domingo, 2 de janeiro de 2022

Catequese e ASAPAC (para inspirar catequistas no mundo todo)

Em 03 de dezembro de 2011, o encontro catequético foi junto à ASAPAC.

O que é a ASAPAC?

ASAPAC - Associação de Amparo a Pacientes com Câncer.

ASAPAC realiza um trabalho lindo cuidando de crianças que sofrem com câncer. É uma entidade pública e sem fins lucrativos, onde a ajuda maior são as doações, a solidariedade e a união.

O que inspirou a realizar esse encontro catequético? Um belo dia, um anjo chamado GABRIELA, ligou em meu trabalho pedindo doação, pois todos os anos a empresa doava um valor em dinheiro em prol da ASAPAC. Infelizmente a resposta foi não, devido ao falecimento do dono da empresa e como consequência a mesma estava enfrentando sérios problemas financeiros. Mas por inspiração do divino espírito santo surgiu a ideia de promover uma campanha na catequese e angariar dinheiro para compras de medicamentos.

A ideia foi apresentada para a coordenadora da catequese, para a irmã sacramentina, e também para o pároco. Todos apoiaram e acharam a ideia linda. Então, com o apoio de todos, bastava somente tomar iniciativa e colocar a campanha em andamento. Essa ideia surgiu no final de outubro (aproximadamente dia 25/10/2011). Houve pedras no caminho, alguns incrédulos, mas faz parte para que a perseverança se fortaleça. “Desistir” não pertence a essência de um catequista.

A ASAPAC fica em outra cidade e os planos era levar toda a turminha de catequizandos, sendo assim, solicitei ajuda da prefeitura para liberar um ônibus escolar, o apoio foi negado. O caminho era solicitar ajuda e fretar um ônibus. Os comerciantes da cidade ajudaram a arrecadar o valor de R$200,00. E assim o destino foi concluído para entrega do valor arrecado.

Foi rifado uma cesta básica doada pelo pároco, o que resultou numa arrecadação de R$470,00, valor doado à ASAPAC.

Como os catequizandos reagiram ao saber da proposta? Se sentiram comovidos, se dispuseram a ajudar imediatamente. Bem diz a frase de Nelson Mandela “ninguém nasce odiando...”. No encontro da catequese onde a campanha foi abordada, os catequizandos não paravam de sugerir ideias, uns sugeriram a doação de brinquedos, outro sugeriu cantar a música de Zaqueu e as ideias foram surgindo. O objetivo era mostrar aos catequizandos o verdadeiro valor de amar o próximo, da solidariedade e de ver o nosso próximo como irmão em Cristo. O encontro foi repleto de crianças com verdadeira força de fé, compaixão, amor ao próximo, inspiração única.

As fotos transmitiram o quão especial e marcante foi esse momento:





















Agradecimentos a todos da ASAPAC pela acolhida, Bruna, Gabriela. Gratidão irmã Maria das Graças. Gratidão as mamães dos catequizandos que ajudaram, uma delas (Marília, in memória) nem está mais entre a gente, mas deu exemplo de amor ao próximo enquanto esteve entre nós aqui na terra. Gratidão aos irmãos evangélicos que participaram do encontro, simbolizando o Jesus Cristo que há em nós.  Gratidão ao Padre Wilson. Catequese é isso, EVANGELIZAR através de gestos, exemplo de vida. Assim fez Cristo!

Fiz esta publicação em 2011 no antigo blog, vejam os comentários que recebi na época:












Empresas que ajudaram: 

Sicoob - CrediParaopeba

Mercearia Paizão - Mercearia da Mirtes

Deposito de Construção Deninho e Eltinho

Casa Motta - Em especial a catequista proprietária Iara (in memória)

Blog da ASAPAC (CLIQUE AQUI)

Catequista Jonathan Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz