quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Catequese em Família

Outra novidade que venho apresentar, CATEQUESE EM FAMÍLIA.

Lembram dessa ideia que tive e comecei a postar algumas atividades sobre esse projeto lá no Blogo Jonathan Cruz? (Clique Aqui e reveja as postagens).

O objetivo dessa ideia, foi aproximar mais as famílias da catequese, por que todos nós catequistas sabemos que é de extrema importância a presença familiar na educação cristã dos filhos, e nem todas as comunidades tem o privilégio de andar juntas (igreja & família).

Então, colocando a CUCA para trabalhar, me veio em mente o nome CATEQUESE EM FAMÍLIA. Pronto, o nome para alguma coisa estava criado, agora é criar alguma coisa para este nome brilhar rsrsrsrsrs.

No começo eu mandava uma tarefinha para os pais realizarem juntos com os seus filhos. E como nada é perfeito, não foi 100% o resultado, digo que foi 80%, ou seja, de 30 catequizandos, 20 famílias tinha o compromisso com a catequese, e por incrível que pareça, as famílias mais humildes é que foram mais presentes na realização desse projeto CATEQUESE EM FAMÍLIA (por isso que devemos olhar para o próximo com os olhos de Jesus e nunca julgar).

Esse ano dei uma repaginada no CATEQUESE EM FAMÍLIA, e ao invés de mandar "tarefas de casa" para os pais todo encontro (rsrsrsrs), irei mudar, vou mandar algo mais atrativo.

Ficaram curiosos? Calma, que tirei fotos para todos vocês terem uma visão melhor da novidade.


Esta é a sacola feita de TNT que o catequizando irá levar para casa.
Mas uma sacola vazia? Claro que não rsrsrs, é um verdadeiro kit de evangelização. Vou apresentar para vocês o que possuem dentro dela.


Dentro da sacolinha haverá:
1 - Uma Bíblia;
2- Um caderno de registro;
3- Uma pasta para colocar o caderno de registro;

Vejam agora cada objeto e qual a sua função:


Esta pasta será para colocar o caderno de registro, para melhor conservação e evitar amassar o caderno;



A Bíblia será para a Leitura Orante em família.
A cada encontro o catequista irá passar a sacolinha para um catequizando, e dentro da Bíblia estará marcado com um bilhetinho escrito o capítulo e versículo para a família fazer a leitura orante da Bíblia.


Caderno de Registro


A primeira página do Caderno de Registro será com as regrinhas para bom andamento do CATEQUESE EM FAMÍLIA.

Veja as regrinhas:



Nas outras páginas do caderno será para o registro da família e da criança.
Veja como será a folha de registro da família:


E assim que ficou o CATEQUESE EM FAMÍLIA, reformulado e bem mais atrativo. Espero que possa surgir bons resultados, e o mais importante, que essa forma de evangelizar faça com que as famílias vejam a importância da leitura orante da bíblia em casa. Que a palavra de Deus possa fazer parte da vida familiar de muitas e muitas famílias.

Podemos também dar um presentinho no final do ano para aquela família que caprichou no caderno de registro rsrsrs. Catequistas, não se esqueça de dar uns minutinhos durante o encontro para o catequizando apresentar para a turma o ensinamento que aprendeu com a leitura da Bíblia, esse é um dos maiores pontos a ser trabalhado.

Uma outra coisa que estou pensando....
Será que no final do ano eu fico com o caderno de registro pra mim de lembrança, ou faço uma doação do caderno para alguma família, para paróquia? Se alguém tiver alguma ideia do que devo fazer, ficarei feliz em saber!

Até a próxima ideia mirabolante de Jonathan Cruz rsrsrsrs.

102 comentários:

  1. Queridoooooooooooo, q lindo!!
    Amamos!!
    É pena que aqui ainda não podemos trabalhar assim, mas que capricho hein?
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Meu anjooo ameiiii!!!
    Nesta semana mesmo vou providenciar tudinho...
    Muita Paz e Luzzz!!!
    Deus te abençoe, Deus te abençoe, Deus te abençoe!!!
    Beijokas no coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tantos "DEUS TE ABENÇOE" só me resta dizer amém, amém , amém rsrsrs.

      Excluir
    2. Oi Jonathan, tudo bem? Que maravilha de ideia! Estou fazendo esse ano um Encontro nas casas dos catequisandos, Catequese em Família! Está sendo um sucesso! A cada semana vamos na casa de um catequisando, monto um encontro diferente a cada semana, está sendo uma partilha muito rica! Vou adotar essa sua sacolinha de evangelização! Adorei,parabéns querido,Deus lhe abençoe!

      Excluir
  3. Só vou fazer duas modificações: Uma cor mais neutra da linda bolsa.
    E na partilha deixar espaço para respostas de todos os membros da família. Pois muitas vezes, apenas as mães participam da vida religiosa dos seus filhos. (Essa é a realidade da Paróquia ao qual pertenço)...
    Assim todos participam e poderemos iniciar o método catecumenal (RICA), refletindo a importância de todos participarem ativamente da vida missionária na Igreja. Tenho certeza Jhonatan que este método será uma grande motivação para as famílias. Obrigado, muito obrigado de coração por esta partilha! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elany, devemos sempre adaptar as ideias conforme nossas realidades. E sobre a cor da bolsa, ficou um pouco afeminado pro lado do lilás, mas é por que ando na moda da economia, fui ao fundo do baú daqui de casa e achei o pano lá, lavei e pedi minha vovó para fazer a bolsa, mas acho que deve ser neutra acor mesmo. Ainda bem que meus pequenos não colocaram na cabeça essa ideia de cor rsrsrsrsrsrs.


      PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!

      Excluir
  4. Oi Jo querido...que lindo adorei,e o mais importante tem a biblia dentro heimm....muito legal mesmo...amo ler a palavra de Deus...ja te falei isso né tenho varias biblias...e uma delas é de criança toda fofa,rsrsrs.Esta sacola me fez lembrar do tricos que fazia em SP,pra um progeto social muito sério,(tricoteiras Solidarias),amo trico ,elas sempre faziam sacolas pra brinde..ah adorei esta idéia...parabens ta td lindooo...Que o SEnhor te abençõe muito..bom fim de semana...fik na paz.Lembre se: Jesus te ama muito!!

    ResponderExcluir
  5. PUxa Jonathan, e eu que achava ser apaixonada pela catequese... Vc é muito mais! Só uma pessoa apaixonadíssima se dispõe e pensar e em elaborar coisas assim, na tentativa de bem catequisar e tb de atingir as famílias...Olha, Jesus te ama muito, sabia? Que Ele te cuide sempre e guie teus caminhos...vc merece ser muito feliz!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. JONATHAN ESTA IDÉIA É MARAVILHOSA ,ESTAREI PASSANDO PARA A PASTORAL FAMILIAR DA MINHA PARÓQUIA,POIS SERÃO ELES QUE IRÃO TRABALHAR COM AS FAMÍLIAS DE CADA UM DOS CATEQUIZANDOS ESTE ANO, E ESTAREI SUPERVISIONANDO TUDINHO DE PERTO, COMO COORDENADORA DA CATEQUESE. SERÁ MARAVILHOSO INCLUIR ESTA SUA IDÉIA NESTE PROJETO.EITA CABECINHA QUE FUNCIONA COM A LUZ DO ESPIRITO SANTO A TODO VAPOR. BEIJUS QUERIDO E COMO VC SEMPRE DIZ MUITA LUZZZZZZZZZZZZZ PARA TI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane...
      Gostei dessa ideia...
      A Pastoral Familiar trabalhar com as famílias das crianças da Catequese...
      Obrigado pela partilha, vou levar a ideia pra minha Paróquia... Beijinhos no coração meu anjo...
      Paz e Bem!

      Excluir
  7. Jhonathan parabéns!Com certeza o Espírito Santo te iluminou para compartilhar com todos nós esta idéia maravilhosa.Perto da minha casa tem um E.M.E.I que trabalha projeto de leitura com as crianças mandando um livro para se ler com as famílias nos fins de semana e isso é muito importante.Essa sua idéia vai ajudar muito a nossa pastoral aqui da minha paróquia porque não conseguimos trazer os pais para igreja mas com esta idéia com certeza vamos colher frutos e valorizar mais a catequese e o nosso trabalho.Parabéns.Ah!Minha opinião e que guarde esse caderno com você para suas recordações.Paz e Bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando mesmo, ficar com esse caderninho para recordação, será um pedacinho dos meus catequizandos que ficará comigo. rsrsrs

      Excluir
  8. Oi Jonathan! Fiquei encantada com a sua idéia. A cada dia me sinto mais feliz em fazer parte de um grupo com pessoas tão iluminadas como você. Essa é a grande riqueza de ser "Catequista Unido", podemos partilhar idéias, mesmo que estejamos distantes. E essa sua idéia é maravilhosa para trabalhar com as famílias. Aqui em minha Paróquia a realidade não é muito diferente, poucas famílias participam ativamente da vida da Igreja, costumo dizer que alguns querem que seu filho receba o "sacramento de gaveta", que é aquele que você recebe, guarda na gaveta e deixa lá esquecido, quando sentir algum problema grande que precisar de Deus é que lembra desse sacramento guardado na gaveta. Também vou sugerir sua idéia aqui em nossa comunidade e espero que essa sementinha encontre muitas terras férteis por onde passar. Um grande abraço e um carnaval de muita PAZ E LUUUUUUUUUUUUZ!

    ResponderExcluir
  9. Jonathan, me empolguei tanto no meu desabafo que esqueci de dar sugestão para o caderno. Na minha opinião, no final do ano o caderno e a Bíblia podem ficar com a família que cuidou melhor deste material, como forma de presenteá-los e eles poderão ter também como incentivo para continuar refletindo a Palavra de Deus em família. Se mais de uma família for merecedora, pode-se fazer um sorteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Kesia a expressão "sacramento de gaveta" vou lembrar na reunião de pais, é muito boa para refletir rsrsrs. Quanto a ideia do que fazer com o caderno acho que vai ficar comigo, pois será um pedacinho das crianças que ficarão comigo, e a Bíblia não posso dar para os outros assim não menina rsrsrs, onde já se viu? E depois? kkkkkk Mais eu vou sortear um brinde para aquela família que mais se dedicar a vida religiosa.

      OBRIGADO PELAS DICAS.

      Excluir
    2. Uma ideiazinha... rs
      Convidar as famílias para um chá da tarde, partilhar este momento como "um fechamento" no finanl do ano e depois fazer este sorteio...
      Se encontrar uma lembrancinha baratinho, poderá até presentear a todas as famílias que participaram...
      Obrigado, obrigado, obrigado amigo!
      Paz e Bem!

      Excluir
    3. ótima,ótima ótima ideia!!! Sabe que sonho estou tendo Elany? Tô querendo fazer um almoço para comemorarmos com todas as crianças que vão fazer primeira comunhão... mas é um sonho que quero realizar, vamos ver no que vai dar néh? rsrrs, mas vou aderir esta ideia sua também!!!

      PAZ E LUZ!!!

      Excluir
    4. Que bom que gostou amigo. Aqui em nossa paróquia fizemos pela primeira vez ano passado um café da manhã para os pais, padrinhos e catequizandos da Catequese II. Foi no dia da Renovação das Promessas do Batismo deles. Como a Missa da Catequese acontece aos domingos, 11 horas, eles foram convidados a chegar 9 horas, houve um momento de partilha deles com os catequistas e logo o café foi liberado. Estava tudo muito lindo. Mesas arrumadas para acolher às famílias, em cada lado do salão montamos duas mesas bem grandes com sucos, café, chocolate, chá, pães, biscoitos, etc... Eles foram se servindo e tudo saiu perfeitamente, graças a Deus. Pensamos em tudo com carinho. Até mesmo na hora de terminar esta grande festa, para que fosse respeitado o jejum litúrgico, pois haveria a Missa da Renovação logo depois. Em relação ao almoço, já pensei também. Ano passado consegui fazer com as crianças na casa das Irmãs Franciscanas, próximo a Igreja, num lugar com muito verde, espaço, quadra... Foi numa manhã de brincadeiras e formação com eles. Tomamos café, brincamos, visitamos o Sacrário lá na Capelinha, lindinha por sinal, pequenina, com um lindo tapete no chão, almofadas espalhadas, entramos lá descalços ... Dinâmicas... Após o almoço os responsáveis chegaram e apresentaram lindos trabalhos que haviam preparado com seus filhos em casa, em família. Foi um dia bem especial...

      Excluir
    5. ainda vou fazer isso aqui, você vai ver.... vou publicar aqui no blog até as fotos, aguarde!!! rsrsrs

      paz e luzzzz pra você sempre

      Excluir
  10. Oi Jonathan!
    Muito boa ideia.
    O caderno será uma grande recordação não só pra vc,mas para toda a catequese.
    Estamos no ano do Jubileu de prata da Capela onde participo e estamos tentando resgatar fotos, documentos... enfim muitas coisas que aconteceram durante esses 25 anos para fazermos uma grande exposição para a comunidade. Já pensou isso acontecendo em sua comunidade? Que belo material poderá apresentar, não é? Guarde-o com muito carinho.
    E, sem querer me meter na sua bolsinha... acho que colocaria uma imagem da Sagrada Familia para que essa família pudesse fazer suas orações diárias. Aproveite e coloque a oração da familia.
    E se me permitir vou começar a preparar a minha kkkk
    abraços.
    fique com Deus

    ResponderExcluir
  11. estimado Jonathan es una idea muy pero muy buena la de el kit es algo que voy a aplicar con los niños de la catequesis el próximo ciclo muchas gracias y mil bendiciones

    ResponderExcluir
  12. Nossa Jonathan!!!!Que lindo....Quanto amor...quanta dedicação!Eita to maravilhada aqui rsrs!Nossa menino,que cuca danada de boa essa sua heim???como dizia minha mãe:benza Deus!!!Passei aqui pra te visitar,e olha só to levando mais uma ótima ideia...brigado por partilhar...beijo enorme nesse teu ♥ lindo!Paty♥

    ResponderExcluir
  13. Oii Jonathan minha mãe adorou a idéia e ja vai providenciar tudo,disse que vai colocar um folha com os nomes das crianças tipo -TURMA 2012-e até fotos de toda turma juntos colar no caderno,na bolsa ela vai colocar a Sagrada Familia em e.v.a,estou empolgada porque vou ajuda-la a fazer.Deus te abençoe e ilumine com mais idéias que ajuda muiiitas catequistas.BJSSSSS!!

    ResponderExcluir
  14. Gente! Quanta unção, somente um catequista de oração para ter essa grandiosa ideia!!
    Parabéns, Deus te fortaleça a cada passo.
    Graça e paz!
    Girleide Melo
    girleidemelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. OI JONATHAN!! PARABÉNS QUE ÓTIMA IDÉIA ESTOU PRECISANDO DE VC NA MINHA PARÓQUIA QUE DEUS ABENÇOE...
    DILZA MUNDO NOVO BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk... tô rindo de você Dilza, quem me dera ter o poder de mim teletransportar e poder ajudar várias catequese pessoalmente, mas tenho o blog que daqui eu posso ajudar aí, onde você está rsrsrs. Obrigado pela visita, volte sempre!!!

      Excluir
  16. Oii Jonathan!
    Tudo bem?
    Encontrei o seu blog pesquisando coisinhas pros meus filhotes e estou muitíssimo apaixonada pelo seu trabalho e dedicação!
    Essa ideia da catequese em família é MARAVILHOSA!
    Sério mesmo... Muito boa!
    Com certeza vou fazer!
    Muito obrigada pela ideia!
    Que Deus o abençõe muito e o ajude a continuar dando tão boons frutos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane!!! Foi Deus que te trouxe até ao meu blog. Seja sempre bem vinda!!! Fico muito feliz em poder ajudar.

      paz e luzzzzzzz

      Excluir
  17. Olá Jonathan tudo bem? sou catequista e estava procurando uma dinamica foi quando me deparei com seu blog noooooooooooooooooooooosa meu Deus fiquei maravilhada não vou deixar você jamais vou te seguir sempre que Deus te abençoe e dê muita sabedoria e que Nossa Senhora passe na frente e interceda por ti e por todos nós valew mesmo bjs nilde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilde, o que tenho a dizer pra você é: obrigado,obrigado e obrigado sempre!!! Nem sei se mereço tantos elogios assim rsrsrs. Volte sempre!!!

      Excluir
  18. Jonathan, muito bom, adorei e já copiei,depois volto pra te contar nossa experiencia ok? Que Deus te abençoe e te ilumine sempre com essa ideias maravilhosas!
    katiuscia

    ResponderExcluir
  19. Abençoado, amei essa idéia de catequese em família e vou botar em pratica.
    Que Jesus continue abençoando a sua vida.E tenha certeza que vou te seguir sempre.

    Deus te abençoe!

    JOELMA CARNEIRO
    ICHU-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma, que comentário mais lindo e motivante!!! Fico muito contente em te ajudar. Sinta-se sempre muito bem vinda!!!

      Excluir
  20. Estou amando este blog, quantas coisas bacanas podemos fazer na catequese,
    Faço como a Joelma
    que Deus te abençoe
    e abençõe cada um de nós que o buscamos para melhor servi-lo.

    abraços
    Renata- BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata fico feliz de te ver contente com o blog. Seja sempre bem vinda!!!

      Excluir
  21. Em primeiro lugar quero agradecer a DEUS por colocar pessoas como vc aqui na terra com inteligencia e humildade para compartilhar suas ideias com outras pessoas adorei sua ideia vou colocala em pratica hoje q DEUS continue te abençoando parabens por sua criatividade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas belas palavras Clarice, se der me envie o que você fizer, meu email é jonathanroberto007@gmail.com

      Adoro anunciar aqui no blog rsrsrsrs. Volte sempre!!!

      Excluir
  22. Jonathan Cruz, gosto muito das suas idéias. Meu nome é Claudia e sou coordenadora da catequese infantil da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Manilha - RJ. Resolvi fazer a 'catequese em familia' também aqui só que com algumas adaptações. Se puder visite o nosso blog para ver como ficou.

    http://catequesepnsf.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. oi jonathan gostei muito de suas ideias,gostaria que voce mandasse sugestões para catequese de primeira fase de crisma. que Deus te abençoe abraços Rose s.p

    ResponderExcluir
  24. Jonathan estou encantada com sua criatividade e dedicação,esse é meu primeiro ano como catequista e gostaria de levar essas ideias para minha paroquia, vou fazer o máximo para dar certo. Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos, abraço.
    Rebeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, tenho certeza que estas ideias vão dar certo em sua catequese, pois o primeiro passo você deu, que é buscar algo novo para aplicar em sua catequese, agora é só coloca-los em práticas. Boa Sorte e tenha um bom e abençoado trabalho.

      Volte depois com novidades e se possível me mande fotos tá?

      PAZ E LUZZZZ

      Excluir
  25. OI Jhonatahan,



    Parabéns pela idéia....adorei.....que Deus te ilumine sempre!!!


    Consolata Ferreira
    Boa Vista - Roraima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Consolata, seja bem vinda sempre. Fico feliz com sua visita.

      PAZ E LUZZZZ

      Excluir
  26. Oi Jonathan,
    passa lá no meu blog para ver os incentivos que bolei para os encontros,
    bjs, Lúhh♥
    link
    http://lucianemaria.blogspot.com.br/2012/04/incentivos-discipulos.html

    ResponderExcluir
  27. Deus te Abençõe Jonatham, por favor me explique, o caderno é um so para todos, ou um para cada catequisando, me desculpe pela pergunta, fique com Deus, muito obrigada, estarei esperando resposta.Rosa Fontana kawao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, obrigado pela visita.

      O caderno é somente um para turma toda, e a cada encontro um catequizando leva-o para casa. E assim cada encontro acontece a troca.

      Espero que tenho tirado a sua dúvida.

      Excluir
  28. Deus Abençõe, mais uma vez preciso saber se o registro dos adultos fica no caderno ou se fica com a catequista, obrigada mais uma vez.fique com Deus, mais uma vez aguardo resposta. Deus te Abençõe muito pela atenção Rosa Kawao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosa, tudo será registrado no caderno, no final, esse caderno irá se tornar um livro, e um livro bastante abençoado.

      Abraço,

      PAZ E LUZZZZZZZZZZZ

      Excluir
  29. Muito obrigada, Deus te Abençõe, que o Espirito Santo de Deus continue te iluminando,com muita sabedoria e muita paciencia para responder as perguntas,das pessoas mais velhas como eu, pois tenho 71 anos, estou começando agora dar catequese,estou aprendento muito com você,beijos no teu coração.ROSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, que graça de pessoa você é rsrsrsrs, conto com sua oração para Deus me iluminar, para que com o meu trabalho eu possa ser luz pra vocês.

      PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZ

      Excluir
  30. Oi Jonathan, vc é mesmo D+
    Amanhã mesmo vou providenciar todo o material e iniciar a catequese em família. Sua idéia é MARAVILHOSA, o Espirito Sannto vem agindo em vc e nos enviando estas sugestões. Que Deus te abençõe sempre....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, você que é D+ com essa animação toda, já viu a ideia e já colocar em prática. É isso mesmo, catequista deve ser assim, alto astral, animado e não esperar e deixar pra depois. Depois vou querer ver as fotos do seu kit Catequese em Família, viu? Me envie por email tá? jonathanroberto007@gmail.com

      Excluir
  31. Oi Jonathan, parabéns por seu trabalho.Gostaria de fazer a leitura orante da bíblia com meus catequizandos. Como trabalho a leitura orante com essas crianças?
    Sou coordenadora da catequese da Comunidade Sagrada Família,bairro Alphaville
    Timóteo,M/G.
    Tenho catequizandos de 04 anos até 16 anos.Muito obrigada. Meu nome é Jaqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline, obrigado pela visita. Querida, a leitura orante da bíblia é essencial aos encontros de catequese, e nós catequistas temos que saber a melhor maneira de semear a sementinha que é a palavra de Deus, até mesmo pelo motivo de você ter crianças a partir dos 4 aninhos. Para crianças menores, temos que simplificar, mas não tirar o sentido da leitura orante. Não adianta pegar a bíblia e ler, ler, ler até as crianças ficare, bocejando rsrsrs. Eu, geralmente conto o texto bíblico, conto atraves de teatro, fantoche, e no final dou um cartãozinho com o versículo que resume todo aquele capítulo que contei.
      Os maiores a partir dos 12 anos de idade já podem ler diretamente da bíblia, pois são maiores, mas nada impede do texto bíblico ser em forma de teatro e fantoche que eles mesmos pode fazer ao invés do catequista.
      Crianças menores gostam de ver, assistir, por isso nós catequistas devemos nos apresentar, encenar e dramatizar as histórias para eles. Já os maiores gostaram de se apresentar, de movimentar, de mexer o esqueleto rsrsrs sugiro sempre colocar os maiores para apresentar teatro, entre outros.
      Querida, espero ter ajudado.
      Um grande abraço, volte sempre.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, fiquei muito entusiasmada para trabalhar logo com todas essas idéias e gostaria de avisar que uso muitas de suas idéias na minha catequese. Um abraço. Fique com DEUS.
      JAQUELINE

      Excluir
    3. rsrsrs... Fico feliz em poder ter ajudado Jaqueline, estarei sempre a disposição e ajudarei no que te em meu alcance tá bom? Volte e me dê noticias. Abraço.

      Excluir
  32. como a nossa catequese está em recesso eu estou anciosa pra começar e colocar em prática essa dinâmica maravilhosa eu achei a idéia bárbara isso com certeza foi obra do Espírito Santo só pode ser é inspiração dele poque ele mesmo é dinâmico cada vez q vejo eu fico encantada aliás eu estou encantada com esse blog. Parabéns que Deus ilumine cada vez mais ! Cláudia Celeste Jaboatão dos guararapes Recife

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia Celeste, que maravilha receber a honra de sua visita. Fico feliz por gostar do blog e das ideias composta nele. Vou torcer para quando sua catequese voltar do recesso você e seus "pequeninos" aderir o "Catequese com Família" aqui comigo está dando ótimos resultados.
      Um grande e carinhoso abraço.

      Excluir
  33. Jonathan, adorei o material! Vou fazer com certeza. Gostei também do álbum de figurinhas!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Jonathan, vc é uma pessoa iluminada por Deus com essas idéias maravilhosas,e com um coração bondoso, expõe todas para auxiliar pessoas, catequistas que vc nem conhece.Muito obrigada por este blog,pois esta sendo uma benção na minha catequese,muito bom.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  35. Jonatas,quanta idéia brilhante,vc é ungido pelo SENHOR!!Esta será minha meta (catequese em familia) ,para o próximo ano...2013!!Nós catequistas precisamos renovar sempre,isto agrada ao SENHOR,ao catequizando,a familia e a todos nós que vibramos com cada passo que as crianças conquistam.]grande abraço.PAZ E AMOR!

    ResponderExcluir
  36. Oi Alida, que sua meta seja alcançada e abençoada por Deus. As vezes minha querida é preciso evangelizar as famílias primeiro que os filhos. PAZ E LUZZZZZ

    ResponderExcluir
  37. Parabéns, pelo projeto, sou professora de escola dominical (evangélica) e vou colocar em prática essa idéia, que é ótima, pois muitas vezes os adultos não acham tempo para ler a palavra de DEus, e assim a prática da leitura da Bíblia alcançará toda a família. Que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  38. rapaz, vc é demais! Descobri teu blog hoje, e já me apaixonei ! que Deus te abençoe, para continuar firme sempre ! Os dons do Espírito se multipliquem sempre mais e mais em seu coração.
    Deiguimar Pagotto Maritns

    ResponderExcluir
  39. Amei a sua ideia,está de parabéns, vou aproveitá-la nesse mês que vamos entrar que é dedicado à Bílbia. A Paz de Jesus. Beijos Marilane

    ResponderExcluir
  40. Eu minha amiga Alexsandra amamos a ideia e esatamos pensando em colocar em pratica e depois repassar aos outros catequistas da cominidade. parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo de vocês colocarem em prática e com isso, colher bons frutos desse projeto lindo, que a cada dia me encanta mais.

      Excluir
  41. Foi Deus quem me mandou aqui, nesta sua linda casa. Estive 2 (perturbadores) anos afastada da Missão catequética. Mas não pude resistir ao chamado de Deus. Voltei. E retornando me deparo com a mais doce lembrança da minha catequese: Minha família me catequizou, antes de eu ser matriculada na Catequese formal. Lembrar disso me alegra o coração.
    Certamente, a idéia de Deus(que vc pescou) para inserir a família na catequese, é brilhante. Parabéns por sua abertura à vontade de Deus.
    Posso te visitar mais vezes? rs
    Que a Luz que emana do Sagrado Coração Eucaristico, ilumine sua inteligencia e aumente em você o amor pelos pequenos do Reino.

    ResponderExcluir
  42. Oi Jonathan, estou começando como catequista, preciso aprender muito. . . Tenho pesquisando muito na internet e adorei seu blog. Tenho utilizado muitas idéias suas e o que quero tentar agora é a " Catequese em família" achei uma super idéia vou tentar realizar com a minha turminha. Parabéns!!!! Que Deus continue sempre a te iluminar!! Um grande abraço Dani. Sou de Cornélio Procópio Paraná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que bom receber sua companhia aqui no blog!
      Desejo que sua caminhada como catequista seja longa, e que durante esse longo caminho que você possa ser muito abençoada.
      Um grande abraço e volte sempre!
      Paz e luz!

      Excluir
  43. amei ...levarei essa ideia para minha comunidade!!!

    ResponderExcluir
  44. Oi Jonathan Paz e Bem,conheci seu blog hoje e já me inscrevi,pois AMEI,sou catequista a 33 anos,amo a Catequese,é a menina dos meus olhos,a 22 anos nossa catequese é familiar,é um trabalho difícil mas muito gratificante.Amei a sua ideia ,pois nosso trabalho é diferente,fazemos encontro semanal com os pais na paroquia,e passamos o encontro para eles,que devem junto com o filho(a) ler refletir e responder as perguntas,no sábado nos encontramos com as crianças,e ai juntos discutimos,e fazemos uma dinâmica.
    Trabalhamos com o Evangelho do domingo.Sou a coordenadora da Pastoral e vou levar sua ideia que ma agradou demais.Obrigada meu irmão pelo seu trabalho, e parabéns.
    Fique na paz de Jesus e no amor de Maria.

    ResponderExcluir
  45. Oi Jonathan,eu ameiiiiiiii,vou levar para a reunião de pais que farei,você como sempre inspirado com O ESPIRITO SANTO.
    lembrando a vc que faça uma visitinha ao meu blog,desde já agradeço,um abração e a paz de Jesus e o amor de nossa querida Mãezinha........

    ResponderExcluir
  46. http://diaswania.blogspot.com.br/
    esse é o meu blog,estou iniciando...rsrs

    ResponderExcluir
  47. Oi jonathan, o Espírito Santo me guiou até o seu blog,procurando atividades para os meus catequisandos e me deparei com essa maravilha.Você com certeza é um sinal de Deus na sua paróquia, eu quando crescer quero ser igual a você rsrsrsr.Vou aderir com algumas adaptações a minha realidade ao seu projeto na catequese que eu participo,parabéns querido que Jesus Misericordioso te abençõe sempre.Josinês Cabral- Manga-MG

    ResponderExcluir
  48. Olá Jonathan,

    Paz e Bem!

    Preciso de sua preciosa ajuda com relação a preparação dos roteiros com os temas para catequese conforme cada turminha, gostaria de ajudar mais os catequistas da minha comunidade e com essa orientação.

    Abraços!


    Consolata Ferreira - Roraima

    ResponderExcluir
  49. Nossa eu ameeeeeei isso, tem um tempão que eu estava pensando em alguma coisa pra fazer com a familia, e não sabia o que fazer! Vai ser interessante fazer isso na minha comunidade, pois eu qui ser catequista me periferia então é muito delicado mexer com as familias, e eu acho que agora essa ideia vai da certo! Muito obrigado irmão, a paz de Jesus e o amor de Maria, pra você e sua familia!

    ResponderExcluir
  50. Ola, meu nome e Cecilia,tenho 10 anos, amei o seu blog parabens! Com certeza voce e um iluminado! parabens! Que Deus o abençoe, e a sua familia ! Minha mae e catiqueista , um dia quero ser igual a ela, e ja sou coroinha.

    ResponderExcluir
  51. Olá Jonathan, me chamo Márcia Regina, moro em Elói Mendes sul de Mg, sou Catequista, e, implantei na minha etapa de catequese, o Projeto Catequese em Família no ano passado (2013), fiquei muito feliz com o resultado, os relatos das famílias chegaram a emocionar os nossos catequistas, ex: famílias que não sentavam para fazer uma oração juntos conseguiram ter essa oportunidade, e, gostaram muito, disseram que uniu mais a família.Amém. Agradeço por partilhar essa idéia conosco. Deus o abençoe sempre, somos amigos inseparáveis do seu blog, você está sempre em nossas orações...Logo postarei fotos....Paz e bem...

    ResponderExcluir
  52. Olá Jonathan, me chamo Márcia Regina, moro em Elói Mendes sul de Mg, sou Catequista, e, implantei na minha etapa de catequese, o Projeto Catequese em Família no ano passado (2013), fiquei muito feliz com o resultado, os relatos das famílias chegaram a emocionar os nossos catequistas, ex: famílias que não sentavam para fazer uma oração juntos conseguiram ter essa oportunidade, e, gostaram muito, disseram que uniu mais a família.Amém. Agradeço por partilhar essa idéia conosco. Deus o abençoe sempre, somos amigos inseparáveis do seu blog, você está sempre em nossas orações...Logo postarei fotos....Paz e bem...

    ResponderExcluir
  53. Olá Jonathan, moro em Elói Mendes sul de MG, sou Catequista e implantei no ano passado o Projeto Catequese em Familia, obtendo lindo e emocionantes resultados, famílias relatando que com o Projeto a família teve um tempo para rezar junta ficando assim mais unidas, o que antes não o faziam. Ficaram mais comunicativos uns para com os outros, mais amorosos rezando juntos a Bíblia, etc. Emocionando os nossos catequistas. Agradeço por partilhar essa idéia conosco.Deus o abençoe sempre... Você estará sempre em nossas orações...Logo posto fotos...Paz e bem...

    ResponderExcluir
  54. Lindo! Amei! Vou fazer com a minha turminha. Jonathan, você é um anjo. Brilhe sempre. Abraços. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  55. Oi Jonathan, me Chamo Rita e estou começando como auxiliar de catequista.Estou encantada com seu blog, passo por aqui todos os dias e adorei a sacolinha,estou maravilhada, vou levar pra minha coordenadora esse projeto pra implantarmos na nossa comunidade. Também sou mineira, mas morro no Rio de Janeiro.Que Deus te ilumine cada dia mais,Precisamos muito de Evangelizadores como você.fique com Deus.

    ResponderExcluir
  56. Oi, Jonathan, meu nome é Adriana, sou Coordenadora e catequista da minha comunidade Santo Agostinho, Paroquia Nossa Senhora das Graças, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Gosto muito do seu blog, sempre que tenho um tempinho passo por aqui para ver as novidades, pois amei o Projeto ''Catequese em Família e vou levar para as catequista e implantar em nossa comunidade. Obrigada por partilhar suas idéias conosco, um grande abraço que DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  57. Prezado Jonathan, você é realmente um Anjo à serviço da catequese!!! Parabéns meu jovem, pelo seu Blog e obrigado pela partilha de suas ideias e projetos. O seu trabalho feito para a catequese infantil, é muito competente e engajado na fé. Eu fiz curso de formação em catequese, mas iniciei na minha família e comecei com sobrinhos. Amo a Catequese em Família, pois evangeliza o todo, através da criança. Entretanto, sempre fico insegura na parte das dinâmicas, minha experiência é como professora universitária, e sigo sempre o livro -texto da Vozes. Com a ajuda do seu "Catequese com Crianças" fiquei mais segura para aplicar outras técnicas de aprendizagem da Palavra aos meus catequizados, que estão na faixa dos 7-8 anos. Deus abençoe imensamente à sua vida, família, catequese e este Blog! Abraços, até a volta! Leonor.

    ResponderExcluir
  58. sou de Goiânia e estou aplicando o catequese em família com os meus catequizandos. adorei a ideia que Deus continue te iluminando. Eliane

    ResponderExcluir
  59. Parabéns...Sou de Três Ranchos - GO sou catequista já algum tempo, e agora estou a frente da Infância Missionária. Que Deus continue iluminando ideia ótima

    ResponderExcluir
  60. Jonathan amei conhecer um pouco do seu trabalho, estou a procura de ideias para montar o planejamento da catequese desse ano de 2017, quando deparei com ideia do projeto Catequese em família, fiquei empolgada vou tentar a lançar a ideia, espero que dê otimos resultados depois te falo como foi a experiencia, gostaria se for possível me enviar algumas dinamicas para crianças de 04 a 12 anos mais ao menos . bjos no seu coração que Divino Espirito Santo continue te iluminando.
    Maria Jose de Souza de Caratinga MG

    ResponderExcluir
  61. Oi Jonathan a quanto tempo não nos falamos em! Vou repaginar minha sacolinha também a idéia aqui foi muito bem aceita lembra , você ate postou minha sacolinha. Até hoje ela circula entre as famílias dos nossos catequizandos e tenho certeza que com a nova idéia iremos ter mais surpresas.Deus o abençoe meu amigo. Cida Costa Sabará Mg.

    ResponderExcluir
  62. Oi Jonathan, sou de Iracemapolis SP, adorei essa sua ideia, é como alguém disse em um dos comentários, achei que era apaixonada pela catequese mas achei alguém muito mais abençoado movido com certeza pelo espírito de Deus. Amei seu trabalho. Que Deus continue te abençoando. Elisete Stocco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o projeto a ano passado e implantei na minha turma de catequese, tanto as crianças quanto os pais adoraram.

      Excluir
  63. Adorei este projeto . Parabéns....
    e sem duvidas.. vou trabalhar com meus catequizandos.

    ResponderExcluir
  64. Oi Jonathan amei essa ideai de¨Catequese em Famílias¨ vou tentar jogar a semente para as famílias dos meus catequisandos quem sabe vamos conseguir Evangelizar as Famílias juntamente com seus filhos(as).Que o Espirito de Deus continue a iluminar sempre com ideas maravilhosas que muito nos ajuda.
    Paz e Bem
    Benedita Lelis

    ResponderExcluir
  65. Jonathan meu nome é Mariza Azevedo sou catequista, adorei catequese em familia e vi uma sugestão sua de um convite de aniversario para a familia, incentivando assim a familia ir na missa juntamente com a criança para comemorar. Gostaria que voce disponibilizasse o modelo do convite para nós catequistas estarmos enviando para a familia... Meu e-mail vovoiza@ig.com.br

    ResponderExcluir
  66. Amei o seu trabalho, vou fazer com os meus catequisando.Muito interessante a sua ideia.meu e-mail cidaduinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Não seria melhor cada Catequisando com seu caderno e sacolinha particular fazendo as tarefas?

    ResponderExcluir
  68. Amei! Já vou fazer com minhas crianças. Poderiam dar exemplos de alguns versículos que usaram?

    ResponderExcluir
  69. Amei a sua idéia, como não pensei nisto antes, minha filha traz da escola a mochila da leitura, mas sua idéia é maravilhosa, devemos envolver e muito as famílias na educação religiosa dos seus filhos, vou copiar sua idéia. Meus parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  70. Que ideia maravilhosa, com certeza inspirada pelo Espírito Santo, essencial a participação da família na catequese e essa é uma forma de envolver a todos de forma dinâmica e prazerosa. Parabéns pela iniciativa.
    Já vou providenciar para os meus, boas ideias devem mesmo ser compartilhadas e copiadas.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite!
    A paz de Jesus e o amor de Maria.
    Em 2018 eu fiz uma maleta da catequese em família eu coloquei um folheto de como rezar o terço e um terço.
    Foi muito bom. Eu fazia um sorteio para ver quem ia ficar uma semana com a maleta.
    No ano passado a turma era maior e acabei não usando a maleta.
    Eu comprei duas imagens de Santa Rita para eles levarem p casa uma p os meninos e outra p os meninas eles rezavam a coroa de Santa Rita e tinham que rezar na bíblia. Eu sempre dou o evangelho do próximo domingo. No fim do ano fiz um sorteio das imagens.
    Este ano pretendo voltar com a maleta.

    ResponderExcluir
  72. Você é incrível! Uma fonte de inspiração! Acabei de ter algumas ideias para envolver as famílias.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz