domingo, 2 de dezembro de 2012

Celebração da Primeira Eucaristia

No dia 11 de novembro de 2012 minha linda turma recebeu Jesus Eucarístico pela primeira vez. A missa foi linda, não teve quem não se emocionasse. 
Para tudo dar certo, sair nos conformes, foi preciso união em equipe, dedicação, muito amor por Jesus Cristo, e pela catequese, em especial aos catequizandos.
Lílian (nossa coordenadora) até brincou dizendo, que eu parecia noivos em véspera de casamento, confesso que eu estava ansioso mesmo, era um grande momento a se celebrar, um momento especial! Tudo tinha que ser tratado com delicadeza, com muito zelo, por se tratar de um dia marcante na vida dos catequizandos, ao qual preparei com muito amor, carinho e dedicação.
Amigos leitores e catequistas, não poderia deixar de partilhar este momento tão especial com vocês que sempre acompanha meu trabalho evangelizador aqui com o blog. Veja as fotos:


Minha linda turma que recebeu Jesus!



Momento da entrada






Momento do Ofertório:











Colocamos os pais para participar de alguns momentos. Acredito que a participação dos pais é essencial.

Entrada da Bíblia:






Momento de acender a vela:






Liturgia:
Anna Júlia, minha querida catequizando! Fez as preces de uma forma mais que especial!
Catequista Mariza, fez a segunda leitura. Primeira leitura e os comentários foram duas mães. 

Momento de louvor após a Missa



Agradeço a Joana D'arc (filha da catequista Erna) que preparou com todo carinho as meninas do grupo de louvor. Nesse momento toda a igreja se emocionou.
A música foi mesmo muito marcante.
A letra da música é:

Sacramento da Comunhão


Senhor quando te vejo no sacramento da comunhão
Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir
Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração
Senhor, graças e louvores sejam dados a todo momento
Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento
E se em meio a tribulação, eu me esquecer de Ti
Ilumina minhas trevas com Tua luz.

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo
Jesus, o Filho da Rainha
Jesus, rosto divino do homem
Jesus, rosto humano de Deus.

Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor
Triste abatido, precisando de amor
Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração
Então sinto o céu dentro de mim
Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu Senhor
Comungo pois preciso de Ti
Quando faltei à missa, fugi a de mim de Ti
Mas eu agora eu voltei, por favor, aceita-me.

Alguns Momentos da Missa










Carta aos meus amados catequizandos...

Meus queridos e eternos catequizandos,
Como foi maravilhoso passar esse tempo com você!
Lembra no primeiro encontro de catequese, onde eu disse que nossa turma era um ônibus? Eu seria o motorista e vocês os passageiros? Pois é, nossa viagem foi marcante!
Na estrada apareceu buracos, pedras perigosas, curvas fechadas, mas fui contornando os obstáculos e tudo no final deu certo, por que Jesus estava ansioso para a chegada dessa linda turma que Ele me “confiou”, e eis que isso aconteceu!
A viagem foi longa, todos nós ficamos ansiosos para a grande chegada. No meio do caminho o motorista (o catequista) foi exigente com os passageiros (catequizandos), mas tudo isso para que a viagem fosse tranquila, inesquecível, e que no decorrer da viagem, você querido catequizando, pudesse apreciar as belas paisagens.
Sempre soube que este momento seria difícil, porque a saudade já começa a incomodar meu coração. Como foi bom passar esses dois anos ensinando e aprendendo com você!
A cada passo que dávamos juntos, mais carinho e afeto eu sentia por você e por toda a minha linda turma.
Que tudo isso seja “eterno”:
  • Eterno seu encontro com Jesus. Pois Jesus é a luz da nossa vida, e para que esta luz fique sempre acesa em nossos corações é preciso ir em busca de Jesus indo a missa.
  • Eterno também seja, o nosso laço de amizade e carinho. Que possamos sempre cultivar nossa amizade, e crescer nas belas lembranças que construímos juntos durante esse tempo.
O catequista Jonathan, será um fiel amigo, ao qual você poderá contar “sempre”!
Como sempre rezei por você, continuarei sempre rezando, para que Deus nunca deixe faltar em você: saúde, alegria, fé, perseverança e tudo de bom que a vida tende a vos oferecer.
Muito Obrigado por fazer parte da minha vida!
Jesus te abençoe hoje e sempre.

Carta aos queridos pais...
Queridos Pais,
Como foi bom fazer parte dessa linda caminhada que seu filho percorreu rumo a Jesus Cristo!
Foram dois anos de evangelização e aprendizado. Tanto eu ensinei e evangelizei, como também aprendi e fui evangelizado por seu filho.
Agradeço a todos vocês pais, e familiares pela confiança, compreensão e por ter caminhado junto conosco.
A igreja no dia da “Primeira Comunhão” se encontrou cheia, e repleta de pais, e familiares felizes por verem seus filhos indo ao encontro de Jesus Eucarístico. Que isso se torne PERMANENTE! Afinal, a catequese precisa fazer parte por toda a vida da família. Nós catequistas, somos somente um suporte que a igreja oferece, mas os verdadeiros “catequistas” é você PAI e você MÃE. Evangelizamos seu filho 1 hora semanal, enquanto vocês PAIS tem 24 horas diárias para sempre evangelizar seu filho e ensina-lo o caminho certo que deve andar. (Provérbios 22.6)
Pais, vá e levem sempre seus filhos ao encontro de Jesus. “Levem-os sempre a missa” para receber Jesus na Comunhão, que é o nosso alimento espiritual, o que nos dá forças para superar obstáculos diários.
Pais, o coração do seu filho são terras férteis (boas), que poderá dar bons frutos futuramente, mas pra isso é preciso arar a terra, semear, cuidar dia após dia, podar a planta depois de crescida, para que cresça sempre endireitada, e depois disso chegará o momento de colher e saborear com alegria o tão esperado “fruto”.
Não podemos deixar nossa fé morrer. É preciso cultivar nossa fé todos os dias. Precisamos “rezar sempre com os filhos” e pelos filhos. Ensine seu filho rezar e pedir a Deus que graças sejam alcançadas, mas não esqueça de ensinar a seu filho a tornar a “oração um hábito diário”, ou seja, as crianças precisam saber que a oração é igual o nosso alimento de cada dia, onde precisamos todos os dias para nossa nutrição, e assim também é a oração, que nutri nossa força espiritual.
Pais, não se iludam achando que poderão educar seus filhos distantes da igreja e distante de Deus, que isso é pura ilusão. Devemos nos alegrar por sermos filhos de uma igreja que tem Pai que é nosso Deus, que tem Mãe que é Maria Nossa Senhora, e que tem Jesus que é nosso Salvador e por isso nos tornamos uma família Católica, FAMÍLIA essa que deve sempre permanecer “unida indo a missa e celebrar sempre a Comunhão em Jesus Cristo.”
Estas são palavras de quem sempre acolheu carinhosamente seu filho, e que levará sempre no coração o rostinho de cada um. Peço desculpas por algo que deixei a desejar, mas tenha a certeza que tudo o que fiz foi por amor primeiramente a Deus, a Jesus, e a Maria nossa mãe, e por amor e carinho a seu filho.
As vezes foi preciso pegar um pouco no pé, mas sempre tive a certeza que minha insistência se resultaria em alegrias, e por isso nunca desisti de seu filho, sempre mandei recados, mensagens nos celulares e ligações, cartinhas e bilhetes, me tornei um verdadeiro chiclete gradado no sapato, mas essa era a vontade de Deus!
Então, desejo um Natal abençoado, repleto de luz, saúde, felicidades e muita paz!
E em 2013 vocês já sabem... a catequese novamente estará de portas abertas para que seu filho continue “firme” em Cristo.

Catequista Jonathan Cruz

18 comentários:

  1. Que linda festa Jonathan, parabéns por mais uma missão cumprida.
    Imagino que foi muito cansativo, mas muito gratificante.
    Deus te guarde!

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Momento único, não tem palavras... só emoções! Lindo...as cartinhas então, exalando gratidão, carinho!! Parabéns Jonathan por ter chegado até essa parte da viagem... Força, coragem e determinação para o resto da viagem!! Beijo grandão...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito emocionada amigo... que Deus o abençoe e a essas crianças também... sei que elas tiveram um excelente e inesquecível catequista! domingo que vem será da minha turminha, já estou me preparando psicologicamente para chorar muito! grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. QUE LINDO MEU AMIGO, MUITO EMOCIONANTE.PARABÉNS.
    ESTE ANO ME DESPEDI DE QUATRO CATEQUIZANDO MEU QUE SEGUIRAM PARA A PRIMEIRA FASE E O APERTO EM NOSSO CORAÇÃO É TÃO GRANDE NÉ...........É UM TCHAU COM UM MISTO DE ALEGRIA E TRISTEZA.
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO MARAVILHOSO, OBRIGADO POR COMPARTILHAR SUA ALEGRIA CONOSCO E OBRIGADA POR TODA A AJUDA QUE VC ME DEU NO DECORRER DESSE ANO.
    QUE DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Quanta alegria nós sentimos ao olhar no rostinho de cada um deles, aquele sorriso que emociona.Parabéns pelo trabalho lindo e tenho certeza que jamais eles esqueceram o catequista maravilhoso que você é!

    Que o Sagrado Coração de Jesus te ilumine sempre!

    Abraços,

    Helena

    ResponderExcluir
  6. Parabéns catequista Jonathan, parabéns por sua missão, sua dedicação e pelo seu amor a catequese, são catequistas assim que a Igreja necessita, com muita urgencia...
    Que Deus abençoe estas crianças e que lhe confie muitas outras.
    Abração
    Ivani

    ResponderExcluir
  7. Jonathan, já coloquei seu link, desculpe, oque eu tinha lá blog era o antigo, agora tá tudo certo, ok?
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Ei, Jonathan, passei muitos e muitos anos por essa grande emoção! Muito linda a missa e tudo o que foi preparado. Parabéns. E as cartas, colocamos tanto amor nas palavras e pouquíssimos pais as leem, mas Deus as lê, né? Beijão e bom descanso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momentos esses que ficam gravados para sempre em nossa vida né Maria?
      Quanto as cartas, eu tenho quase certeza que os pais as leram, escrevi elas com tanto amor, que tenho certeza que esse amor foi junto com as palavras e tocaram de imediato o coração desses pais. Deus encaminha tudo certinho né?
      Aos comentários, nem sei como agradecer a todos por imenso carinho!
      Deus abençoe a todos!

      Excluir
  9. ola jonatham que alegria ver um jovem como vc se dedicando a evangelização aqui em minha paroquia é muito dificil ter jovens assim dedicados,,,,em suas palavras percebo o grande amor que tem pelas crianças e sua missão na igreja
    parabéns continue firme na caminhada dando exemplo para todos nós Feliz natal que deus o abençõe sempre e que em 2013 estejamos unidos em Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo seu sim, nossa igreja precisa de pessoas assim, que faz a diferença na vida das crianças.

    ResponderExcluir
  11. Jonathan que lindo, e seus catequizando são uma graça da vontade de apertar o rotinho de cada um, fiquei segurando minhas lagrimas, nossa me emocionei daqui só de ver as fotos e ler as cartinhas, imagino ter vivenciado tudo de perto, sem palavras da pra perceber o amor e dedicação de todos em especial o seu você é fantástico como servo deste nosso Deus maravilhoso e que Ele te conserve sempre assim e parabéns pelo seu serviço a evangelização.

    abraços cheio de paz e carinho

    Vanusa
    Pres Prudente sp

    ResponderExcluir
  12. Olá, Jonathan
    Obrigado por ter me visitado enquanto eu estava numa Missão...
    Parabéns pela festa de amor que a Eucaristia nos proporciona!!!
    Tem convite pra vc amanhã, dia 9 e 10...
    Bjs fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Oi Jonathan, parabéns, que lindo!!!
    Tenha uma ótima semana, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jonathan querido, vim lhe desejar uma ótima semana e que você tenha um ótimo Natal, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por suas palavras, da sua paciencia comigo,a solidão é muito ruim mas qdo se está rodeada de pessoas e ainda sim sentir-se só é pior ainda.Mas aqui no blog eu sempre me encontrei...Que seu Natal seja recheado de coisas boas assim como o panetone tem varias frutinhas,rsrsr hum amoo!!...
    e que seu 2013 seja mais brilhante mais colorido e mais bonitos que todos os fogos de artificio!Deus fará o impossivel por vc creia!! bjinhos no coração
    !(◕‿◕✿) Amo vc (◕‿◕✿) Obrigado por seu carinho!! de sempre!

    ResponderExcluir
  16. OI amigo!
    Parabéns pelo trabalho em 2012 e juntos possamos estar em 2013 com muita sáude, paz, amor e sucesso.
    Você é muito especial e levo seu link como cantinho no BLOG.Você merece e tem selinho presente especial para vc lá no blog!Ofereço com muito carinho e admiração!
    LINK:
    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/12/especial-de-natal-selinho-para-voce.html
    Um abraço e fiquemos na GRAÇA de DEUS!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz