terça-feira, 16 de outubro de 2012

Encontro de Catequese sobre Mês das Missões

Vamos começar o encontro falando um pouco sobre Missão.

O que é o mês Missionário?
Neste mês de outubro, a Igreja Católica se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio dos Ensinamentos de Jesus a todos os povos. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade que não tem fim, que é o céu.
A ordem de Cristo – “Pregai a boa nova do Evangelho a toda criatura” – nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”. Aquela parábola (Mt 20), em que, nas diversas horas do dia, o Senhor convida os trabalhadores para sua vinha, é um chamado a cada um para pôr-se a serviço do Evangelho.
Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus.

Catequista: Depois desta explicação realize com a turminha um mural que retrata povos de diferentes costumes. Deixe bem claro aos catequizandos que o mundo todo possui várias pessoas de modos e costumes diferentes, mas todos são filhos de Deus e que devemos fazer segundo o mandamento que Jesus disse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mc 12.31).
Em seguida o catequista realizará com a turminha um mural com o tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mc 12.31).
Cada criança irá colorir povos representando cada região do Brasil e do Mundo.















Depois de colorir o catequista vai colar os desenhos em um mural, mas no centro desse mural deve está fixado o cartaz das Missões de 2012 onde você leitor pode encontrar CLICANDO AQUI ou AQUI TAMBÉM.

Um mural bem bonito é preciso de uma margem bem chamativa e criativa então a ideia que tive foi montar junto com a turma a margem do mural com um terço missionário feito de flores, mas não é para ser um terço em vão. Na hora de montar o terço cada catequizando vai colando as flores no mural e rezando, sendo assim, todos irão rezar o terço completo com o auxilio do catequista. Que tal?
Conheçam como se reza o terço Missionário acessando o blog da minha amiga catequista Kesia, lá vocês vão aprender e pode adapta-lo conforme a sua realidade. CLIQUE AQUI E VÁ AO BLOG JARDIM DA BOA NOVA.
Mas o mês Missionário não para por aqui, e não ficará só no mural e nem no terço missionário, não podemos ensinar sobre "missão" para nossos catequizandos sem fazer "missão" com eles.
Neste mês missionário, aproveite e leve sua turma de catequese a levar a palavra de Deus em lugares que realmente precisa como por exemplo: Na casa de um catequizando que a família está precisando, no asilo, orfanatos, e outras entidades. Promova uma campanha agasalho, de alimento, enfim, o importante é ser missionário.
Neste mês lembrei meus catequisandos a grande missão que realizamos ano passado, veja: blogjonathancruz.blogspot.com.br

Espero que este seja um mês especial a todos, e por favor não deixe de fazer missão!
Até mais!  

14 comentários:

  1. Bom dia Jonathan, é sempre prazeroso ver seu blog.
    Estas crianças estão lindas, principalmente a da Paraíba rs rs
    Grande abraço.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. oiiiiiiii adorei o terço missionário de flores aqui fiz um de tampinhas pet, e seus desenhos estão maravilhosos!
    paz de cristo meu querido,que deus te abençoe hj e sempre!

    ResponderExcluir
  3. Jonathan, maravilhosa essa ideia. Com certeza vou colocá-las em prática na nossa catequese. Fantástico!!! Que Deus ilumine sua mente cada vez mais, pois o seu blog é fonte de inspiração para o trabalho de outros catequistas.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo gente adorei idéia é fantásticooo

    ResponderExcluir
  5. Adoreii este site...
    Muitas coisas maravilhosaa...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jonathan Cruz! Paz e Bem! Adoooooooooro seu blog! É um dos que mais utilizo como referência para compor meus encontros catequéticos. Minha turminha é composta por 20 crianças Pós 1ª Eucaristia e é DIVINO trabalhar com eles! Criança é tudo de bom! Elas têm uma energia, uma empolgação e um encantamento que deixa a gente até com vergonha às vezes por não sermos assim, rsrsrsr.... Só que ando tendo umas dificuldades "de adultos" e gostaria muito de partilhar com você, ouvir uns conselhos seus. Para tanto gostaria de saber se você me passaria seu email ou facebook. Aguardp resposta. Fica com Deus! ANA LÚCIA GONTIJO

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Lúcia! Na página aqui do blog SOBRE AUTOR você encontra todos os contatos. Te aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do teu blog. É muito proveitoso. Deus te ilumine sempre nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Que bênção! A missão é feita de pessoas assim, apaixonadas por Jesus e seu projeto! Parabéns, que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  10. Muito útil e edificante: Deus te cumule de bênçãos sempre... parabéns, não só pelas ótimas idéias e iniciativa brilhante, mas, também por partilhá-las com tantos catequistas pelo Brasil e, por que não, pelo mundo!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as ideaias,lindo trabalho. Parabens!
    Maziles.Meu email maziles10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, na igreja que frequento está precisando de catequistas, pensei em me por a disposição para esta missão, mas tenho medo de não dar conta, nunca participei de nenhuma missão na igreja, mas tenho vontade de trabalhar com crianças pequenas na catequese, penso que não deve ser difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não escolhe os capacitados. Capacita os escolhidos! Tenha fé e mão na massa que você terá sucesso. Lembre-se a messe é grande, mas poucos são os operários.

      Excluir
    2. boa noite
      a principio nao adiantaria saber coisas e nao ter disposiçao ,vontadetudo que vc precisa inicialmente e dar seu sim e ter muito amor,pelas pessoas ,pela Palavra de Deus,neste caso especialmente pelas crinças,e buscar conhecimento atraves da biblia,das pessoas q ja fazem este trabalho,estudar sempre ,e seguir os exemplos de Jesus.c o tempo vc vai se ver como os dicipulos de Jesus ,
      e dicipulo é aprendiz e nao professor
      Força fe e foco!

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz