segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ave Maria para colorir

Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre a história da Oração da Ave Maria que tão devotamente rezamos como católicos, mas, nem sempre conhecendo sua história, como surgiu e seu significado.
A oração da Ave Maria é formada por duas partes: uma de saudação e louvor e a outra de clamor, pedido. Na primeira parte temos a saudação do grande Arcanjo Gabriel, quando vem anunciar a Maria que ela seria a Mãe do Salvador: “AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO” (Lc 1,28). A este anúncio Maria respondeu com a obediência da fé: “Eu sou a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,37-38). E assim dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tornou Mãe de Jesus e, abraçando de todo coração a vontade divina, iniciou para nós o plano da salvação. Entregou-se para servir a Ele e com Ele, pela graça de Deus, ao mistério da Redenção. Ainda na primeira parte dessa oração temos a saudação de Santa Isabel, prima de Nossa Senhora que ao ser visitada por ela, exclamou cheia do Espírito Santo: “BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE…” ( Lc 1,42).
Na segunda parte da oração da Ave Maria temos um pedido: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”. Essa segunda parte nos foi dada pela Igreja, no ano de 431 no Concílio de Éfeso, sob a autoridade do papa São Clementino. Neste Concílio foi definido o dogma da Maternidade de Maria, isto é, foi instituído que Maria Santíssima é verdadeiramente a Mãe de Deus. Nesta segunda parte suplicamos a Maria que rogue por nós nesta vida e nos acolha na vida eterna.
O Arcanjo Gabriel, Santa Isabel e os bispos reunidos no Concílio de Éfeso, foram os autores desta oração inspirada por Deus que deve nos levar a uma comunhão agradável com aquela que é a Sua escolhida, a Mãe de Jesus e nossa.
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.” (Fonte: Site Ser Católico)

8 comentários:

  1. Oi Jonathan o Blog ficou fofucho!
    Se precisar de qualquer ajuda na arrumação e layout é só falar, ok?
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA, que bom que gostou Claudia. Temos que vestir roupa nova para a festa que se aproxima né? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Linda a ilustração da Ave-Maria. Copiei para minhas crianças.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Fiquei ENCANTADA com essa Ave Maria para colorir!! Muito profunda.

    ResponderExcluir
  5. Hhehheheh" Muito legall esse site adoreii!! Fico admirada com o surgimento dessas orações ótimas para nós católicos!!!

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria ! Vou imprimir e dar estas ilustrações para o meu sobrinho de 7 anos que não é católico. Vou evangelizá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Linda ilustração, vou copiar e partilhar numa catequese que tenho hoje, embora coincida com a que preparei.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz