quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade e Unção dos Enfermos

"ANTES DE LEREM ESTE TEXTO LINDO, GOSTARIA DE DIZER QUE ESCOLHI ESSE TEMA PARA POSTAGEM : "CF E UNÇÃO DOS ENFERMOS" POR QUE ACHEI QUE ESSE SACRAMENTO NÃO PODERÁ PASSAR DESPERCEBIDO EM NOSSOS ENCONTROS RELACIONADOS A CAMPANHA DA FRATERNIDADE, E O TEXTO RETRATA BASTANTE SOBRE AMBAS AS PARTES, LEIAM  E REFLITAM, POR QUE VOCÊS VÃO GOSTAR. BOA LEITURA..."


A enfermidade e o sofrimento sempre estiveram entre os problemas mais graves da vida humana. Na doença, o homem experimenta sua impotência, seus limites e sua finitude. Toda doença pode nos fazer entrever a morte.

A enfermidade pode levar a pessoa à angustia, a fechar-se sobre si mesma e, às vezes, ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar a pessoa mais madura, ajudá-la a discernir em sua vida o que não é essencial, para assim voltar-se àquilo que realmente é essencial. A doença provoca uma busca de Deus, um retorno a Ele.

A compaixão de Cristo para com os doentes e suas numerosas curas de enfermos de todo tipo são um sinal evidente de que Deus visitou o seu povo e de que o Reino de Deus está bem próximo.

Jesus não só tem o poder de curar, mas também de perdoar os pecados. Sua compaixão para com todos aqueles que sofrem é tão grande que Ele se identifica com eles: ‘Estive doente e me visitastes’ (Mt 25,36).

Seu amor pelos enfermos não cessou ao longo dos séculos, despertando atenção toda especial dos cristãos pelos que sofrem no corpo e na alma. A Palavra de Deus nos mostra que Jesus muitas vezes pede aos doentes que creiam. Os doentes procuravam o tocar, ‘porque d’Ele saia uma força que a todos curava’ (Lc 6,19). Também nos sacramentos Cristo continua a nos ‘tocar’ para nos curar.

A Igreja crê e confessa que existe, entre os sete sacramentos, um sacramento especialmente destinado a reconfortar aqueles que são provocados pela enfermidade: a Unção dos enfermos.

“Esta unção sagrada dos enfermos foi instituída por Cristo nosso Senhor como um sacramento do Novo Testamento, verdadeira e propriamente dito, insinuado por Marcos, mas recomendado aos fiéis e promulgado por Tiago, Apóstolo e irmão do Senhor”.

Na tradição litúrgica, tanto no Oriente como no Ocidente, constam desde a antiguidade testemunhos de unções de enfermos praticadas com óleo bento. No curso dos séculos, a Unção dos Enfermos foi cada vez mais conferida exclusivamente aos agonizantes. Por causa disso, recebeu o nome de ‘Extrema Unção’. Apesar desta evolução, a liturgia jamais deixou de orar ao Senhor para que o enfermo recobre a saúde, se tal convier à sua salvação.

A constituição apostólica Sacram unctionem infirmorum, de 30 de novembro de 1972, seguindo o Concílio Vaticano II, estabeleceu que, no rito romano, se observe o seguinte: O sacramento da Unção dos Enfermos é conferido à pessoas acometidas de doenças perigosas, ungindo-as na fronte e nas mãos com óleo devidamente consagrado, dizendo uma vez só: ‘Por esta santa unção e por sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxilio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto de teus pecados, Ele te salve e, em sua bondade, alivie teus sofrimentos’.

Quem recebe e quem administra este sacramento

A Unção dos Enfermos não é um sacramento para as pessoas que se encontram às portas da morte. É um momento em que o fiel começa a correr perigo de morte por motivo de doença, debilitação física ou velhice.

Permite-se também receber a Unção dos Enfermos antes de uma cirurgia de alto risco. O mesmo vale para as pessoas de idade avançada, cuja fragilidade de acentua.

Apenas os sacerdotes (bispos e presbíteros) são ministros da Unção dos Enfermos. É dever dos pastores instruir os fiéis sobre os benefícios deste sacramento.

O principal dom deste sacramento é a graça do reconforto, de paz e de coragem para vencer as dificuldades próprias do estado de enfermidade grave ou da fragilidade da velhice.

Pela graça deste sacramento o enfermo recebe também o perdão dos pecados, se o enfermo não pode obtê-lo pelo sacramento da Penitência, assim como o restabelecimento da saúde, se isso convier à salvação espiritual.

Para aprofundar nesse sacramento:

- Catecismo da Igreja Católica: 1499-1532

6 comentários:

  1. Oi amiguinho, fico feliz que a cada dia seu bloguinho esta mais lindo!

    Amiguinho será que dava para vc passar seu e-mail novamente, me desculpe... por distração acabei copiando errado o seu email, e ai sabe o que aconteceu mandei o e-mail para o lugar errado só descobri ontém. (menino que fora)
    "Bom estava achando estranho, em vc não me mandar resposta".


    Abraço Fraterno!!

    Sueli - Pãozinho do Céu

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Jonathan... e pensar que muitos ainda veem esse sacramento como extrema unção, ou seja aqueles que já estão com passagem garantida para o outro lado... e ele é muito mais que isso, é restabelecimento da saúde física e espiritual, é força e tb e sem sombra de dúvida, se for da vontade de Deus o enfermo parte na graça de Deus...
    beijão grandão procê!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonathan Cruz, parabéns pelas suas postagens sobre a CF, que Deus continue te iluminando sempre. Me chamo Edna e sou catequista de Franca, sou amiga da Imaculada.

    ResponderExcluir
  4. Edna, que honra recebe-la aqui, e ainda por cima amiga de uma amigona minha também. Obrigado pelos elogios, e espero em poder ajudar sempre. Paz e luzzzz e volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns á equipe que prepara esse bolg.
    Vocês com seu trabalho evangelizam muitos adultos.
    Os educadores da minha escola utilizam de muitas atividades catequéticas em suas aulas de ensino religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk.... confesso que aqui a equipe é grande, sou eu (Jonathan Cruz) com uma GRANDE EQUIPE: Deus, Jesus e Maria todos no comando e eu somente pronto a servir.

      Se quem for que deixou esse simpático comentário, estarei as ordens.

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz