domingo, 12 de maio de 2013

Encontro de Catequese sobre Maria, nossa mãezinha


  • Objetivo:

Levar a criança à descoberta de como a mãe de Jesus é boa e do quanto ela quer cuidar da gente também.


  • Acolhida:

Promover a integração a partir do canto:
Refrão: " Maria da Paz, da paz, da paz, ela anda pra frente ela anda pra traz. (bis)
1 - Ela pula de um lado... Ela pula do outro. (bis)
Refrão.
2 - Ela reza de um lado... ela reza do outro. (bis)
Refrão.
3 - Ela abraça de um lado... ela abraça do outro. (bis)
Refrão.
(Se não conhecem esta música clique aqui e veja o vídeo)

Logo após a música, todos rezam uma Ave Maria.


  • A Chave do encontro:

Fazer um lindo cartaz com a pergunta: Vamos saber como Maria cuidava de Jesus?
(Colocar os catequizandos para participar nesse momento).
"No encontro que realizei, tive catequizandos que comparam a maneira como Maria cuidava de Jesus com sua própria mãe. Muitos disseram que Maria trocava as fraldas, dava de mamar, dava carinho, amor, cuidava quando estava doente."


  • Palavra:
Proclamar Lc 2.6-7, adaptando as palavras mais difíceis. Utilizar a imagem do Menino Jesus, a manta e a cesta para tornar mais real a leitura da passagem. Ressaltar como Maria, a Mãe de Jesus, cuidava dele com muito amor, quando ele era pequenino, e que assim também cuida de nós.

  • Momento de Oração: 
Colocar as crianças de joelhos e mãozinhas postas diante da imagem. Convidar uma criança de cada vez para que também faça seu carinho em Jesus, como sua mãezinha também fez. Ensiná-las a repetir a seguinte oração: "Obrigado (a), Jesus, por que Maria é minha Mãe também."

  • Atividade Prática:
Com papel e lápis de cor, cada catequizando desenha a si e sua família, e o que mais gostaria que a mamãe de Jesus, que também é nossa mãe, tomasse conta.
"Após o desenho, pedi que quem quisesse dizer qual membro da família circulou e por que, poderia ficar a vontade. Alguns se intimidaram (respeitei a atitude daqueles que não quiseram expor), alguns catequizandos demonstraram maturidade, pois circularam o papai devido a profissão ser caminhoneiro e as estradas serem perigosas, outros circularam aqueles que bebia bebidas alcoólicas, entre outros motivos. O bom da dinâmica é que assim, podemos conhecer mais um pouquinho da vida de cada catequizando e orientá-los que toda graça a ser recebida vem de muita oração, fé, e perseverança."
Apresentar a imagem de Maria. Comentar que o amor e o carinho de Maria quer chegar até nós e nossas casas. Cada criança é chamada a pegar dentro do coração de Maria um coraçãozinho de barbante. Dobrar e colocar seu desenho dentro do coraçãozinho e colocá-lo no seu pescoço.
Nossa coordenadora da catequese disse que sua sobrinha ficou o dia inteiro com o coraçãozinho de barbante no pescoço, e onde ia e as pessoas perguntassem o que significava, a catequizanda explicava com detalhes o que tinha aprendido no encontro. Sabe o que me deixa feliz? É que semeamos as sementes e elas saem pelo mundo a fora dando bons frutos."
Usei esta imagem de Nossa Senhora. O coração grande em forma de envelope, com barbante, onde estarão guardados os corações pequenos para as crianças colocarem seus desenhos da família.

Olha só minha turminha com o coraçãozinho de barbante! Coloquei um bolsinho feito com o papel da mesma cor do coração, e dentro desse bolsinho que foi colocado o desenho da família feito por cada criança.

Após esse momento, todos seguram o coraçãozinho e reza uma Ave Maria para família e outra Ave Maria para a pessoa que está precisando de oração.

Convite:

37 comentários:

  1. amei mas estou procurando uma dinamica poderiam me indicar algum site o mais rapido possivel? ficaria muito agradecido

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei lindo!Vou pôr em prática com meus catequisandos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei a idéia! Vou pôr em prática com minha turminha. Eles vão amar. Parabéns!
    Sara Cupertino.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou catequista de crianças também. Estou criando um blog para minha catequese, mas gostaria de saber como faço para colocar uma imagem junto com o nome do blog.Como faz????

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela criatividade, vou colocar em pratica com minha turma. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. amei tbm! posso usar suas ideias? acho que o pessoal vai amar!

    ResponderExcluir
  7. Sou catequista em Belém do Pará, e gostei muito da sugestão de encontro para homenagear nossa maezinhã.obrigada

    ResponderExcluir
  8. ameiii!!!! vou fazer com meus alunos .
    obrigada ajudou bastante.
    #Julia

    ResponderExcluir
  9. Que ideia mais criativa e dinâmica! Vou copiar e relizar em nossa catequese . Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  10. amei a ideia e vou passar pro meu grupo

    ResponderExcluir
  11. Amei !!! lindo,lindo , vou vou fazer em minha catequese....Obrigada pela disponibilidadeestou sendo catequista de crianças essas ajudas maravilhosas é bem vidas.

    ResponderExcluir
  12. Amei a ideia! Muito criativa,uma maneira clara de apresentar o amor de Maria as nossas crianças!
    Gabriela Bomfim.

    ResponderExcluir
  13. Amei que ideia mais criativa e dinâmica! Vou copiar em nossa catequese.. Deus a abençoe,continue compartilhando .bjo Elimary de Foz do Iguaçu - PR

    ResponderExcluir
  14. Que experiência maravilhosa... me emocionou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Amei essa proposta de encontro. Amanhã vou trabalhar com minhas crianças e vou fazer o coração.. Parabéns pela criatividade!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!
    Parabéns catequista lindo encontro obrigado por partilhar esse encontro de catequese. Amei
    Obrigado mesmo
    Fica com DEus.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Senhora deve estar muito feliz com sua obra com as crianças.Parabéns,vou fazer com meus catequizandos.Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  18. Belíssimo, Deus multiplique seus dons!

    ResponderExcluir
  19. Amei!!! Vou fazer esse encontro esse mês!!! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Muito bom!! me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da ideia. Sou catequista e ideias como essa ajudam muito a gente. As crianças prestam mais atençao.Parabens

    ResponderExcluir
  22. Amei, vou fazer com minha turminha! Parabéns! Ana Maria

    ResponderExcluir
  23. Só para agradecer pela partilha da atividade "Encontro de Catequese sobre Maria, nossa mãezinha". Fiz algumas poucas adaptações à realidade da nossa turminha e foi um verdadeiro sucesso. Gratíssima! E parabéns pelo belo trabalho seu.

    ResponderExcluir
  24. Não sou catequista, mas participo de uma Associação chamada Legião de Maria onde fazemos formações, retiros, estudos e etc. Gosto de pesquisar na internet sobre dinâmicas como a sua para transmitir aos membros nas confraternizações e encontros. Obrigada por compartilhar seu trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela criatividade amei muito bom mesmo.vou usar com certeza parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  26. amanhã irei adaptar o seu encontro, obrigada pela tua disponibilidade e teu sim.Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito do encontro sobre Maria .

    ResponderExcluir
  28. Muito legal amei 👏 👏 vou colocar em prática com meus catequisandos , obrigada por compartilhar essa sua maravilhosa criatividade

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz