quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Módulo 8 - Catequese e Psicologia das Idades

IDADE DE VINTE A TRINTA ANOS.
Dos inúmeros sonhos da adolescência o jovem vê pouca coisa realizada: crise do fracasso. É a época da libertação do Eu, profissão, casamento e sociedade. Optará para a conversão (juventude com amor) ou para a perversão (juventude com amor,suicídio pelos vícios).
CATEQUESE DE ENGAJAMENTO, DA VOCAÇÃO CRISTÃ DO HOMEM NO MUNDO E NA IGREJA. CATEQUESE DA PESSOA E DO AMOR.

IDADE DE TRINTA A CINQUENTA ANOS
30 anos: Crise do ideal e do real; de uma realização de uma síntese entre sonhos e realidade presentes.
A partir dos 40 anos: Crise do limite: não há mais ilusões a alimentar, sabe-se do que se é capaz, mas quer-se às vezes, um êxito impossível. O equilíbrio nessa idade depende do sentido das pessoas e da sociedade. adquirido nos períodos anteriores.
CATEQUESE DE ENGAJAMENTO.
IDADE ALÉM DE SESSENTA ANOS
É o momento da crise da solidão. O catequista na vida dessas pessoas tem um papel importante para tirá-los da solidão para uma vida dentro da sociedade, da comunidade. O catequista pode buscar essas pessoas para um trabalho voluntário dentro da igreja, até mesmo na catequese.
É PRECISO SER A CATEQUESE DA RESSURREIÇÃO.
"Oi amigos catequistas! Chegamos ao último módulo da formação. Meu ponto de vista é que começamos a formação com toda energia, no primeiro módulo foram inúmeras participações, e isso foi se perdendo pelo caminho. As vezes a falta de tempo castiga o catequista. É casa, família, trabalho, mas dar para conciliar, basta dar um jeitinho que não prejudique ninguém.
A quem diz que teoria não leva a nada, o que importa é a prática, mas praticar sem ter a menor noção do que se está fazendo é o que nos leva “do nada para lugar algum”... 
Parabéns para todos catequistas que acompanharam a formação, os textos estarão a disposição e arquivados aqui no blog, e quem não pode acompanhar estará a disposição.
Amanhã, ainda sobre nossa formação, haverá uma surpresa boa para vocês acrescentarem na formação de vocês.
Até lá."
Aos Catequistas

Respondem:

1 - O que pretendo fazer para melhorar minha catequese?

25 comentários:

  1. Pretendo me empenhar mais, fazer uma catequese mais dinâmica. Porque a cada ano a gente se sente como se fosse a primeira vez. Na realidade é a primeira vez que estaremos tendo contato com esse novo grupo. A receita é se preparar bem para os encontros, rezar pedindo a luz do Espírito Santo, para sejamos instrumentos de Deus. Obrigado por essa oportunidade de participar desta formação. Um abraço! Vera Lucia

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem! ótimo esta formação e o seu blog tbem é muito util. Este ano pretendo fazer encontros mais dinamicos e estimulantes p/ as cças. Vou ajudar na coordenação na minha paroquia e suas dicas serão aproveitadas. Obrigada vc é iluminado. Conte comigo na caminhada... Bjs Claúdia Comin Gomes - Bebedouro/SP

    ResponderExcluir
  3. Neste ano pretendo trabalhar a catequese com ações.
    Leva-los a vivenciar o que aprenderam.
    Iremos fazer arrecadações, visitaremos instituições, azilhos.
    Sairemos em missão, com a parceria dos vicentinos.

    ResponderExcluir
  4. olá Jonathan, concordo com a amiga Vera Lucia, temos que nos preparar muito bem a cada encontro, pois da mesma forma que cada missa deve ser única para nós, também assim devemos realizar nossos encontros, dinamizando-os, deixando cada encontro com aquele gostinho de quero mais, e dessa forma conseguiremos os resultados esperados. São tantas idéias para por em prática, que chega a ser difícil sabe por onde começar, mas com certeza essa formação ajudou muito e continuará nos ajudando. Peço sua permissão para fazer dela uma apostila para um encontro de formação da minha paróquia, pois já divulguei seu blog até para o meu pároco, que gostou muito. obrigada pela sua ajuda! que Deus sempre te ilumine cada dia mais! fique na paz de Cristo amigo!

    ResponderExcluir
  5. neste ano pretendo me preparar mais para a minha catequese, seja lendo livros ou formações catequética ou ate mesmo escola catequética. e fazer mais ações para ajudar o proximo da minha comunidade junto com meus catequizando para levar a palavra de Deus e o evangelho

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu trabalho e gostaria de saber se posso usa-lo em um site
    pois acho que vai ajudar a muita gente .
    Obrigada!
    Natalia Nascimento.

    ResponderExcluir
  7. O site que falei e :doutrinacatolica2012.webnode.com da uma olhadinha e ver o que acha, la vai ter um curso tb se interessar.
    Obrigada!
    Deus abençoe!
    Natália Nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim toda a formação Natália, e por gentileza peço que cite a fonte tá bom.
      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Nesse ano quero me preparar mais para os encontros, ler mais, continuar fazendo formações. Estar mais perto dos catequizandos, aprender com eles... :)

    ResponderExcluir
  9. Me empenhar mais,estudar mais os documentos,alias,agora iremos nos reunir para estudarmos todos juntos o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC).
    Desde já que Deus te abençoe por nos proporcionar essa Formação,abraço,paz e luz.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jonathan
    O que gostaria mesmo de fazer é incluir a família dos meus catequizandos na catequese, pois elas estão muito distantes de nós catequistas.
    Essa formação foi mesmo um sucesso, que DEUS continue te iluminando sempre.
    Um abraço
    Cláudia Nunes

    ResponderExcluir
  11. Neste ano quero fazer mais dinâmicas, jogos biblicos e atividades ao ar livre. este ano vou trabalhar com a turma de 1°comunhão eu era acostumado a turminha de pré ..to mto feliz e ansioso não vejo a hora.
    Ass: Diego

    ResponderExcluir
  12. JONATHAN AMEI A FORMAÇÃO ALGUNS DIAS REALMENTE NÃO COMENTEI MAS ACOMPANHEI TODA FORMAÇÃO OLHA QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ALUMINE CADA DIA MAIS NOSSA ESSE ANO VOU COMEÇAR MINHA CATEQUESE DIFERENTE COM MAIS DINAMICAS OBRIGADA PELAS DICAS

    ResponderExcluir
  13. Jonathan , aqui na Paroquia estamos passando por um periodo de reformulação , renovação. Atualmente não temos uma coordenadora(o) estamos com uma comissão formada por tres catequistas ( eu, Ariane e Paloma) iniciamos o 1• sabado do ano com uma reunião que durou cerca de 12 horas, mas foi uma reunião de planejamento e organização ( o que estava precisando ) iniciamos uma reunião lendo alguns textos do site catequisar, CNBB sobre coordenação, dividimos as tarefas e iniciamos o nosso planejamento, agora dia 02/02 iremos passar para todas as catequistas esta renovação e contaremos com o apoio de todas elas, pois a coordenação apenas orienta, estimula, mas se não houver uma união de todas não adianta termos uma reunião de 12 horas e tivermos que impor ou fazermos tudo sozinhas isto não funciona, pois isto já ocorreu em um passado e nós todas reclamamos que não estava funcionando. Bem acredito ser o inicio, no meu facce já coloquei a primeira renovação / inovação que foi a criação de um Cantinho da Catequese seria um " jornal" onde colocaremos para toda a comunidade acontecimentos importantes da Catequese. Ficou muito bonito, colorido acredito que ficou com a "cara" do que nos esperamos da Catequese. Nossa escrevi muito, mas o assunto me empolga kkk Abraços a todos Silvânia Moura Paroquia Santos Anjos da Guarda. BH MG

    ResponderExcluir
  14. Oi Jhonata! não acompanhei a formação pois só agora abri o blog depois de tanta correria, o ano começou mais corrido do que o ano passado. Mas pretende muito entrar em sintonia com o tempo. Apesar de não ter acompanhado vou sim ler o que está disponivel aqui no blog. Obrigada por sua disponibilidade e tão generosa amizade por todos catequistas.

    Abraço
    Eliane, Brasilia-DF

    ResponderExcluir
  15. Acompanhei todos os modulos(no dia seguinte) e foi superinteressante
    Neste ano pretendo fazer mais dinâmicas, atividades que envolva mais participação (jogos biblicos e atividades ao ar livre).Em 2012 no 2º semestre fiquei com as crianças da iniciação e este ano vou continuar .
    Obrigado por se disponibiliazar e estar sempre ajudando os catequistas.
    Bejus neste coração lindo!

    ResponderExcluir
  16. Pretendo fazer todas as formações possiveis, e me dedicar por inteiro às crianças, suas familias e realidades. Essa formação foi, entre todos os aspectos, a principal foi motivacional. Muito obrigada que Deus o Abençoe Jonathan.

    ResponderExcluir
  17. Olá, ficou mais que claro que ser catequista ,é continuar sempre com o coração ardente ,jamais deixar de anunciar Jesus eucarístico seja na primeira infância e seguintes.
    sempre buscar se reciclar e vivenciar todos os subsídios proposto pela igreja de cristo.
    Parabéns Jonathan és um jovem catequista cheio do amor de Deus ,e o que é melhor não é egoísta partilhas e animas todos os que se encontra ao vosso redor!
    Paz e Luz ! e meu muito obrigada!
    Deus ti abençoe meu filho em cristo jesus,mãe querida cuida dele hoje e sempre!!

    ResponderExcluir
  18. A paz de Cristo e o amor de Maria.

    Sempre com Jesus a frente em minha vida, procuro obedecer a Sua vontade colocando me a serviço e estando sempre em alguma atualização.

    Na prática, procuro seguir o Santo Evangelho mostrando minha vida como espelho. E estando onde o Senhor deseja que eu vá.

    Monica Rosa

    ResponderExcluir
  19. Eu que agradeço por tudo vou colocar a fonte sim com certeza!
    Deus abençoe!
    Natalia Nascimento

    ResponderExcluir
  20. vc um ser iluminado,e isso me encoraja a seguir ,ser catequista é muito bom se aprende muito e vc partilha conosco o que sabe,tbm sou legiónaria tambem sou legionaria e peço sempre MARIA PASSA NA FRENTE,muit luz para vc..obrigada....ANA SILVIA BOCAINA

    ResponderExcluir
  21. Quero uma formação bíblica, reunir muito com os catequistas para trocarmos experiências, visitar as famílias...Você é um incentivador, abraços, obrigada Shenia.

    ResponderExcluir
  22. Me reciclar através das formações na Paróquia caso tenha essa ano, retiros ou como essa maravilhosa, proporcionada por esse blog, ter uma vida de oração, trocar experiências, tornar os encontros mais dinâmicos. Foi valiosa essa formação. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Me reciclar através das formações na Paróquia caso tenha essa ano, retiros ou como essa maravilhosa, proporcionada por esse blog, ter uma vida de oração, trocar experiências, tornar os encontros mais dinâmicos. Foi valiosa essa formação. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  24. Estive ausente esse fim de semana, pois estava em um retiro. Hj pude atualizar os assuntos que não acompanhei. Agradeço imensamente sua boa vontade de fazer esses temas chegarem até mim. Tenho certeza que vai facilitar minhas dinâmicas, compreender o catequizando e em preparar melhor os encontros. Deus o abençoe, derrame mais bênçãos em sua vida e até uma outra oportunidade. Geruzete M. Cardoso - MANAUS - AMAZONAS.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz