sábado, 19 de junho de 2021

Catequista, indique um livro! Deus é amor - Evangelização fundamental (por Alvanique Ferreira)

Olá, catequistas!

O Blog "Catequese com Crianças" abre espaço para catequistas divulgarem sugestões de livros catequéticos. O propósito é partilhar materiais para formação e/ou encontros catequéticos. O catequista Alvanique Ferreira da cidade de Caraguatatuba/SP apresentou o livro "Deus é amor - Evangelização fundamental" para crianças de 08 aos 11 anos de idade. O livro é da editora Paulus.

Sinopse:

Depois do sucesso dos volumes voltados para a pré-evangelização, a coleção Catequese Permanente apresenta o módulo 1, chamado evangelização fundamental. Este é o momento de esmiuçar as principais experiências da fé: a experiência de Deus — momento em que Ele é apresentado às crianças, fazendo-as se sentirem motivadas a ir ao Seu encontro - e a experiência do pecado - ponto em que o catequizando é desafiado a compreender os mistérios da fraqueza humana. Seria de extrema valia, para enriquecer este estudo, que o catequista tivesse acesso à carta do Papa Bento XVI, intitulada Deus é amor. A coleção Catequese Permanente apresenta uma proposta de catequese consistente, tendo como objetivo a formação de verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, seguindo o ideal da catequese: um aprofundamento sólido na fé, que perpasse toda a vida, e não apenas cursinhos preparatórios para os sacramentos. A coleção oferece subsídios a serem usados pelos catequistas, adequados para as diversas idades, levando em consideração as características, interesses, dúvidas e necessidades de cada fase da vida. Com essa proposta, a coleção destina-se inicialmente a crianças de 5 a 7 anos (pré-evangelização); depois, passa-se para a etapa da evangelização fundamental (de 8 a 11 anos) e para a etapa da adolescência (de 12 a 15 anos). A partir do contato inicial efetivo e narrativo, a coleção oferece subsídios para aprofundar a fé, em conformidade com as inclinações e potencialidades, ao longo do crescimento e do amadurecimento pessoal. Os livros são acompanhados de CD com cantos que correspondem aos temas tratados em cada livro e são adequados para a dinamização dos encontros. Ao longo dos encontros, os autores oferecem várias dicas teológicas, de interpretação da Bíblia e de metodologia, de forma que, além de roteiros para encontros, os catequistas podem encontrar na coleção, também, uma fonte de formação e aprimoramento.

O Blog Catequese com Crianças agradece a partilha do Catequista Alvanique Ferreira. Sintam-se sempre a vontade para compartilhar com nossos leitores os livros voltados para a catequese.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz