segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Encontro de catequese: Cultivar e guardar a criação

Vamos contar a passagem bíblica "A criação" Gn 1,1-31 usando caixinhas como essas:

Mostraremos aos nossos catequizandos que "A criação" de Deus é um presente para nós e devemos sempre cultiva-la como forma de respeito e gratidão, sendo assim, iniciaremos nossos encontros referente a Campanha da Fraternidade 2017 desenvolvendo esse tema que é baseado no lema da campanha.

Então vamos ao passo a passo:
Na primeira caixinha o catequista irá contar a seguinte passagem: (pode ser com fantoche, pode se caracterizar de algum personagem).
Gn 1, 1-5 (1º DIA)
1No princípio Deus Criou o céu e a terra. 2A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz “dia” e às trevas “noite”. E houve tarde e houve manhã: primeiro dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Algodão simbolizando as nuvens do CÉU, mini globo terrestre simbolizando a TERRA, uma cartolina preta simbolizando as TREVAS, uma pombinha simbolizando o espírito de Deus, Uma lanterna ou vela simbolizando a LUZ. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras. 
Sugestão de gravuras: 



Gn 1, 6-8 (2º DIA)
6Deus disse: “Faça-se um firmamento no meio das águas para separar as águas das águas”. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estão debaixo do firmamento das águas que estão acima do firmamento. E assim aconteceu. 8Deus chamou ao firmamento “céu”. E houve tarde e houve manhã: segundo dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Algodão simbolizando as nuvens do CÉU, mini globo terrestre simbolizando a TERRA, também pode levar uma caixinha ou saquinho com TERRA de verdade. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras. 

Gn 1, 9-13 (3º DIA)
9Deus disse: “As águas que estão debaixo do céu se reúnam num só lugar e apareça a parte seca”. E assim aconteceu. 10Deus chamou à parte seca “terra” e à massa das águas, “mar”. E Deus viu que isso era bom. 11E Deus disse: “A terra produza vegetação: plantas que deem sementes e árvores frutíferas que deem sobre a terra fruto com a própria semente, cada qual segundo sua espécie”. E assim aconteceu. 12A terra produziu vegetação: plantas que produzem semente, cada qual segundo a própria espécie, e árvores que dão fruto cada qual com sua semente, segundo a própria espécie. Deus viu que isso era bom. 13E houve tarde e houve manhã: terceiro dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Copo com água simbolizando a água, Um copo com terra simbolizando a terra, galhas de plantas, sementes, frutas simbolizando a vegetação. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.

Sugestão de gravuras:

Gn 1, 14-19 (4º DIA)
14Deus disse: “Haja luzes no firmamento do céu, para distinguir o dia da noite; sirvam de sinais para as festas, para os dias e para os anos 15e sirvam de luzes no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim aconteceu: 16Deus fez as duas grandes luzes, a luz maior para regular o dia e a luz menor para regular a noite, e as estrelas. 17Deus as pôs no firmamento do céu para iluminar a terra, 18para governar o dia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. 19E houve tarde e houve manhã: quarto dia.

Sugestão de gravuras:
Gn 1, 20-23 (5º DIA)
20Deus disse: “Encham-se as águas de multidões de seres vivos, e pássaros voem sobre a terra, no firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes animais aquáticos e todos os seres vivos que nadam e que enchem as águas, segundo sua espécie, e toda ave alada, segundo sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 22Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e os pássaros se multipliquem sobre a terra”. 23E houve tarde e houve manhã: quinto dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Animais de brinquedo ou pelúcia. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.
Sugestão de gravuras:
Gn 1, 24-31 (6º DIA)
24Deus disse: “A terra produza seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens segundo sua espécie”. E assim aconteceu: 25Deus fez os animais selvagens segundo sua espécie, os animais domésticos segundo sua espécie e todos os répteis da terra segundo sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 26Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem, como nossa semelhança; domine sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pelo chão”. 27E Deus criou o ser humano à sua imagem; à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou; 28Deus os abençoou e disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo ser vivo que rasteja pelo chão”.
29E Deus disse-lhes: “Dou-vos toda planta que dá semente e que está em toda a terra, e toda árvore em que há fruto, que produz semente: serão vosso alimento. 30A todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e a todos os seres que rastejam pelo chão e nos quais há um sopro de vida, eu dou como comida toda vegetação”. E assim aconteceu. 31Deus viu tudo que havia feito: era muito bom. E houve tarde e houve manhã: sexto dia.

Obs.: Dentro da caixinha deve ter gravuras e até mesmo objetos como: Animais de brinquedo ou pelúcia, bonecos simbolizando o homem e a mulher. A medida que vai contando a passagem bíblica, o catequista vai ilustrando mostrando os objetos ou gravuras.
Sugestão de gravuras:


E no final do encontro o catequista pode dar aos catequizandos um "Pirulito", vejam a sugestão:

Os catequistas que quiserem enviar fotos do encontro é só nos enviar através da nossa Fan Page #CatequeseComCrianças (CLIQUE AQUI)
Até próxima catequistas!!!

18 comentários:

  1. Gostei muito!
    Com as crianças e adolescentes que irão fazer a Primeira Eucaristia nedte ano, sugiro que, conforme a realidade da comunidade possamos trabalhar com elas a REFLEXÃO, DEBATE, MUDANÇA DE COMPORTAMENTO e AÇÃO. (VER, JULGAR E AGIR)
    Sugiro os videos do site PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Os videos são bem pequenod e maravilhosos. Sugestão baseado no texto de Gênesis tem com o tema "O Lar" na voz de Vanessa Los. Mas, todos os outros são otimos. Tem sobre a Mãe Natureza, A Água, A Amazônia, A Floresta, O Oceano, A Flor, A Montanha, O Recife de Corais, O Solo, O Gelo... Cadastre-se no site. No ano de 2016 fiz o Repasse da Campanha Missionária e utilizei alguns deste video.
    Espero ter contribuido.

    Selma Marcia
    selmakairos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Selma! Grande contribuição para nossos colegas catequistas... Muitas sugestões excelentes. Deixe o link do Site que sugeriu para nós.
      Atenciosamente,
      Jonathan Cruz

      Excluir
    2. Por favor dá pra vc deixar o link do site que vc falou acima? Pq já procurei e não achei, deixe o link que eu agradeço.

      Cat: Pedro Henrique

      Excluir
  2. Parabéns Jonathan, você é espetacular, amei este encontro...

    Cat. Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mesmo adoro a essa maneira de evangelizar.

    ResponderExcluir
  4. Ótima ideia vou fazer. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas boas idéias! Que Deus abençoe sempre você!

    ResponderExcluir
  6. NOSSA JONATHAN ESTOU IMPRESSIONADA COM A SUA CRIATIVIDADE, AMEI AS ATIVIDADES SOBRE A CF. PARABENS

    ResponderExcluir
  7. Até da vontade de ser criança só pra poder brincar com essas atividades. Eu adorei!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a aula!!.. muito obrigada por compartilhar sua criatividade!!. Nos catequistas ficamos muito felizes!.

    ResponderExcluir
  9. que lindoo amei ,parabéns que Deus abençõe
    obrigado por partilhar :)

    ResponderExcluir
  10. parabéns, obrigada por partilhar. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Adorei suas aulas, vai nos ajudar e muito. Obrigada por nos ajudar, que Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  12. Estou , muito feliz e agradecida em fazer parte da evangelização . E ter irmãos em Cristo ajudando com suas ideias que são realizado nos encontros da catequese .Muito obrigada .

    ResponderExcluir
  13. gostei bem criativo !!

    ResponderExcluir
  14. gostei bem criativo !!!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz