

  1. Olá, meu nome é Carlos Augusto e moro em Manaus!
    Queria saber algumas dicas de como prepara o ambiente para a celebração de 1º Eucaristia, pois daqui a 8 dias minha comunidade estará vivenciando este acontecimento, e AGRADEÇO SE RESPONDER....


    ESTOU ESPERANDO A RESPOSTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os catequizandos que irão fazer Primeira Comunhão?

      Aqui nós enfeitamos o altar com flores, na hora do ofertório fazemos a entrada da uva, do vinho, pão e trigo, e deixamos no altar.

      No mais acho que é só, não sei se ajudei você Carlos, mas seria melhor se tivesse fotos pra você ter uma ideia melhor.

      Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Olá Jonathan, estou preparando o caderno para desenvolver o projeto catequese em família. Vou trabalhar com a 1ª Eucaristia. São três turmas, e tenho certeza que as outras catequistas também vão adorar a ideia. Depois eu te conto como foi. Obrigada por nos ajudar com suas ideias geniais.
    Mudando de assunto, criei um blog de educação infantil, como você havia sugerido. Não tenho tempo para postar grandes coisas, mas postarei fotos e um pequeno relato de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano.
    Depois você espia lá. kkkk
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, esqueci de deixar o endereço- http://wwweduc-infantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá sou Alcione e sou de Lagoa Santa adorei seu blog, minha catequese é com crianças a partir d 06 anosm e as informaçoes aqui são bem claras. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alcione, estou feliz pela sua visitinha, e que bom saber que a postagem foi clara e objetiva para você. Sempre é bom investir em nossa formação de catequistas, e por isso temos que correr atras, pois catequista curioso é um ótimo sinal. Seja sempre bem vinda!!

      Excluir
  5. Oi Jonathan!
    Gostei muito do seu blog, aproveito para agradecer esse espaço, que só vem ajudar na nossa missão de evangelização. Sou catequista na Paroquia de santa Terezinha do Menino Jesus em Maceió. Deus te abençoe! Um abraço.
    Lydiane Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lydiane Magalhães, não precisa de agradecer, faço este blog por amor as coisas de Deus. Eu é que devo agradecer o seu carinho.
      Seja bem vinda!!!

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz