segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

1º Encontro de Catequese de 2012

Pessoal, como tinha dito antes, a catequese da minha comunidade começou no último sábado dia 04/02, e sinto que começamos com o pé direito e estou muito feliz pelas novidades que surgiram e vem surgindo em nossa catequese.
Primeiro uma das novidades começou na semana de formação, no último dia, e no último momento coloquei alguns assuntos pedentes para serem resolvidos e um deles foi a questão dos horários de encontros, e agora eu não terei que correr contra o tempo e desempenhar um encontro de qualquer maneira, agora posso realizar meus encontros no tempo em que achar necessário,a irmã responsável pela catequese me aconselhou que no encontro que eu precisar aumentar o tempo, para avisar antes aos pais, para não haver nenhum problema, e assim eu farei. Problema resolvido rsrsrs.
Bom, e depois de uma semana inteirinha de formação, missa do envio, e de muito preparo, chega o grande dia, o dia de rever os pequeninos, matar a saudade, e começar a catequese com energia positiva e com animação total. Esse ano recebemos catequistas novas e novo também, pois temos 4 catequistas que serão auxiliares e um catequista que também será auxiliar. 
Fiquei muito feliz em saber que nossa paróquia terá mais um catequista homem, pois até ano passado eu era o bendito é o fruto rsrsrs, já o novo catequista auxiliar, é neto da catequista Mariza e se chama Emanuel. 
Dentre os novatos tem uma que foi convidada por mim, e ela foi minha catequizanda em 2008, e hoje ela tem 16 anos, (tô ficando velho néh? rsrsrs). Foram muitas surpresas e até meu afilhado de 04 aninhos já começou sua caminhada na catequese rsrsrs, ele vai ficar na turma da Tia Conceição que trabalha com uma linda turma de iniciação com crianças dos 04 aos 07 aninhos, é uma benção de turma só vocês vendo.
Aqui a catequese começou antes das aulas iniciarem, e por isso achamos que poucas crianças apareceriam. Liguei para meus catequizandos, mas faltaram alguns pelo motivo de não ter telefone, e como meus pequenos adoram ir cedo para a catequese, eu os aproveitei e pedi a eles para correr até a casa dos colegas que estavam faltando e pelo menos avisar que a catequese tinha começado. Enquanto eles foram, eu preparai o local e aproveitei para atender algumas mães que queriam tirar algumas dúvidas comigo, aí o tempo passou e deu 08 horas, e a surpresa surgiu! Todos os catequizandos apareceram, e foi abraços e mais abraços quando os vi. 
Amigos catequistas, ano passado eu tinha perdido 3 catequizandas, ambas tinham mudado para zona rural, e vocês acreditam que elas voltaram? Foi só alegria, não sei como meu coração aguentou.
Todo inicio do ano é uma nova expectativa, e eu continuo com a mesma turma e os preparáreis para receber Jesus eucarístico, as minhas expectativas são grandes e estou pronto para ser um catequista que vai buscar inovar e acima de tudo evangelizar nas graças de Jesus. Os outros catequistas também estavam ansiosos, como se fossem suas primeiras turmas, também quem de nós não ficamos? 
E foi assim o nosso primeiro dia de catequese em 2012. Depois vou querer ler também depoimentos do inicio da catequese de todos os CATEQUISTAS UNIDOS.


Tenham todos uma semana repleta de paz e luz!!! 

17 comentários:

  1. Partilhe conosco o andamento deste encontro.
    Beijos catequista anjo!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Que felicidade hein amigo!!!!!! A paz de Cristo e o amor de Maria, Shenia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonathan,
    Realmente agente fica super ansioso e aqui na paróquia a catequese só começa em março...
    É muito bom conseguir mais tempo para estar com os catequizandos, assim o encontro se torna ainda mais proveitoso. Parabéns pela iniciativa.
    Qua 2012 seja um ano rico de bençãos na catequese de sua paróquia e de todo o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Aqui estou eu novamente ... rs
    Bem partilhe conosco como foi este encontro...
    Acolhida, oração inicial, se houve brincadeira e dinâmicas, lembrancinhas, reflexões, estas coisas... Como montou o ambiente? Assim vamos nos inspirando para o nosso grande dia. Em minha paróquia os encontros iniciam a partir do dia 4 de março. Estou super ansiosa e cheinha de saudades...
    Beijo carinhoso e coragem sempre irmão!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jonathan! Meu blog está com problemas. Acredito que seja um vírus. Não consigo resolver. Se você puder me ajudar ficarei grata. Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo carinhoso da sua resposta amigo. Na verdade costumamos fazer o mesmo por aqui em nossa paróquia. O primeiro dia unimos a Catequese I e II e o encontro torna-se "encontrão" ... É bom demais!!!
    Abraços fraternos!!!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jonathan parabéns pelos seus blogs! Gostaria que me desse idéias para fazer uma apostila para o Pré 3 (crianças de 6 anos). As crianças ainda não sabem ler e aqui na minha Paróquia não adotamos livros. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em meu blog tem várias ideias e dicas de atividades... Nessa faixa etária é bom mais desenhos para colorir.

      espero que meu blog seja útil.

      paz e luzzzzzzzzzzz

      Excluir
    2. VC PODE ME MANDAR ALGUNS DESENHOS ASSINA MEURY LAY
      PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAZZZZZZ

      Excluir
  8. Oi Jonathan, é a primeira vez que visito seu blog e já me tornei fã, sou catequista e tenho certeza que vou tirar proveito de muitas atividades.
    Obrigada e fique com Deus

    Ass. Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, seja bem vinda!!! E espero que seja sua primeira vez de muitas vezes que irá acessar o CATEQUESE COM CRIANÇAS. Sinta-se em casa... fique a vontade.

      Excluir
  9. Oi Jonathan, é a primeira vez que visito seu blog e estou amando, sou catequista e trabalhava com iniciação e este ano me deram 1ºano de Eucaristia e gostaria que você me desse umas orientações sobre o 1º encontro.Estou anciosa para começar.17/03.
    Um grande abraço e que Jesus continue abençoando a sua vida!

    ASS:JOELMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma. Que bom que está conhecendo nova turma esse ano, sempre é bom inovar.
      No blog tem várias ideias para trabalhar no primeiro encontro, tem até uma página que criei somente para atividades segue no link http://catequesecomcriancas.blogspot.com/p/atividades-para-imprimir.html

      Abraço e volte sempre!!!

      Excluir
  10. oi jonathan estou como todo mundo esta muito feliz com seu trabalho e dedicaçao. seu blog e de utilidade para muitos,parabens. quero saber, onde encontro as apostilas que menciona para aprofundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te indicar onde poderá ter uma apostila, mas eu sempre guardo em uma pasta as atividades que aplico na catequese.

      Excluir
    2. MARIA LAIZA CE
      E SO VC MANDAR PARA O MEU IMEAL LAISA SOUSA @ HOTMEIAL.COM

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz